Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CRIANDO E REINVENTANDO COM ALFREDO VOLPI

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
Mª Emília Rodrigues
imagem do usuário

SANTOS - SP PREF MUN DE SANTOS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a vida e obra de Alfredo Volpi e sua contribuição para a arte brasileira;
  • Realizar a leitura de uma obra de arte;
  • Desenvolver a percepção visual, a imaginação e a criatividade;
  • Compreender que a releitura não é uma cópia e consiste na criação de uma nova obra com uma nova maneira de ver e sentir de acordo com a vivência e cultura de cada indivíduo, exprimindo muito da sensibilidade e características particulares de quem a produz.
  • Elaborar produções próprias utilizando diferentes técnicas (colagem, pintura, desenho) e materiais (tintas, papéis, palitos,barbante)  de modo a expressar sua maneira pessoal de perceber uma obra de arte.
  • Comparar os elementos representados na época da criação da obra com os dias atuais.
Duração das atividades
20 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Indagar ao grupo sobre quem gosta de desenhar ou pintar/quem acha que não sabe realizar tal tarefa;
  • Conversa informal com o grupo/classe sobre o que eles entendem ser uma obra de arte;
  • Perguntar que artistas eles conhecem e de que tipo de quadros gostam de observar;
  • Questionar como eles percebem os festejos juninos e pedir para que representem em forma de desenho o seu entendimento.

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR:

ROTEIRO PARA APRECIAÇÃO DE UM QUADRO:

  •  Olhe atentamente o quadro sem se preocupar com o assunto que ele representa.
  • Não condene um quadro simplesmente porque nunca viu uma mulher assim, ou um cavalo verde. Pintura é sempre criação, é o poder de abstrair-se da realidade imediata.
  • Pense sempre que um bom assunto não faz uma pintura boa, mas que uma pintura boa torna bom qualquer assunto. Uma natureza morta pode ser tão boa pintura quanto uma cena de batalha.
  •  Assim como não se pergunta, ao ouvir uma música clássica, "o que significa isso?"; deixe de interrogar a toda hora, quando está em frente de um quadro: que quer dizer isso? A linguagem da música são os sons e a da pintura são as formas.
  • Não procure guiar-se apenas pelo gosto/não gosto. Deixe que o quadro absorva, pois, sendo a pintura uma linguagem de comunicação visual, cabe a ela comunicar-se com você, não você com ela.
  •  Observe as linhas de sua composição e verifique se elas se desenvolvem sem muitos acidentes ou se, pelo contrário, são extremamente acidentadas. Cada estilo tem linhas próprias de composição.
  • Observe as cores. Geralmente num quadro de estilo coerente às linhas calmas sucedem-se cores límpidas e espalhadas regularmente na tela; às linhas acidentadas correspondem cores violentamente contrastadas.
  • Observe o claro-escuro, caso ele exista. É o claro-escuro que dá a sensação de terceira dimensão. Ao claro corresponde a parte que se encontra na luz, e ao escuro, o lado da sombra. Nos pintores ou estilos que preferem as cores fortes e linhas serenas, geralmente o claro-escuro é pouco visível; e os quadros parecem ter pouca profundidade. É o normal.
  • Procure observar se o artista deu mais valor aos volumes ou se preferiu dar mais ênfase à cor. No primeiro caso, costuma-se dizer que é uma pintura de valores escultóricos, no segundo, temos uma pintura de valores cromáticos. Na pintura de valores escultóricos não exija cores violentas, e na de valores cromáticos não incrimine o pintor se não soube dar volume às suas figuras.
  • Reflita sempre sobre isso: cada época e cada indivíduo têm seu estilo característico. Cada artista reflete mundos próprios, impossíveis de serem imitados.

ESTAS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA ORIENTAR O ALUNO NA OBSERVAÇÃO E COMPREENSÃO DE UMA OBRA DE ARTE.

Estratégias e recursos da aula

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:

NA SALA DE AULA:

  • APRESENTAR REPRODUÇÕES DE DIFERENTES OBRAS DE VOLPI PARA QUE OS ALUNOS  POSSAM MANUSEAR E OBSERVAR MAIS ATENTAMENTE OS DETALHES;
  • Promover um debate entre os alunos com os seguints questionamentos: Como é o espaço representado? Como são as janelas e portas? O que mais chama a atenção? Como vocês acham que Volpi pintava? Por meio da observação da paisagem, de fotografia ou a partir da sua imaginação?
  • Opção de escolher a obra sobre a qual será produzida a releitura, utilizando diferentes materiais e técnicas com liberdade de criação.
  • PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE AS IMPRESSÕES DE CADA UM.

 OBSERVAÇÕES: Este projeto foi desenvolvido com uma classe do 4º ano, na UME Dr. Fernando Costa, no mês de junho de 2008.
O objetivo principal foi abordar o tema dos festejos juninos de maneira diferente, fugindo do lugar comum de retratar sempre os mesmos elementos por meio de desenhos "prontos" (fogueira, pessoas vestidas de caipira, barraquinhas) e estimular que os alunos realizassem suas próprias produções e por isso o artista escolhido foi Volpi, pois este tinha grande atração pelas manifestações e festas tipicamente brasileiras em especial as festas juninas tanto que as tradicionais bandeirinhas se tornaram um ícone de sua obra "QUE RETRATOU O SIMPLES COM SOFISTICAÇÃO". As manifestações populares foram retratadas por ele de forma original e diferenciadas por meio de traços geométricos que revelam a realidade que lhe estava próxima: as fachadas dos antigos casarios sob um novo olhar onde predominavam as cores fortes e as formas geométricas.
Os TRABALHOS RESULTARAM EM IMAGENS EXCELENTES,DIFERENCIADAS, CRIATIVAS E PERSONALIZADAS, pois os alunos se envolveram nas atividades demonstrando interesse e satisfação em cada etapa realizada até a conclusão com a EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS.

