Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ordenação

 

19/02/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ordenar objetos de acordo com um critério estabelecido
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

               Professor, a construção do conceito de número pela criança envolve que este seja capaz de estabelecer certas relações entre elementos de coleções de objetos. Entre elas estão:
                    • fazer correspondência um a um;
                    • classificação – agrupar segundo um critério;
                    • comparação – estabelecer semelhanças e diferenças;
                    • seqüenciação – suceder um objeto ao outro;
                    • ordenação –colocar em ordem segundo um critério;
                    • inclusão – perceber que o um está no dois, o dois no três, o três no quatro, ...
                    • conservação de quantidade - reconhecer que o número de elementos de um conjunto não varia, quaisquer que sejam as maneiras como se agrupam esses elementos.
               Durante esta sugestão de aula os alunos irão estabelecer algumas destas relações explorando as imagens e fazendo as atividades sugeridas na Fazenda.
               Para isso professor leve seus alunos ao laboratório de informática, onde o aplicativo “Um dia de trabalho na fazenda”, download em http://www.nec.prudente.unesp.br/Admin/Utils/RIVED/Download/Fazenda.zip e instale-o previamente. Trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas.
               Iniciando o aplicativo, aparecerão as telas de apresentação e em seguida, a tela principal da aplicação, conforme figura abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig01.jpg


               Antes de explorar as imagens pergunte aos alunos se já foram em uma fazenda, que tipos de animais vivem na fazenda, etc.
               Professor procure passar o mouse sobre a tela, sem clicar nas imagens, e converse com seus alunos sobre o que pode ser cada um dos seguintes ambientes:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig02.jpg Curral
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig03.jpg Casa de campo
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig04.jpg Galinheiro
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig05.jpg Cercado menor
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig06.jpg Cercado maior
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig07.jpg Pomar com suas árvores frutíferas
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig08.jpg Celeiro




 

               Procure explorar a tela fazendo alguns questionamentos a seus alunos, do tipo:
                    • Quantos porcos há nesta tela?
                    • Quantas vacas há na tela?
                    • Quantas ovelhas há nesta tela?
                    • Quantos cavalos há nesta tela?
                    • Quantos pintinhos existem na tela?
                    • Questione a eles: há mais vacas ou porcos?
                    • Questione a eles: há mais vacas ou ovelhas?
                    • Quantas árvores do tipo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig09.jpg existem na tela?
                    • Questione a eles: há mais ovelhas ou porcos, ou a mesma quantidade?
                    • Questione a eles: há mais vacas ou porcos, ou a mesma quantidade?
                    • Questione a eles: há mais vacas ou ovelhas, ou a mesma quantidade?
                    • Compare o número de árvores do tipo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig09.jpg e as árvores frutíferas do pomar. Onde tem mais árvores?
                    • No pomar há mais árvores com frutos vermelhos ou amarelos?
                    • Compare o número de árvores do tipo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig09.jpg e as árvores do tipo pinheiro, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Aula11_Fig1.jpg. Qual tipo tem mais?


               Peça a eles que movam o mouse e cliquem na tela do computador na região da casa de campo mostrada na figura abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1697/imagens/Fig03.jpg

                Professor, pergunte a seus alunos quantas frutas existem em cada um dos cestos e oriente-os que deverão colocar os cestos em ordem crescente de acordo com a quantidade de frutas existentes. Mostre como mover cada um dos cestos. Eles devem clicar no botão esquerdo do mouse sobre o cesto e arrastá-lo. Oriente a seus alunos que registrem a quantidade de frutas existente em cada cesto. Encerrada a ordenação, oriente para eles cliquem no botão “Pronto”.

                Professor, procure observar os procedimentos e as ações dos seus alunos em sala para avaliação. 

 

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões, na atividade de consolidação dos conhecimentos e na retomada da resolução da situação problema. Outra forma de avaliação poderia ser uma atividade prática, como: • Distribua vários pedaços de galhos de diferentes tamanhos e grossuras, solicite aos alunos que os coloque em ordem crescente e decrescente e analise o desempenho. • Distribua vários pedaços de canudos de refrigerante de diferentes tamanhos e cores, solicite aos alunos que os coloque em ordem crescente e decrescente, em relação ao tamanho e as cores(do mais claro ao mais escuro), e analise o desempenho.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.