03/03/2009
Mary Grace martins (coordenação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Orientações didáticas
Ler é poder, sem dúvida nenhuma. Como diria Paulo Freire ler é decifrar a palavra mundo. Introduzir a criança neste mundo letrado tem que ser prazeroso. É uma das formas é trabalhar com o que a criança já apresenta a oralidade, o contar histórias.
Afinal, ela não se comunica formalmente utilizando em relação à escrita, mas tem história e vivência, e principalmente muita imaginação. Hoje sabemos que a escrita é um processo cognitivo, e mesmo as garatujas das crianças são.
No caso da língua escrita o comportamento da comunidade escolar é marcadamente oposto. Quando a criança faz suas primeiras tentativas para escrever é desqualificada de imediato porque faz ”garatujas”. Desde as primeiras escritas o traçado deve ser correto e a ortografia convencional. Ninguém tenta compreender o que a criança quis escrever, porque se supõe que não possa escrever nada até ter recebido a instrução formal pertinente (na realidade: é melhor que não escreva até não saber gravar de modo conveniente). Ninguém tenta retraduzir o que a criança escreveu, porque lhe nega o direito de se aproximar da escrita por um caminho diferente do indicado pelo método escolhido pelo professor. Emilia Ferreiro (1993, p30)
A proposta dessa aula é partir de uma história narrada e propor desafios diferentes para a turma respeitando os diferentes conhecimentos que os alunos apresentam é trazer desafios procurando entender o momento em que o aluno está e utilizar estratégias para que ele avance na apropriação da língua formal.
Para tal, pense em duplas produtivas, seguem alguns exemplos:
- Aluno silábico sem valor sonoro com outro que esteja silábico com valor sonoro
- Aluno silábico com valor sonoro, mas que tenha pouco repertório de letras com outro aluno silábico com valor sonoro com rico repertório de letras.
- Aluno pré silábico com Aluno silábico sem valor sonoro.
-Aluno silábico –alfabético com aluno alfabético, etc.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. Editora Cortez. São Paulo, 1993.
Seqüência Didática
No portal do professor há um arquivo de som chamado a casa feia. Peça para cada dupla ouvir, ou se for o caso todos podem ouvir coletivamente. A história conta a história de um gato que está construindo sua casa e no decorrer vai recebendo dicas de outros animais, seus amigos para deixá-la mais bonita.
Após ouvir a história estimule os alunos a exporem seus sentimentos e opiniões sobre a história, essa roda de conversa faz parte do processo de escuta, argumentação e descrição.
Exercício de escrita
Para silábico com valor sonoro: possibilita utilizar seu conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras e explicitar esse seu conhecimento a um parceiro, o que também o faz aprender.
Proposta 1
Para o silábico sem valor sonoro: trabalhar com um aluno que faz uso do valor sonoro convencional permite pensar a respeito de quais letras utilizarem.
Faça uma tabela com o nome dos animais que aparecem na história peça que identifique o pato e o gato.
gato
rato
pato
bode
Proposta 2
Alunos com hipótese de escrita silábica com valor sonoro podem ser agrupados entre si ou com alunos com hipótese de escrita silábica alfabética.
Dê a tabela em branco e peça para que eles escrevam o nome dos animais que aparecem nas histórias.
Proposta 3
Para o pré-silábico: favorecer um espaço de contradição para a criança que ainda não percebeu que a escrita representa a fala e utiliza outros critérios de análise. Coloque uma criança que esteja silábica para ser parceria na atividade.
Peça para que a dupla associe a figura ao desenho
gato
pato
rato
bode
Proposta 4
Para os silábicos com valor sonoro e com bom repertório de letras faça dupla com os alfabéticos.
Peça para que eles reescrevam a história dando um final diferente.
Proposta 5
Utilize um gravador de som (como o do Windows ou o audacity) e peça para cada dia um aluno registrar uma história que ele saiba contar, utilize essas novas histórias para novos desafios.
Os alunos podem utilizar parlendas nesse processo, músicas, textos memorizados, etc.
Nome | Tipo |
---|---|
A casa feia | Áudio |
Quatro estrelas 79 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/04/2015
Cinco estrelasGostei muito desta sequência didática. Parabéns a professora! irei aplicar com os meus alunos.
