Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alfabetização- histórias narradas e seus desafios

 

03/03/2009

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace martins (coordenação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender a escutar; Trabalhar aspectos tais como a narrativa, a argumentação, a descrição, que farão diferença no processo de construção textual. Reconhecer as diferenças sonoras e escritas das palavras; Trabalhar em dupla.
Duração das atividades
1 aula- caso o professor aceite a proposta número 5 a atividade poderá se estender pelo bimestre.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversar sobre a importância da escuta e sobre o ouvir histórias.
Estratégias e recursos da aula


 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1702/imagens/calvinharodotira537.gif

Orientações didáticas

Ler é poder, sem dúvida nenhuma. Como diria Paulo Freire ler é decifrar a palavra mundo. Introduzir a criança neste mundo letrado tem que ser prazeroso. É uma das formas é trabalhar com o que a criança já apresenta a oralidade, o contar histórias.

Afinal, ela não se comunica formalmente utilizando em relação à escrita, mas tem história e vivência, e principalmente muita imaginação. Hoje sabemos que a escrita é um processo cognitivo, e mesmo as garatujas das crianças são.


No caso da língua escrita o comportamento da comunidade escolar é marcadamente oposto. Quando a criança faz suas primeiras tentativas para escrever é desqualificada de imediato porque faz ”garatujas”. Desde as primeiras escritas o traçado deve ser correto e a ortografia convencional. Ninguém tenta compreender o que a criança quis escrever, porque se supõe que não possa escrever nada até ter recebido a instrução formal pertinente (na realidade: é melhor que não escreva até não saber gravar de modo conveniente). Ninguém tenta retraduzir o que a criança escreveu, porque lhe nega o direito de se aproximar da escrita por um caminho diferente do indicado pelo método escolhido pelo professor. Emilia Ferreiro (1993, p30)


A proposta dessa aula é partir de uma história narrada e propor desafios diferentes para a turma respeitando os diferentes conhecimentos que os alunos apresentam é trazer desafios procurando entender o momento em que o aluno está e utilizar estratégias para que ele avance na apropriação da língua formal.


Para tal, pense em duplas produtivas, seguem alguns exemplos:
- Aluno silábico sem valor sonoro com outro que esteja silábico com valor sonoro
- Aluno silábico com valor sonoro, mas que tenha pouco repertório de letras com outro aluno silábico com valor sonoro com rico repertório de letras.
- Aluno pré silábico com Aluno silábico sem valor sonoro.
-Aluno silábico –alfabético com aluno alfabético, etc.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. Editora Cortez. São Paulo, 1993.

 

Seqüência Didática

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1702/imagens/provibrasil_g.jpg

 

 No portal do professor há um arquivo de som chamado a casa feia. Peça para cada dupla ouvir, ou se for o caso todos podem ouvir coletivamente. A história conta a história de um gato que está construindo sua casa e no decorrer vai recebendo dicas de outros animais, seus amigos para deixá-la mais bonita.

Após ouvir a história estimule os alunos a exporem seus sentimentos e opiniões sobre a história, essa roda de conversa faz parte do processo de escuta, argumentação e descrição.

Exercício de escrita
Para silábico com valor sonoro: possibilita utilizar seu conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras e explicitar esse seu conhecimento a um parceiro, o que também o faz aprender.


Proposta 1

Para o silábico sem valor sonoro: trabalhar com um aluno que faz uso do valor sonoro convencional permite pensar a respeito de quais letras utilizarem.

Faça uma tabela com o nome dos animais que aparecem na história peça que identifique o pato e o gato.
 

gato
rato
pato
bode
 

Proposta 2

Alunos com hipótese de escrita silábica com valor sonoro podem ser agrupados entre si ou com alunos com hipótese de escrita silábica alfabética.

Dê a tabela em branco e peça para que eles escrevam o nome dos animais que aparecem nas histórias.
 

