Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O futurismo de Monteiro Lobato

 

03/03/2009

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprofundar os conhecimentos da obra de Monteiro Lobato; Comparar os fatos abordados na obra de Monteiro Lobato com a eleição de Barack Obama; Discutir sobre os elementos da Ficção Científica; Desenvolvimento da competência de argumentação e de comunicação; Criar um texto de ficção científica através de um livro animado.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Discutir sobre o que os alunos sabem sobre os eixos da aula: Monteiro Lobato, Barack Obama e ficção científica.
Estratégias e recursos da aula


 




Orientações didáticas

A Presidência dos Estados Unidos pertence a um negro Barack Obama, fator que seria normal, caso a história não registrasse anos de escravidão, preconceito contra a raça afro-descendente.
Imaginar que em 1926, um escritor brasileiro preveria esse fato é algo inédito, ainda mais se esse escritor for Monteiro Lobato, o “pai do Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Essa aula propõe conhecer um pouco mais do universo literário desse grande escritor comparando com os fatos recentes da História Mundial, tendo como pano de fundo a ficção científica.
O imaginário precisa ser estimulado a fazer parte do cotidiano da escola e não ficar do outro lado do muro.

“Olhar para o futuro com esperança extrapola conteúdos escolares; todavia, a extrapolação é necessária aos “construtores do amanhã”. A ficção científica nos abre novas formas de pensar, de ver, de compreender; convida-nos a nos emocionar perante a imensidão do Universo; permite sonhar com as maravilhas cósmicas, onde podemo-nos sentir como um único povo num ínfimo planeta, rodeado, talvez, por milhares de outros povos. Então, por que os sonhos e as emoções não poderiam permear/colorir/revitalizar o processo de ensino-aprendizagem, com a intenção de criar um ambiente que faça emergir valores morais e/ou éticos?”
fonte: http://www4.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/EST/Revistas_EST/III_Congresso_Et_Cid/Comunicacao/Gt03/Eduardo_Yoshikazu_e_Petra_Sanchez.pdf

                            

Seqüência Didática

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1699/imagens/bara.jpg           http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1699/imagens/image002.jpg
 

Lance essa questão para a classe:
O que Barack Obama e Monteiro Lobato têm em comum?

1ª fase

Após a discussão sobre questão norteadora da tarefa, assista ao vídeo disponível no site do Portal do professor


Peça para os alunos pesquisarem na Internet sobre a obra “O presidente negro” e depois socializem oralmente as descobertas.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1699/imagens/o-presidente-negro.jpg 

2ª fase

Traga vários textos sobre ficção científica para os alunos e faça uma roda de leitura.
Depois faça na lousa um quadro coletivo sobre as características do gênero apontadas pelos alunos. Caso seja necessário acrescente suas observações.

3ª fase

Forme equipes entre os alunos e peça para que cada grupo eleja um tema para escrever um roteiro de ficção científica, seguindo as seguintes regras:

Regras para escrever o roteiro:

1. O tema deve ser baseado em uma notícia verdadeira;
2. O texto deve apresentar elementos da ficção científica;
3. A equipe deve negociar o roteiro e todos devem contribuir;
4. Ao terminar a tarefa a equipe deve preencher a folha de auto-avaliação.
Os assuntos abordados podem ser:

Clonagem;
Célula tronco;
Poluição do planeta;
Engenharia genética;
O avanço da Tecnologia;
Viagem a outros planetas;
Nanotecnologia;

Essa fase exigirá um processo de pesquisa, utilize dicionários, jornais e a internet. Peça para os alunos consultarem diversas fontes para a fidedignidade das informações.

O roteiro será transformado em um livro animado, portanto os alunos devem passar a mensagem através de imagens. Isso irá requerer o desenvolvimento da habilidade de síntese, de usar imagens e textos de forma direta. Oriente-os os alunos nesse processo.

Sugestão de filmes sobre ficção científica para nutrir a imaginação dos alunos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1699/imagens/fi1.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1699/imagens/fi2.JPG
 

Estes filmes podem ser sugeridos para que os alunos assistam em casa ou nas equipes. Em sala de aula , aborde o tema principal, as questões éticas, morais, o papel da Ciência, etc. 
 

O Parque dos dinossauros;
A guerra dos mundos
Gattaca- a experiência genética
Contato
2001,uma odisséia no espaço
Blader Runner, o caçador de andróides
ET, o extraterrestre
A máquina do tempo
Os 12 macacos
X- Men
De volta para o futuro
Efeito Borboleta
Matrix
Eu, Robô
Contatos imediatos do Terceiro grau
O dia em que a Terra parou

4ª fase

Transformar o roteiro em um livro animado, para tal pode-se usar vários programas, desde o Powerpoint, Moviemaker ou o Scratch.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1699/imagens/scratch-01.jpg 

Esse programa a versão está em Inglês, mas neste site você encontrará dicas e tutoriais.
http://www.vivenciapedagogica.com.br/scratchmit

5ª fase

Socialização dos livros animado e análise coletiva se realmente o grupo conseguiu atingir o objetivo.

 
6ª fase

Avaliação do resultado dos livros animados e discussão sobre os temas abordados.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Monteiro Lobato, o escritor que previu o futuro Vídeo
Recursos Complementares
SILVA, W. H. da. Ficção Científica - das telas de cinema para as livrarias. Livro Aberto, São Paulo, ano 2, n. 13, p.10-14, set. 1999. http://www.agencia.fapesp.br/materia/9601/especiais/aprender-ciencia-com-ajuda-da-ficcao.htm http://www.google.com.br/search?q=cache:7xT5y2_zBz0J:www.anped.org.br/reunioes/25/posteres/carlosalbertomachadop16.rtf+trabalhar+com+alunos+fic%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3≷=br http://scratch.mit.edu/
Avaliação
Em relação a cada livro animado: - Identifique se cada grupo seguiu as 4 regras básicas; - Resgate o cartaz dos elementos que compõem uma história de ficção científica e peça para os alunos apontarem essas características nas animações.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ISABEL CRISTINA, particular , São Paulo - disse:
    belcrisgusmao@hotmail.com

    09/04/2014

    Cinco estrelas

    Maravilhosa obra desse autor excelente, coisas que eu nunca imaginava, quanto talento, e as pervisões então, incrivel a maneira que Monteiro Lobato descreveu tudo isso!!!


  • Fernando, Professora Elisa Coelho , Pernambuco - disse:
    n.rez@hotmail.com

    13/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito criativa e produtiva!


  • Lucélia Ribeiro de Castro Assunção, ESC MUL DONA ALEXANDRINA , Goiás - disse:
    luceliacastro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Show de aula!!!


  • priscila mary latera, Colegio plenitude , São Paulo - disse:
    primarylaterza@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei!


  • Maria Faustino, CEREPJAM , Ceará - disse:
    mariafaustt@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente a ideia, os nossos alunos têm uma fértil imaginação, o que temos a fazer é buscar estratégias como essa para explorar essa criatividade que se não for direcionada pode ser expressa de outra forma. A ficção científica ajuda também a despertar o interesse e a curiosidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.