28/04/2013
Cinco estrelasAmei!!! Maravilhoso! Acredito muito nessa forma de ensinar. Estou no 8º período de Pedagogia e me inspiro muito em tudo que vejo no 'Portal'. Parabéns! Precisamos de educadores assim, que nos deixem bons exemplos e acima de tudo gostam da profissão que exercem. Obrigada!
14/04/2013
Cinco estrelasMuito bem elaborada sua aula, vejo que você observou o desenvolvimento de cada aluno e preparou uma aula de maneira a desenvolver as capacidades de cada grupo. Parabéns!
19/10/2012
Quatro estrelasGostei muito dessa aula e os alunos também.obrigada!!!
20/04/2012
Quatro estrelasgostei
20/02/2012
Quatro estrelasadorei me ajudou muitooooooooo!!!!! bjj.
26/01/2012
Cinco estrelasadorei muito bom
18/12/2011
Cinco estrelasUma aula excelente, direciona o professor no trabalho com textos para alunos não alfabéticos. O que eu resgatei de interessante nessa proposta é a possibilidade de termos uma sequência didática de semanas com eixos inter e multidisciplinares. Interessante é trabalhar textos curtos e fazer gravações de áudio com as crianças . Farão parte efetiva da Hora do Conto e se sentirão valorizadas. Ex: a casa em Geografia e em História.
04/11/2011
Cinco estrelasADOREI! GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES , SE POSSIVEL
20/09/2011
Cinco estrelasGostei. É exatamente esse tipo de aula que ajudará a melhorar o nível de aprendizagem por ser dinamica conseguimos total atenção das crianças, fazendo a diferença nas aulas de produção escrita.Parabéns.
12/09/2011
Cinco estrelasexcelente. tanto a história, quanto as propostas de trabalho apresentadas.
12/08/2011
Cinco estrelasGostei muito e é exatamente o que eu estou precisando para trabalhar com o aluno neste estágio de alfabetização, obrigado.
14/07/2011
Cinco estrelasesse tipo de material é excelente para dinamizar e dar novas idéias ao professor. Adorei
15/04/2011
Três estrelasParabéns pela sugestão, me ajudou muito.
12/04/2011
Cinco estrelasEXCELENTE PLANO DE AULA, SOU PEB I FUNDAMENTAL, LECIONO PARA O 3º ANO, ESTE PORAL ME AJUDARÁ MUITÍSSIMO, PARABÉNS!!!
01/04/2011
Quatro estrelasadorooooooooo esse tipo de trabalho, pois e muito envolvente ...conseguimos total atenção das crianças, é uma aula de valor imenso!!!!
25/03/2011
Quatro estrelasParabéns pela sugestão, com certeza vai fazer a diferença para minhas aulas de produção escrita.
12/03/2011
Quatro estrelasESTA É UMA AULA QUE PODE SER ADAPTADA PARA OUTRAS SÉRIES E TRABALHAR INTERDISCIPLINAR. ATIVIDADES ASSIM, CHAMA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS, POIS TENDO MAIS A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS, AINDA MAIS ENVOLVENTE FICA.
04/02/2011
Quatro estrelasmuito boa....
04/02/2011
Quatro estrelasParabéns, muito boa!
04/01/2011
Quatro estrelasAula dinâmica e interessante.Adorei.Parabéns.
28/10/2010
Quatro estrelasGrace,gostei mt da sua aula, você usou recursos didáticos que atraem a atenção dos alunos, respeitando o momento de cada um, que segundo Emília Ferreiro, o professor tem que aproveitar e valorizar todo o saber que o aluno traz.
20/10/2010
Quatro estrelasMuito boa a aula, vale a pena...
12/10/2010
Cinco estrelasMARAVILHA MARAVILHA. OBRIGADO.MAGNIFICA
11/10/2010
Cinco estrelasExcelente aula Parabéns Grace !
24/09/2010
Quatro estrelasAmei como vc trabalha com essas crianças que estão descobrindo o mundo da leitura. Bom trabalho
30/08/2010
Cinco estrelasOlla!Grace continue assim.Você ajudou-me muito pois nãio sou alfabetizadora,estou aprendenndo com suas aulas criativas.Para mim e meus alunos de recuperação é um novo desafio a cada dia. Parabéns.