Proposta 3

 
 
 
 

Para o pré-silábico: favorecer um espaço de contradição para a criança que ainda não percebeu que a escrita representa a fala e utiliza outros critérios de análise. Coloque uma criança que esteja silábica para ser parceria na atividade.

Peça para que a dupla associe a figura ao desenho
 

       http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1702/imagens/gato.jpg          http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1702/imagens/pato4.jpg     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1702/imagens/topolino.gif     http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1702/imagens/bode.gif

gato

pato

rato

bode
 

Proposta 4

Para os silábicos com valor sonoro e com bom repertório de letras faça dupla com os alfabéticos.

Peça para que eles reescrevam a história dando um final diferente.

Proposta 5

Utilize um gravador de som (como o do  Windows ou o audacity) e peça para cada dia um aluno registrar uma história que ele saiba contar, utilize essas novas histórias para novos desafios.


Os alunos podem utilizar parlendas nesse processo, músicas, textos memorizados, etc.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1702/imagens/grav.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A casa feia Áudio
Recursos Complementares
http://eduquenet.net/letramento.htm http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_l.php?t=001
Avaliação
Identifique o avanço de cada dupla, para tal é necessário que o professor peça para os alunos justificarem suas hipóteses durante a realização da atividade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 78 classificações

  • Cinco estrelas 38/78 - 48.72%
  • Quatro estrelas 37/78 - 47.44%
  • Três estrelas 3/78 - 3.85%
  • Duas estrelas 0/78 - 0%
  • Uma estrela 0/78 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tatiana, Universidade Estácio de Sá , Rio de Janeiro - disse:
    tatianaconsultora@hotmail.com

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    Amei!!! Maravilhoso! Acredito muito nessa forma de ensinar. Estou no 8º período de Pedagogia e me inspiro muito em tudo que vejo no 'Portal'. Parabéns! Precisamos de educadores assim, que nos deixem bons exemplos e acima de tudo gostam da profissão que exercem. Obrigada!


  • Maria Aparecida Sachetto, E.E. Dr. Nrberto C. Ferreira , Minas Gerais - disse:
    cidasachetto@hotmail.com

    14/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada sua aula, vejo que você observou o desenvolvimento de cada aluno e preparou uma aula de maneira a desenvolver as capacidades de cada grupo. Parabéns!


  • rosane lorena pereira, E.E.E. Felipe Nery de Aguiar , Rio Grande do Sul - disse:
    rosanelorena@ymail.com

    19/10/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula e os alunos também.obrigada!!!


  • maria lucineide de souza, EE MERCEDES DE PAULA SODA , Mato Grosso - disse:
    neid_lu@hotmail.com

    20/04/2012

    Quatro estrelas

    gostei


  • norma, E.M.NICOLAU PINTO DA SILVA , São Paulo - disse:
    normanildes@hotmail.com

    20/02/2012

    Quatro estrelas

    adorei me ajudou muitooooooooo!!!!! bjj.


  • Elisabeth tinti, escola da familia , São Paulo - disse:
    beth_tinti@hotmail.com

    26/01/2012

    Cinco estrelas

    adorei muito bom


  • Patricia Rodrigues Ruiz, Emeif Profª Maria Amélia de Castro Burali , São Paulo - disse:
    prodriguesruiz@ig.com.br

    18/12/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula excelente, direciona o professor no trabalho com textos para alunos não alfabéticos. O que eu resgatei de interessante nessa proposta é a possibilidade de termos uma sequência didática de semanas com eixos inter e multidisciplinares. Interessante é trabalhar textos curtos e fazer gravações de áudio com as crianças . Farão parte efetiva da Hora do Conto e se sentirão valorizadas. Ex: a casa em Geografia e em História.


