19/02/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Professor, a construção do conceito de número pela criança envolve que este seja capaz de estabelecer certas relações entre elementos de coleções de objetos. Entre elas estão:
• fazer correspondência um a um;
• classificação – agrupar segundo um critério;
• comparação – estabelecer semelhanças e diferenças;
• seqüenciação – suceder um objeto ao outro;
• ordenação –colocar em ordem segundo um critério;
• inclusão – perceber que o um está no dois, o dois no três, o três no quatro, ...
• conservação de quantidade - reconhecer que o número de elementos de um conjunto não varia, quaisquer que sejam as maneiras como se agrupam esses elementos.
Durante esta sugestão de aula os alunos irão estabelecer algumas destas relações explorando as imagens e fazendo as atividades sugeridas na Fazenda.
Para isso professor leve seus alunos ao laboratório de informática, onde o aplicativo “Um dia de trabalho na fazenda”, download em http://www.nec.prudente.unesp.br/Admin/Utils/RIVED/Download/Fazenda.zip e instale-o previamente. Trata-se de uma animação com diversas situações que podem ser exploradas.
Iniciando o aplicativo, aparecerão as telas de apresentação e em seguida, a tela principal da aplicação, conforme figura abaixo:
Antes de explorar as imagens pergunte aos alunos se já foram em uma fazenda, que tipos de animais vivem na fazenda, etc.
Professor procure passar o mouse sobre a tela, sem clicar nas imagens, e converse com seus alunos sobre o que pode ser cada um dos seguintes ambientes:
![]() |
Curral |
![]() |
Casa de campo |
![]() |
Galinheiro |
![]() |
Cercado menor |
![]() |
Cercado maior |
![]() |
Pomar com suas árvores frutíferas |
![]() |
Celeiro |
Procure explorar a tela fazendo alguns questionamentos a seus alunos, do tipo:
• Quantos porcos há nesta tela?
• Quantas vacas há na tela?
• Quantas ovelhas há nesta tela?
• Quantos cavalos há nesta tela?
• Quantos pintinhos existem na tela?
• Questione a eles: há mais vacas ou porcos?
• Questione a eles: há mais vacas ou ovelhas?
• Quantas árvores do tipo existem na tela?
• Questione a eles: há mais ovelhas ou porcos, ou a mesma quantidade?
• Questione a eles: há mais vacas ou porcos, ou a mesma quantidade?
• Questione a eles: há mais vacas ou ovelhas, ou a mesma quantidade?
• Compare o número de árvores do tipo e as árvores frutíferas do pomar. Onde tem mais árvores?
• No pomar há mais árvores com frutos vermelhos ou amarelos?
• Compare o número de árvores do tipo e as árvores do tipo pinheiro,
. Qual tipo tem mais?
Peça a eles que movam o mouse e cliquem na tela do computador na região da casa de campo mostrada na figura abaixo:
Professor, pergunte a seus alunos quantas frutas existem em cada um dos cestos e oriente-os que deverão colocar os cestos em ordem crescente de acordo com a quantidade de frutas existentes. Mostre como mover cada um dos cestos. Eles devem clicar no botão esquerdo do mouse sobre o cesto e arrastá-lo. Oriente a seus alunos que registrem a quantidade de frutas existente em cada cesto. Encerrada a ordenação, oriente para eles cliquem no botão “Pronto”.
Professor, procure observar os procedimentos e as ações dos seus alunos em sala para avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!