24/08/2010
Cinco estrelasGostei muito,pois trabalhar de maneira lúdica com os alunos,o avanço dos mesmos é certo.
07/08/2010
Cinco estrelasGostei muito, pois faço parte do projeto Chapada e como trabalho com este nivel de alunado ficou muito mais claro.
03/08/2010
Cinco estrelasAdorei o jeito lúdico de poder trabalhar com a atividade, e é muito divertido para as crianças.
19/07/2010
Cinco estrelasAdorei este projeto, vou usá-lo para trabalhar moradia, já estou confeccionando os fantoches para reproduzir esta bela história.
16/06/2010
Quatro estrelasobrigado pela ajuda essas atividades tem me ajudado muito estou superando cada dia mais as dificuldades dos meus alunos.bjssssss
10/06/2010
Quatro estrelasGostei muito, para mim a atividade que tem os desenhos para fazer a junção com as palavras é muito boa para usar com a educação infantil, sem falar na história que eles adoram.
08/06/2010
Quatro estrelasnossa!!! que legal esta proposta. vou usa-la com meus alunos.
04/06/2010
Cinco estrelasbastante interessante
06/05/2010
Quatro estrelasA referida atividade é bastante interessante, pois seu conteúdo reflete uma coletividade muito boa.
29/04/2010
Quatro estrelasOtima atividade!O aluno aprende de forma atrativa e coerente .
29/04/2010
Cinco estrelasgosto de trabalhar atividades que desperte no aluno a curiosidade, para que assim, possa possibilitar melhor sua aprendizagem tornando-se algo prazeroso.
24/03/2010
Cinco estrelasAula extraordinária minha amiga. Beijos
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE A PROPOSTA DE AULA, ATE MESMO POR QUE GRAVAR AS FALAS DOS ALUNOS É FUNDQAMENTAL PARA QUE ELES POSSA CONHECER O PROPRIA VOZ. DEPOIS HOJE TA TÃO DIFICIL DESPERTAR OS INTERESSE DOS ALUNOS, TALVEZ SEJA UMA FORMA DE ELES ESTAREM INTERAGIDO COM OS COLEGAS E DESENVOLVENDO EM CONJUNTO.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a proposta excelente, pois além de proporcionar uma alfabetização prazerosa proporciona, também, integração do grupo; o saber ouvir e comunicar-se no momento apropriado.
24/03/2010
Cinco estrelasAmiga adorei sua criatividade no uso das TICs, parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGrace, gostei muito da sua sequência didática e gostaria de utilizá-la com meu aluno que é portador de retardo mental, na expectativa de que tenhamos bons êxitos
24/03/2010
Quatro estrelasGosto de trabalhar com atividades que faça o aluno participar e sentir útil.Por ser um trabalho diversificado eu fiquei muito feliz em ver que temos algo em comum.Parabéns por sua aula.ÓTIMO.
24/03/2010
Quatro estrelasOtima aula vou aplicar na minha sala .
24/03/2010
Quatro estrelasPARABÉNS.....Gostei muito de sua aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a dica, pois trabalhar com a alfabetização é algo muito dificil, mas não impossível.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula tem a questão do lúdico,da troca de conhecimento, permite o compartilhar e auxilia na questão afetiva.ótima
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito desse plano, pois trabalhar com narrativas é sempre estimulante e desafiador.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!! Aplicarei esse projeto em minha sala. Grata, Emanuelle
24/03/2010
Três estrelasboa
24/03/2010
Cinco estrelasAmei a sugestão da aula, pois desta forma podemos alcançar os alunos de diversos níveis de escrita e ainda resgatar a apreciação pela contação de histórias.
24/03/2010
Três estrelasGostei muito.