  • sandra, ESCOLA DA FAMÍLIA , São Paulo - disse:
    sandra.nbr@hotmail.com

    04/11/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI! GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES , SE POSSIVEL


  • Aila Maria S. Estevam Nunes, Secretaria da Educação , Ceará - disse:
    ailakayllany@hotmail.com

    20/09/2011

    Cinco estrelas

    Gostei. É exatamente esse tipo de aula que ajudará a melhorar o nível de aprendizagem por ser dinamica conseguimos total atenção das crianças, fazendo a diferença nas aulas de produção escrita.Parabéns.


  • ivani, escola municipal , São Paulo - disse:
    ivanig@ajato.com.br

    12/09/2011

    Cinco estrelas

    excelente. tanto a história, quanto as propostas de trabalho apresentadas.


  • TÂNIA, Superior completo , São Paulo - disse:
    tania.pederiva@terra.com.br

    12/08/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito e é exatamente o que eu estou precisando para trabalhar com o aluno neste estágio de alfabetização, obrigado.


  • Arlete, SESI , São Paulo - disse:
    lecoordsesi@gmail.com

    14/07/2011

    Cinco estrelas

    esse tipo de material é excelente para dinamizar e dar novas idéias ao professor. Adorei


  • cicera maria dos santos, Secretaria Municipal de Educação de PORTEIRAS , Ceará - disse:
    cieideseduc@gmail.com

    15/04/2011

    Três estrelas

    Parabéns pela sugestão, me ajudou muito.


  • SONIA MARIA PEREIRA ARAUJO FELICIO, JOSE BRAGA MORATO EMEF , São Paulo - disse:
    araujo-felicio@hotmail.com

    12/04/2011

    Cinco estrelas

    EXCELENTE PLANO DE AULA, SOU PEB I FUNDAMENTAL, LECIONO PARA O 3º ANO, ESTE PORAL ME AJUDARÁ MUITÍSSIMO, PARABÉNS!!!


  • LIGIA MARIA DE MESQUITA, PREF MUN DE NOVA VENEZA , Goiás - disse:
    ligiamoles@hotmail.com

    01/04/2011

    Quatro estrelas

    adorooooooooo esse tipo de trabalho, pois e muito envolvente ...conseguimos total atenção das crianças, é uma aula de valor imenso!!!!


  • Terezinha de Jesus, Escola Classe 09 , Distrito Federal - disse:
    terezinhadutra6@gmail.com

    25/03/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns pela sugestão, com certeza vai fazer a diferença para minhas aulas de produção escrita.


  • MARIA APARECIDA BORGES ARGOLO PEREIRA, ESCOLA DINAMICA DE EDUCACAO , Bahia - disse:
    cida.argolo@hotmail.com

    12/03/2011

    Quatro estrelas

    ESTA É UMA AULA QUE PODE SER ADAPTADA PARA OUTRAS SÉRIES E TRABALHAR INTERDISCIPLINAR. ATIVIDADES ASSIM, CHAMA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS, POIS TENDO MAIS A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS, AINDA MAIS ENVOLVENTE FICA.


  • Eusenildes Diniz, THEREZA CARAMANTE CHESINE PROFA EM , São Paulo - disse:
    eusenildes@hotmail.com

    04/02/2011

    Quatro estrelas

    muito boa....


  • Eusenildes Diniz, THEREZA CARAMANTE CHESINE PROFA EM , São Paulo - disse:
    eusenildes@hotmail.com

    04/02/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns, muito boa!


  • isabel cristina sousa cruz, EE HAYDEE MARIA IMACULADA SCHITTINI , Minas Gerais - disse:
    belcristinab@hotmail.com

    04/01/2011

    Quatro estrelas

    Aula dinâmica e interessante.Adorei.Parabéns.


  • Maria Célia Moreira Correa Neto, EM GILBERTO JOSE TANUS BRAZ , Minas Gerais - disse:
    mcelianeto@uol.com.br

    28/10/2010

    Quatro estrelas

    Grace,gostei mt da sua aula, você usou recursos didáticos que atraem a atenção dos alunos, respeitando o momento de cada um, que segundo Emília Ferreiro, o professor tem que aproveitar e valorizar todo o saber que o aluno traz.


