04/02/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR:
ROTEIRO PARA APRECIAÇÃO DE UM QUADRO:
ESTAS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA ORIENTAR O ALUNO NA OBSERVAÇÃO E COMPREENSÃO DE UMA OBRA DE ARTE.
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:
NA SALA DE AULA:
OBSERVAÇÕES: Este projeto foi desenvolvido com uma classe do 4º ano, na UME Dr. Fernando Costa, no mês de junho de 2008.
O objetivo principal foi abordar o tema dos festejos juninos de maneira diferente, fugindo do lugar comum de retratar sempre os mesmos elementos por meio de desenhos "prontos" (fogueira, pessoas vestidas de caipira, barraquinhas) e estimular que os alunos realizassem suas próprias produções e por isso o artista escolhido foi Volpi, pois este tinha grande atração pelas manifestações e festas tipicamente brasileiras em especial as festas juninas tanto que as tradicionais bandeirinhas se tornaram um ícone de sua obra "QUE RETRATOU O SIMPLES COM SOFISTICAÇÃO". As manifestações populares foram retratadas por ele de forma original e diferenciadas por meio de traços geométricos que revelam a realidade que lhe estava próxima: as fachadas dos antigos casarios sob um novo olhar onde predominavam as cores fortes e as formas geométricas.
Os TRABALHOS RESULTARAM EM IMAGENS EXCELENTES,DIFERENCIADAS, CRIATIVAS E PERSONALIZADAS, pois os alunos se envolveram nas atividades demonstrando interesse e satisfação em cada etapa realizada até a conclusão com a EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS.
Os alunos tiveram liberdade para scolher a melhor forma de trabalhar: em grupo, em duplas ou individualmente.
"O QUE EU MAIS QUERIA NA VIDA ERA VER MINHA OBRA NAS MÃOS DAS CRIANÇAS."
&nbs p; ; (Alfredo Volpi)
Nesta produção as alunas optaram por usar cores mais fortes que as origiais e modificaram o tamanho e formas dos elementos.
Nesta produção as alunas usaram diferentes materiais aliando a colagem à pintura.
As alunas escolheram utilizar somente tinta na sua produção.
Alguns exemplos dos resultados das produções.
Aqui podemos notar como a partir de um mesmo motivo de inspiração os alunos criaram representações diferentes incluindo até novos elementos que não faziam parte do original.
CONFORME IAM PRODUZINDO OS ALUNOS MANTINHAM-SE CADA VEZ MAIS INTERESSADOS E CONCENTRADOS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. ALGUNS CHEGARAM A PEDIR PARA PRODUZIR UM SEGUNDO TRABALHO. APÓS A PRODUÇÃO DESTES TRABALHOS OS ALUNOS PASSARAM A USAR MAIS A SUA CRIATIVIDADE LIVREMENTE, PASSANDO A REJEITAR QUALQUER FORMA DE "DESENHO" PRÉ CONCEBIDO E PERDERAM O CONSTRANGIMENTO DE MOSTRAR SUAS CRIAÇÕES E DE UTILIZAR TODOS OS MATERIAIS DISPONÍVEIS, POIS PERCEBERAM QUE CADA CRIAÇÃO É ÚNICA E PODE SER REPRESENTADA CONFORME SEUS SENTIMENTOS E PERCEPÇÃO.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FAZENDO ARTE COM OS MESTRES / IVETE RAFFA
- QUE SENSAÇÕES A OBRA DESPERTOU EM VOCÊ?
- QUAL A SITUAÇÃO OU TEMA SUGERIDO PELA OBRA QUE VOCÊ ESCOLHEU?
- QUE ÉPOCA ESTÁ SENDO RETRATADA (HOJE/PASSADO MUITO DISITANTE/FUTURO/ATEMPORAL)?
- POR QUE VOCÊ ESCOLHEU ESSA OBRA PARA OBSERVAR E REALIZAR A RELEITURA?
- QUE TÉCNICAS, CORES E MATERIAIS VOCÊ USOU E POR QUÊ?
- QUE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESTÃO PRESENTES NA OBRA? O QUE ELAS LEMBRAM?
- EXISTEM FIGURAS HUMANAS PRESENTES NOS QUADROS? COMO ELAS ESTÃO VESTIDAS?
- NO QUADRO EXISTEM MAIS LINHAS RETAS OU CURVAS?
- AS PAISAGENS OBSERVADAS NAS OBRAS SÃO IGUAIS NOS DIAS ATUAIS?
- COMO FOI A EXPERIÊNCIA PARA VOCÊ?
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/05/2012
Duas estrelasfoi muito confuso
22/05/2011
Cinco estrelasparabéns! Trabalho com EJA e desde o inicio do meu planejamento queria algo diferente e tjnha pensado em Volpi,pois sei que temos que oferecer conheccimentos para oportunizar a essa galera externar suas habilidades, o que me deixa triste é ver colegas professoras que já estão aí a tanto tempo e nao inovam, as festas juninas não só comidinhas, figuras de milho para crianças colorirem;é cultura então vamos fazer algo verdadeiramente cultural. Adorei.
07/09/2010
Quatro estrelasACHEI O PLANEJAMENTO DA AULA MUITO INTERESSANTE E DIVERSIFICADO. GOSTEI MUITO!
07/07/2010
Cinco estrelasadoreii assim nossos alunos desse nova geração iriãm aprender mais