Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como funciona a televisão?

 

12/03/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Diferenciar o sinal da televisão digital do sinal da televisão analógica;
• Relacionar o conceito de ondas com os sinais de televisão.
Duração das atividades
Uma aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Ondas.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1690/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

O professor deverá assistir ao vídeo “De onde vem a televisão” antes da aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1690/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Inicie a aula perguntando como funciona a televisão? É provável que os alunos respondam que a televisão recebe as imagens através da antena. Diga aos alunos que eles entenderão melhor como funciona uma televisão nesta aula.
Obs.: o professor poderá ainda introduzir a aula falando que para muitas pessoas, assistir à televisão tornou-se um hábito. Por meio desse equipamento nós temos acesso a notícias, esportes, entretenimento, informações e comerciais. Você já se perguntou sobre a tecnologia que torna a televisão possível? Como dezenas ou centenas de canais chegam até sua casa? Como a televisão decodifica os sinais para produzir uma imagem? Como os novos sinais de televisão digital funcionam?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1690/imagens/Aul_03_Fev09_01.jpg
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1690/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Reproduza o vídeo “De onde vem a televisão” para os alunos. O professor poderá reproduzir o vídeo na própria sala de aula ou no laboratório de informática.
De onde vem a televisão: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1245/dominio-efsi-cie-0031.wmv

De onde vem a televisão?

Peça para que os alunos vejam o vídeo e respondam as seguintes perguntas:
1 – Como as imagens chegam até a televisão?
2 – Por que às vezes as imagens chegam ruins nas televisões?
Como os alunos acabaram de assistir ao vídeo eles poderão responder que as imagens chegam até as televisões através de sinais que são transmitidos por antenas das emissoras até chegar em nossas casas. Poderão responder ainda que quando as imagens ficam ruins nas televisões é porque o sinal é bloqueado por alguns obstáculos, como grandes edifícios.
Explique para os alunos que o processo de transmissão de imagens se baseia na teoria de superposição de ondas, diga aos alunos que eles estudarão sobre essa teoria no Ensino Médio. Em seguida, explique resumidamente como as imagens e os sons chegam até as nossas casas:

As ondas luminosas e as vibrações sonoras são transformadas em sinais eletrônicos, isso é feito através dos microfones que convertem as vibrações sonoras, e das câmeras de vídeo que processam as imagens. No transmissor os sinais de audio e de vídeo se unem e e formam o sinal da televisão. O sinal da televisão pode ser transmitido pelo ar ou por cabos. Ao chegar na televisão o sinal de audio é enviado para um decodificador e em seguida para o autofalante e o sinal de vídeo é decodificado e enviado para o tubo da televisão.

Obs.: nesse momento o professor poderá explicar como funciona o sinal da televisão digital. O professor poderá utilizar as informações abaixo para explicar como funciona o sinal da televisão digital e ainda comparar o sinal das televisões atuais:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1690/imagens/digital-transmissao.gif

Imagem retirada do site FolhaOnLine: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u105791.shtml

Como a aula é para o ensino fundamental , o professor deverá filtrar os dados apresentados na imagem acima no momento em que for explicar para os alunos. Os termos "Mbits", "Mbits/s" e "bits" poderão ser substituídos por "dados digitais" ou "dados de computador". Já os termos "MHz" e "frequência" poderão ser substituídos por "sinal de TV".

Após a explicação pergunte aos alunos qual a vantagem da televisão digital em relação a televisão analógica? Os alunos poderão responder que a televisaõ digital tem uma transmissão de imagem melhor que a televisão analógica. Informe aos alunos que a televisão digital proporciona uma maior interatividade. Questione o que é interatividade? Caso os alunos não respondam, solicite uma pesquisa na internet sobre o assunto.

Procure ouvir as opniões dos alunos com o objetivo de verificar se eles consideraram importante as informações sobre a televisão digital. Em seguida, peça para os alunos pesquisarem informações sobre quando estará disponível o sinal da televisão digital em seu estado e o que será preciso para que o sinal digital chegue até as televisões.

O professor poderá utilizar essa pesquisa como parte da sua avaliação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1690/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

Para sistematizar a aula peça para que os alunos façam uma pesquisa com o tema: “o que vai mudar com a televisão digital?”. Nessa pesquisa, os alunos deverão diferenciar o sinal da televisão analógica do sinal da televisão digital, em termos de funcionamento e de qualidade. Essa pesquisa poderá ser em grupo de no máximo três alunos.

Além da pesquisa, o professor deverá pedir para que os alunos respondam as questões abaixo:

  1. Qual a diferença entre a televisão digital e a televisão analógica?
  2. Cite alguns benefícios da televisão digital.
  3. O que é necessário para a implantação da televisão digital?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1690/imagens/Atividade_Complementar.jpg

Como atividade complementar o professor poderá trabalhar o conteúdo ondas utilizando o vídeo a seguir:

De Onde Vem a Onda: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1293/de_onde_vem_a_onda.wmv

De onde vem a onda?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a onda? Vídeo
De onde vem a televisão? Vídeo
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a pesquisa sobre a televisão digital. As instruções sobre a pesquisa se encontram na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.