  • Suzana Machado da Silva, EEB EUCLIDES DA CUNHA , Santa Catarina - disse:
    suzana@unerj.br

    20/10/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula, vale a pena...


  • maria da consolacao silva carvalho, Secretaria Municipal de Educação de SAO PEDRO DA AGUA BRANCA , Maranhão - disse:
    maria.da.consolacao@hotmail.com

    12/10/2010

    Cinco estrelas

    MARAVILHA MARAVILHA. OBRIGADO.MAGNIFICA


  • Francisca Alves Ximsnes Mota , Secretaria Municipal de Educação de NOVO ORIENTE , Ceará - disse:
    franciscaxm@gmail.com

    11/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula Parabéns Grace !


  • EDILEUSA FONTANELI SILVA, EEPG ANTONIO JOSE DE LIMA , Mato Grosso - disse:
    edileusa_fontaneli@hotmail.com

    24/09/2010

    Quatro estrelas

    Amei como vc trabalha com essas crianças que estão descobrindo o mundo da leitura. Bom trabalho


  • Iara, EEALLYRIO DE FIGUEIREDO BRASIL , São Paulo - disse:
    Yaramora@ig.com.br

    30/08/2010

    Cinco estrelas

    Olla!Grace continue assim.Você ajudou-me muito pois nãio sou alfabetizadora,estou aprendenndo com suas aulas criativas.Para mim e meus alunos de recuperação é um novo desafio a cada dia. Parabéns.


  • Izildinha, E.M.E.B Maria Fernanda Lopes Piffer. , São Paulo - disse:
    zildafilhos682@hotmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito,pois trabalhar de maneira lúdica com os alunos,o avanço dos mesmos é certo.


  • Maria Edsonete de Oliveira Costa, COL MUL ROMULO GALVAO , Bahia - disse:
    edsonete.costa@hotmail.com

    07/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois faço parte do projeto Chapada e como trabalho com este nivel de alunado ficou muito mais claro.


  • Vanessa Padilha Ferreira Naves, Secretaria Municipal de Educação de CARMO DA CACHOEIRA , Minas Gerais - disse:
    vanessanaves@ig.com.br

    03/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o jeito lúdico de poder trabalhar com a atividade, e é muito divertido para as crianças.


  • Jovina Barbosa de Jesus Silva, EE SÃO JOSÉ , Mato Grosso do Sul - disse:
    jovinadear@hotmail.com

    19/07/2010

    Cinco estrelas

    Adorei este projeto, vou usá-lo para trabalhar moradia, já estou confeccionando os fantoches para reproduzir esta bela história.


  • MOACIRA MENDES DE OLIVEIRA RONDON, EEPG FREI CARLOS VALLET , Mato Grosso - disse:
    moacirarondon@hotmail.com

    16/06/2010

    Quatro estrelas

    obrigado pela ajuda essas atividades tem me ajudado muito estou superando cada dia mais as dificuldades dos meus alunos.bjssssss


  • Vilma Soares da Costa Barros, EMEI MARCELINO CALEGÁRIO , Rondônia - disse:
    vilmasoaresbarros@gmail.com

    10/06/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, para mim a atividade que tem os desenhos para fazer a junção com as palavras é muito boa para usar com a educação infantil, sem falar na história que eles adoram.


  • meire debora fagundes, E. M. E. I. E. F. CHAPEUZINHO VERMELHO , Rondônia - disse:
    meire-debora@hotmail.com

    08/06/2010

    Quatro estrelas

    nossa!!! que legal esta proposta. vou usa-la com meus alunos.


