12/03/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
O professor deverá assistir ao vídeo “De onde vem a televisão” antes da aula.
Inicie a aula perguntando como funciona a televisão? É provável que os alunos respondam que a televisão recebe as imagens através da antena. Diga aos alunos que eles entenderão melhor como funciona uma televisão nesta aula.
Obs.: o professor poderá ainda introduzir a aula falando que para muitas pessoas, assistir à televisão tornou-se um hábito. Por meio desse equipamento nós temos acesso a notícias, esportes, entretenimento, informações e comerciais. Você já se perguntou sobre a tecnologia que torna a televisão possível? Como dezenas ou centenas de canais chegam até sua casa? Como a televisão decodifica os sinais para produzir uma imagem? Como os novos sinais de televisão digital funcionam?
Reproduza o vídeo “De onde vem a televisão” para os alunos. O professor poderá reproduzir o vídeo na própria sala de aula ou no laboratório de informática.
De onde vem a televisão: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1245/dominio-efsi-cie-0031.wmv
Peça para que os alunos vejam o vídeo e respondam as seguintes perguntas:
1 – Como as imagens chegam até a televisão?
2 – Por que às vezes as imagens chegam ruins nas televisões?
Como os alunos acabaram de assistir ao vídeo eles poderão responder que as imagens chegam até as televisões através de sinais que são transmitidos por antenas das emissoras até chegar em nossas casas. Poderão responder ainda que quando as imagens ficam ruins nas televisões é porque o sinal é bloqueado por alguns obstáculos, como grandes edifícios.
Explique para os alunos que o processo de transmissão de imagens se baseia na teoria de superposição de ondas, diga aos alunos que eles estudarão sobre essa teoria no Ensino Médio. Em seguida, explique resumidamente como as imagens e os sons chegam até as nossas casas:
As ondas luminosas e as vibrações sonoras são transformadas em sinais eletrônicos, isso é feito através dos microfones que convertem as vibrações sonoras, e das câmeras de vídeo que processam as imagens. No transmissor os sinais de audio e de vídeo se unem e e formam o sinal da televisão. O sinal da televisão pode ser transmitido pelo ar ou por cabos. Ao chegar na televisão o sinal de audio é enviado para um decodificador e em seguida para o autofalante e o sinal de vídeo é decodificado e enviado para o tubo da televisão.
Obs.: nesse momento o professor poderá explicar como funciona o sinal da televisão digital. O professor poderá utilizar as informações abaixo para explicar como funciona o sinal da televisão digital e ainda comparar o sinal das televisões atuais:
Imagem retirada do site FolhaOnLine: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u105791.shtml
Como a aula é para o ensino fundamental , o professor deverá filtrar os dados apresentados na imagem acima no momento em que for explicar para os alunos. Os termos "Mbits", "Mbits/s" e "bits" poderão ser substituídos por "dados digitais" ou "dados de computador". Já os termos "MHz" e "frequência" poderão ser substituídos por "sinal de TV".
Após a explicação pergunte aos alunos qual a vantagem da televisão digital em relação a televisão analógica? Os alunos poderão responder que a televisaõ digital tem uma transmissão de imagem melhor que a televisão analógica. Informe aos alunos que a televisão digital proporciona uma maior interatividade. Questione o que é interatividade? Caso os alunos não respondam, solicite uma pesquisa na internet sobre o assunto.
Procure ouvir as opniões dos alunos com o objetivo de verificar se eles consideraram importante as informações sobre a televisão digital. Em seguida, peça para os alunos pesquisarem informações sobre quando estará disponível o sinal da televisão digital em seu estado e o que será preciso para que o sinal digital chegue até as televisões.
O professor poderá utilizar essa pesquisa como parte da sua avaliação.
Para sistematizar a aula peça para que os alunos façam uma pesquisa com o tema: “o que vai mudar com a televisão digital?”. Nessa pesquisa, os alunos deverão diferenciar o sinal da televisão analógica do sinal da televisão digital, em termos de funcionamento e de qualidade. Essa pesquisa poderá ser em grupo de no máximo três alunos.
Além da pesquisa, o professor deverá pedir para que os alunos respondam as questões abaixo:
Como atividade complementar o professor poderá trabalhar o conteúdo ondas utilizando o vídeo a seguir:
De Onde Vem a Onda: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1293/de_onde_vem_a_onda.wmv
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem a onda? | Vídeo |
De onde vem a televisão? | Vídeo |
Quatro estrelas 4 classificações
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08/04/2013
Cinco estrelasMuito boa a aula,com muito nexo'.
24/03/2010
Cinco estrelasA AULA É EXCELENTE , POIS APESAR DO TEMA FALAR DO USO DA TELEVISÃO, FALA SOBRE O USO DE OUTRAS TECNOLOGIAS COM MUITA PROPRIEDADE.
24/03/2010
Cinco estrelasTexto bem esclarecedor e adequado ao proposito ao que se destina.
24/03/2010
Quatro estrelasótimo