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Por que os sapos precisam de água?

 

29/01/2010

Autor e Coautor(es)
Deborah Santos Prado
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá aprender sobre a reprodução dos anfíbios, e qual a importância da água na história desses vertebrados.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Um pouco sobre morfologia, hábitos e diversidade de anfíbios.

Estratégias e recursos da aula

Para relembrar...

Professor, inicie sua aula, relembrando seus alunos sobre a diversidade dos anfíbios. O mais interessante é explorar isso através de imagens, que ficam melhores em datashow, mas com toda a possibilidade de serem exibidas através do retroprojetor.
Fotos de anfíbios: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/fotanfibio.htm
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/anf%C3%ADbios.html

Após se familiarizarem com os bichos é hora de buscar conhecimentos prévios e levantar hipóteses: Como os alunos acham que os sapos (figura mais conhecida da classe) se reproduzem?
• O professor pode optar pelo registro na lousa de tudo o que os alunos disserem ou o escrito. O registro escrito, recolhido no final pode ser uma maneira de garantir que todos os alunos pensem sobre o assunto. Nesse caso, incentive a criatividade. Evite punir possíveis brincadeiras sobre o assunto, isso vai criando barreiras e entraves nas crianças, que podem permanecer por muito tempo, sempre que o assunto for reprodução. Por isso esteja preparado e responda todas a dúvidas!

... mas tudo tem um começo... Anfíbio bota ovo? Como é um ovo de anfíbio? Será que alguns já viram girinos?

RECURSO:

Circulação em anfíbios: girinos

 Mesmo se tratando de um recurso específico da circulação dos anfíbios, é muito interessante para que os alunos visualizem o ovo de um anfíbio e um girino em desenvolvimento.

APOIO AO PROFESSOR: A reprodução dos anfíbios quase sempre se dá no meio aquático. Nos tritões e nas salamandras, a fecundação é interna: o macho introduz o espermatóforo, espécie de saco de espermatozóides, no corpo da fêmea, por meio de uma expansão da cloaca. Nos sapos e nas rãs é externa. Na época do cio, os machos desses anfíbios emitem sons ruidosos (o "coaxar") por meio de seus sacos vocais e formam verdadeiros coros em que vários indivíduos cantam alternadamente. Durante o acasalamento montam sobre as costas das fêmeas, que costumam ser maiores do que eles. O casal permanece unido e imóvel em longo abraço, que pode prolongar-se durante horas, até que a fêmea expele os ovos, que são fecundados pelo esperma do macho na água.
Os ovos se dispõem em longos cordões ou fileiras, envoltos por uma bainha gelatinosa, e se depositam no fundo de águas paradas. Todos os anfíbios sofrem metamorfose. Assim, o aspecto da larva não é igual ao do adulto, especialmente no caso de rãs e sapos, nos quais é dotada de cauda e se chama girino. Pouco a pouco, as larvas vão desenvolvendo as extremidades, primeiro as anteriores e depois as posteriores, enquanto a cauda se reduz progressivamente até desaparecer. Também se formam os pulmões e as brânquias degeneram. Esse processo é regulado pela tireóide, glândula que promove o metabolismo e o desenvolvimento e que, para atuar, depende da presença de iodo no organismo. Na ausência desse elemento, a metamorfose não se processa. Muitos anfíbios conservam o aspecto larvar durante grande parte de sua vida e até ao longo de toda ela.

IMAGEM de APOIO

http://static.hsw.com.br/gif/frog-life-cycle.gif

Após a explicação de todo ciclo reprodutivo os alunos deverão se reunir em duplas e responder novamente a questão inicial da aula. Dessa vez, com os novos conhecimentos, produzir um pequeno texto, podendo se usar também de desenhos explicativos.
Além da per gunta sobre a reprodução, pergunte também se os alunos acham que a água é importante para os anfíbios e por que. Isso dará todo o gancho para a próxima aula.

... A importância da água...

A água é um fator fundamental na vida dos anfíbios. Não só mantém a pele úmida, como é necessária à reprodução de muitas espécies, já que a fase larval do girino se desenvolve no meio aquático. Para reduzirem as perdas de água em ambiente seco, os anfíbios abrigam-se em lugares úmidos, como cavidades no solo, e absorvem a água condensada na superfície das folhas e rochas. Apesar de serem vulneráveis à secura, adaptaram-se a uma grande variedade de ambientes, chegando a viver nas árvores e arbustos, ou em zonas áridas, enterradas no solo.

Após a explicação da importância da água para os anfíbios, busque fazer perguntas lógicas para fixação do conhecimento. Algumas podem surtir efeito sobre a preocupação com a conservação das espécies, como por exemplo:

Qual a época do ano mais favorável para eles se reproduzirem? O que acontece no inverno?

O aquecimento global pode trazer prejuízos para os anfíbios?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Circulação em anfíbios: girinos Vídeo
Avaliação
Professor, a avaliação das aulas poderá se dar pelas respostas dos alunos, orais, escritos ou desenhos produzidas pelos alunos antes e depois das explicações. Aproveite e avalie também a participação.
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