  • Maira Suanze Vieira Alves, E M E F HELOISA DE SOUZA CASTRO , Pará - disse:
    mairamanheze@hotmail.com

    04/06/2010

    Cinco estrelas

    bastante interessante


  • Carlos Augusto Abreu de Souza, ESC JOÃO RIBEIRO , Acre - disse:
    caabreus@ig.com.br

    06/05/2010

    Quatro estrelas

    A referida atividade é bastante interessante, pois seu conteúdo reflete uma coletividade muito boa.


  • elcia Regina Costa Ramos Silva, ESC MEU CASTELINHO , Tocantins - disse:
    elcia-regina@hotmail.com

    29/04/2010

    Quatro estrelas

    Otima atividade!O aluno aprende de forma atrativa e coerente .


  • maria Alexandra J. Ramos, Escola Genivaldo Novais Agra , Alagoas - disse:
    alenxandra-lpa@hotmail.com

    29/04/2010

    Cinco estrelas

    gosto de trabalhar atividades que desperte no aluno a curiosidade, para que assim, possa possibilitar melhor sua aprendizagem tornando-se algo prazeroso.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula extraordinária minha amiga. Beijos


  • rejane, ETE PROF SYLVIA MELLO , Rio Grande do Sul - disse:
    remila04@hotmil.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente trabalho.


  • ironilda ferreira, ESC.EST. PAPA JOAO PAULO II , Mato Grosso - disse:
    ironildamt3@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE A PROPOSTA DE AULA, ATE MESMO POR QUE GRAVAR AS FALAS DOS ALUNOS É FUNDQAMENTAL PARA QUE ELES POSSA CONHECER O PROPRIA VOZ. DEPOIS HOJE TA TÃO DIFICIL DESPERTAR OS INTERESSE DOS ALUNOS, TALVEZ SEJA UMA FORMA DE ELES ESTAREM INTERAGIDO COM OS COLEGAS E DESENVOLVENDO EM CONJUNTO.


  • Rosa Maria do Nascimento, EM Profª Maria de loudes Ayres de Moraes , São Paulo - disse:
    ro.ma.na@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a proposta excelente, pois além de proporcionar uma alfabetização prazerosa proporciona, também, integração do grupo; o saber ouvir e comunicar-se no momento apropriado.


  • liliam branco de araújo, EM PROF. VIRGÍLIO ALVES DE CAMPOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    libraraujo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amiga adorei sua criatividade no uso das TICs, parabéns!!!


  • Cacilda Silveira Karamoto Andrade, ESC EST DR JOAO TEIXEIRA JUNIOR , Goiás - disse:
    cacildandrade@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Grace, gostei muito da sua sequência didática e gostaria de utilizá-la com meu aluno que é portador de retardo mental, na expectativa de que tenhamos bons êxitos


  • Lidia Elena Edwards, Faculdade de Ensino Superior Km 125 , Paraná - disse:
    edwardslidiaelena023@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gosto de trabalhar com atividades que faça o aluno participar e sentir útil.Por ser um trabalho diversificado eu fiquei muito feliz em ver que temos algo em comum.Parabéns por sua aula.ÓTIMO.


  • cleunicegodinho, MARIANINHA QUEIROZ PROFA , São Paulo - disse:
    cleunicegodinho@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otima aula vou aplicar na minha sala .


  • Marina Barbosa dos Santos, EE ARACILDA CÍCERO CORRÊA DA COSTA , Mato Grosso do Sul - disse:
    marinabarbosasantos@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PARABÉNS.....Gostei muito de sua aula.


  • Alessandra de Jesus Oliveira, PREF MUN DE LORENA , São Paulo - disse:
    alepedrita80@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a dica, pois trabalhar com a alfabetização é algo muito dificil, mas não impossível.


  • Glaucia Rocha, EMEIF Prof.Godofredo de Castro Filho , Ceará - disse:
    glaurocha2004@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula tem a questão do lúdico,da troca de conhecimento, permite o compartilhar e auxilia na questão afetiva.ótima


  • ANA RITA DE MEDEIROS SANTOS BEZERRA, EM DAYSE HALL , Rio Grande do Norte - disse:
    anaatir@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desse plano, pois trabalhar com narrativas é sempre estimulante e desafiador.