                      

Os alunos tiveram liberdade para scolher a melhor forma de trabalhar: em grupo, em duplas ou individualmente.

                      "O QUE EU MAIS QUERIA NA VIDA ERA VER MINHA OBRA NAS MÃOS DAS CRIANÇAS."

                     &nbs p;  ;                                                                                                       (Alfredo Volpi)

                                                                            

Nesta produção as alunas optaram por usar cores mais fortes que as origiais e modificaram o tamanho e formas dos elementos.

              

                        Nesta produção as alunas usaram diferentes materiais aliando a colagem à pintura.

             

                                      As alunas escolheram utilizar somente tinta na sua produção.

               

                                                  Alguns exemplos dos resultados das produções.

                                  

Aqui podemos notar como a partir de um mesmo motivo de inspiração os alunos criaram representações diferentes incluindo até novos elementos que não faziam parte do original.

   CONFORME IAM PRODUZINDO OS ALUNOS MANTINHAM-SE CADA VEZ MAIS INTERESSADOS E CONCENTRADOS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. ALGUNS CHEGARAM A PEDIR PARA PRODUZIR UM SEGUNDO TRABALHO. APÓS A PRODUÇÃO DESTES TRABALHOS OS ALUNOS PASSARAM A USAR MAIS A SUA CRIATIVIDADE  LIVREMENTE, PASSANDO A REJEITAR QUALQUER FORMA DE "DESENHO" PRÉ CONCEBIDO E PERDERAM O CONSTRANGIMENTO DE MOSTRAR SUAS CRIAÇÕES E DE UTILIZAR TODOS OS MATERIAIS DISPONÍVEIS, POIS PERCEBERAM QUE CADA CRIAÇÃO É ÚNICA E PODE SER REPRESENTADA CONFORME SEUS SENTIMENTOS E PERCEPÇÃO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FAZENDO ARTE COM  OS MESTRES / IVETE RAFFA

http://www.pitoresco.com.br/brasil/volpi/volpi.htm

http://horap.sites.uol.com.br/dicas.htm

Recursos Complementares
  • LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
  • REGISTRO FOTOGRÁFICO.
Avaliação
  • AVALIAÇÃO CONTÍNUA, DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, CONSIDERANDO O INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA UM;
  • AUTOAVALIAÇÃO COM PRODUÇÃO TEXTUAL BASEANDO-SE NOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:

- QUE SENSAÇÕES A OBRA DESPERTOU EM VOCÊ?

- QUAL A SITUAÇÃO OU TEMA SUGERIDO PELA OBRA QUE VOCÊ ESCOLHEU?

- QUE ÉPOCA ESTÁ SENDO RETRATADA (HOJE/PASSADO MUITO DISITANTE/FUTURO/ATEMPORAL)?

- POR QUE VOCÊ ESCOLHEU ESSA OBRA PARA OBSERVAR E REALIZAR A RELEITURA?

- QUE TÉCNICAS, CORES E MATERIAIS VOCÊ USOU E POR QUÊ?

- QUE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESTÃO PRESENTES NA OBRA? O QUE ELAS LEMBRAM?

- EXISTEM FIGURAS HUMANAS PRESENTES NOS QUADROS? COMO ELAS ESTÃO VESTIDAS?

- NO QUADRO EXISTEM MAIS LINHAS RETAS OU CURVAS?

- AS PAISAGENS OBSERVADAS NAS OBRAS SÃO IGUAIS NOS DIAS ATUAIS?

- COMO FOI A EXPERIÊNCIA PARA VOCÊ?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • julia, Benin - disse:
    juju@hotmail.com

    15/05/2012

    Duas estrelas

    foi muito confuso


  • lucilene souza feitosa , escola municipal joaquim teofilo de oliveira , Bahia - disse:
    lu.thbc@gmail.com

    22/05/2011

    Cinco estrelas

    parabéns! Trabalho com EJA e desde o inicio do meu planejamento queria algo diferente e tjnha pensado em Volpi,pois sei que temos que oferecer conheccimentos para oportunizar a essa galera externar suas habilidades, o que me deixa triste é ver colegas professoras que já estão aí a tanto tempo e nao inovam, as festas juninas não só comidinhas, figuras de milho para crianças colorirem;é cultura então vamos fazer algo verdadeiramente cultural. Adorei.


  • ivani do vale, ESCOLA MUNICIPAL PROFª ODETE TEIXEIRA DA SILVA , Rio de Janeiro - disse:
    ivcrfiel@terra.com.br

    07/09/2010

    Quatro estrelas

    ACHEI O PLANEJAMENTO DA AULA MUITO INTERESSANTE E DIVERSIFICADO. GOSTEI MUITO!


  • Thaysa, Carmela Dutra , Rio de Janeiro - disse:
    thaysinha_gatarj@hotmail.com

    07/07/2010

    Cinco estrelas

    adoreii assim nossos alunos desse nova geração iriãm aprender mais


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.