24/03/2010
Quatro estrelasA professora esta de parabéns, pois o processo de alfabetização é muito delicado e a forma com que foi elaborada a aula possibilita maior interação entre os alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasAula bem planejada, esta de parabéns, atividades muito importante não só para desenvolver o hábito e o interesse pela leitura como também para proporcionar momentos lúdicos, fantásticos à turma, a união da mesma, o desenvolvimento da oralidade, da criatividade e a utilização de seqüências lógicas.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei desta aula pois trabalha algo que, no meu ver hoje é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo professor alfabetizador: conseguir a atenção, o "ouvir", dos alunos. Trabalho com crianças de 6 anos e percebo que eles não ouvem, querem falar, falar, mas ouvir nada! As atividades são bem criativas e a formação de agrupamentos colabora para que o professor perceba quais os avanços de cada criança.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela aula, foi bem planejada. Obrigado pela sua contribuição.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei,Já venho trabalhando com duplas produtivas e é ótimo.Além de integração as cçs aprendem a ouvir e espeitar as oíniões dos colegas.parabéns a colega
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora.Conhecer os níveis de escrita das crianças oportuniza um trabalho significativo em sala de aula, os agrupamentos formados trarão bons resultados,e isso você fez muito bem.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! A aula ficou bastante interessante e criativa.
24/03/2010
Quatro estrelasA colega que publicou essa aula está de parabéns! Ela é simples, clara e divertida, pois com poucos recursos e algumas inovações pode-se trabalhar muita coisa com os aluno. A idéia de gravar a vós dos alunos é muito legal!!!
24/03/2010
Cinco estrelasACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA AULA. VOU PROPOR PARA A PROFESSORA DA 1ª FASE AQUI DA NOSSA ESCOLA, POIS ESTOU NA COORDENAÇÃO. VEJO QUE ESSA AULA É BASTANTE ABRANGENTE E ALCANÇA CRIANÇAS DE TODOS OS NÍVEIS. PARABÉNS.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula...por envolver vários aspectos importantíssimos no processo de construção textual. Um abraço!!! :))
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente trabalho.Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasESTA REALMENTE DIFÍCIL , ENSINAR HOJE EM DIA , MAS ESTA É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE SE APRENDER A UTILIZAR TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS, E ESTE É UM BELO EXEMPLO DO QUE SE PODE FAZER , PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE NOSSO PAÍS.CONGRATULATIONS...ABRAÇOS E BOM FINAL DE SEMANA.
24/03/2010
Quatro estrelasCom certeza sua aula ficou muito atrativa, sei que vou aproveitar a idéia.Parabéns pelo empenho!
24/03/2010
Quatro estrelasAula muito bem elaborada. Parabéns pela iniciativa...
24/03/2010
Cinco estrelasMARAVILHA! UMA AULA BEM PREPARADA E ATRATIVA E O NOSSO SUCESSO... PARABÉNS PELO SEU DÃO DE ALFABETIZAR!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DA AULA , JÁ VENHO TRABALHANDO COM DUPLAS PRODUTIVAS E DÁ MUITO CERTO SIM. BJOS E ORIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO.
24/03/2010
Cinco estrelasIncentivar a leitura através de desenhos, quadrinhos e palavras sao ricos para qualquer criança, assim é de grande relevancia sus aula. Parabéns. Gostei muito mesmo.
24/03/2010
Quatro estrelasBem interessante, alem de trabalhar valor sonoro,podemos moradia. muito bom!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do seu plano de aula.Continue postando outras sugestões .Essa troca de Experiência muito bom.Beijos
24/03/2010
Quatro estrelasA aula foi bem planejada, e atende as nacessida- des dos alunos de todas os niveis que temos nas salas de primeiro ciclo, de modo que o professor pode acompanhar os alunos e estes podem interagir para desenvolverem-se coletivamente, esta interação gera em sala um clima de respeito e cordialidade.
24/03/2010
Cinco estrelasEscutei a historia da casa feia e imaginei meus alunos ouvindo. Adorei a sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora pela sua contribição em meu fazer pedagogico. São trbalhos como estes que nos ajudam quando enfrentamos tanto desenteresse dos alunos e dos pais, sei que é um prblema social, mas nao posso ir junto, e idéias como estas que devem ser initadas, usadas de acordo com a sua realidade.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela sua aula, nossos alunos precisam muito de diversidades textuais e a escola é um excelente local para para que possamos apresentar e trabalhar diferentes tipos de textos!!!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula.
24/03/2010
Quatro estrelasoi achei ótima a aula. Por isso vou fazer uso das atividades.