  • Emanuelle de Almeida Rêgo, ESCOLA MINISTRO MARCOS FREIRE , Pernambuco - disse:
    emanuellealmeida7@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!! Aplicarei esse projeto em minha sala. Grata, Emanuelle


  • Suely do Prado Oliveira Didone, Secretaria Municipal de Educação de MIRASSOL D'OESTE , Mato Grosso - disse:
    didone13@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    boa


  • JOSINEIDE MARQUES DE SOUZA, ESCOLA RECANTO DA ARTE E DO SABER , Pernambuco - disse:
    josy3santos@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a sugestão da aula, pois desta forma podemos alcançar os alunos de diversos níveis de escrita e ainda resgatar a apreciação pela contação de histórias.


  • Márcia Diniz Lemos Paiva, C.E. DAURA SILVA BARBOSA , Rio de Janeiro - disse:
    marcia-lemos22@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito.


  • MARIA DALVANEIDE DE LIMA, ESC EST DE TEMPO INTEGRAL PAULO ABILIO , Rio Grande do Norte - disse:
    dalvaneidelima@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A professora esta de parabéns, pois o processo de alfabetização é muito delicado e a forma com que foi elaborada a aula possibilita maior interação entre os alunos.


  • Sueli de Oliverira, SEMED , Mato Grosso do Sul - disse:
    sueligustavo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula bem planejada, esta de parabéns, atividades muito importante não só para desenvolver o hábito e o interesse pela leitura como também para proporcionar momentos lúdicos, fantásticos à turma, a união da mesma, o desenvolvimento da oralidade, da criatividade e a utilização de seqüências lógicas.


  • Maria Benedita Peralta de Godoi, MARIA ZELIA CAMARGO PRANDINI PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    mariabenedita@lpnet.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei desta aula pois trabalha algo que, no meu ver hoje é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo professor alfabetizador: conseguir a atenção, o "ouvir", dos alunos. Trabalho com crianças de 6 anos e percebo que eles não ouvem, querem falar, falar, mas ouvir nada! As atividades são bem criativas e a formação de agrupamentos colabora para que o professor perceba quais os avanços de cada criança.


  • Raquel Bordón, Escola Municipal Cyríaco F. de Toledo , Mato Grosso do Sul - disse:
    bordon_13@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula, foi bem planejada. Obrigado pela sua contribuição.


  • Marli Ancini, EEB ELISEU GUILHERME , Santa Catarina - disse:
    marliancini02@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei,Já venho trabalhando com duplas produtivas e é ótimo.Além de integração as cçs aprendem a ouvir e espeitar as oíniões dos colegas.parabéns a colega


  • MARIA DOS NAVEGANTES BENTO DA CUNHA, ESCOLA MUNICIPAL TEREZINHA JUSTO , Rio Grande do Norte - disse:
    m.dacunha09@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns professora.Conhecer os níveis de escrita das crianças oportuniza um trabalho significativo em sala de aula, os agrupamentos formados trarão bons resultados,e isso você fez muito bem.


  • Cristiane Gonçalves, EMEB PROGRESSO , Mato Grosso - disse:
    angelcris007@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! A aula ficou bastante interessante e criativa.


  • Berenice, MARIA AMELIA RIBAS CAMPILONGO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    beresbello@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A colega que publicou essa aula está de parabéns! Ela é simples, clara e divertida, pois com poucos recursos e algumas inovações pode-se trabalhar muita coisa com os aluno. A idéia de gravar a vós dos alunos é muito legal!!!


  • ONODETE, ESCOLA ESTADUAL WALDEMON MORAES COELHO , Mato Grosso - disse:
    onodetesg@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA AULA. VOU PROPOR PARA A PROFESSORA DA 1ª FASE AQUI DA NOSSA ESCOLA, POIS ESTOU NA COORDENAÇÃO. VEJO QUE ESSA AULA É BASTANTE ABRANGENTE E ALCANÇA CRIANÇAS DE TODOS OS NÍVEIS. PARABÉNS.


  • Sandra Borges da Silva, EEEIEFM CARLOTA BARREIRA , Paraíba - disse:
    sandraborgesdasilva@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula...por envolver vários aspectos importantíssimos no processo de construção textual. Um abraço!!! :))


  • Maria dos Santos França, ESCOLA MUNICIPAL MAURILIO ALVES DE ALMEIDA , Bahia - disse:
    liahfran1957@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho.Parabéns!


  • APARECIDO EDUARDO DOS SANTOS, NEUZA DE OLIVEIRA PREVIDE PROFA , São Paulo - disse:
    EDUJON@IG.COM.BR

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ESTA REALMENTE DIFÍCIL , ENSINAR HOJE EM DIA , MAS ESTA É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE SE APRENDER A UTILIZAR TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS, E ESTE É UM BELO EXEMPLO DO QUE SE PODE FAZER , PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE NOSSO PAÍS.CONGRATULATIONS...ABRAÇOS E BOM FINAL DE SEMANA.


  • ida samuel de souza, EMEF FRANCESCO BATTISTA GIOBBI , Mato Grosso do Sul - disse:
    idasamuelsouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Com certeza sua aula ficou muito atrativa, sei que vou aproveitar a idéia.Parabéns pelo empenho!


  • Viviane Cardoso Cipriano, FRANCISCO DE VILAR HORTA EMEF , São Paulo - disse:
    vivi_cipriano_13@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula muito bem elaborada. Parabéns pela iniciativa...


  • maria regina beraldo, EE JOSE MORAES , Mato Grosso - disse:
    beraldomariaregina3@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MARAVILHA! UMA AULA BEM PREPARADA E ATRATIVA E O NOSSO SUCESSO... PARABÉNS PELO SEU DÃO DE ALFABETIZAR!!!


  • VERA REGINA DE SOUZA VIEIRA, PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA , São Paulo - disse:
    vera.regina_ril@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO DA AULA , JÁ VENHO TRABALHANDO COM DUPLAS PRODUTIVAS E DÁ MUITO CERTO SIM. BJOS E ORIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO.


  • Marcia Pinheiro da Cunha, E E E F INGLES DE SOUZA , Pará - disse:
    marciallpedro@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Incentivar a leitura através de desenhos, quadrinhos e palavras sao ricos para qualquer criança, assim é de grande relevancia sus aula. Parabéns. Gostei muito mesmo.


  • maria da graça dos santos abreu, ESCOLA ESTADUAL VALE DOS LAGOS , Bahia - disse:
    rosagraca41@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Bem interessante, alem de trabalhar valor sonoro,podemos moradia. muito bom!


  • Maria Jose, Escola Municipal Prefeito Alvaro Brandão , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do seu plano de aula.Continue postando outras sugestões .Essa troca de Experiência muito bom.Beijos


  • Joseilda Machado, Ministro Marcos Freire , Pernambuco - disse:
    machadojoseilda@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula foi bem planejada, e atende as nacessida- des dos alunos de todas os niveis que temos nas salas de primeiro ciclo, de modo que o professor pode acompanhar os alunos e estes podem interagir para desenvolverem-se coletivamente, esta interação gera em sala um clima de respeito e cordialidade.


  • clara regina ignacio santos, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VILA OLIMPICA , Rio Grande do Sul - disse:
    claigsantos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Escutei a historia da casa feia e imaginei meus alunos ouvindo. Adorei a sugestão.


  • Ivaneide medeiros, Escola Estadual 15 de Outubro , Rio Grande do Norte - disse:
    iva_3medeiros@ymail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora pela sua contribição em meu fazer pedagogico. São trbalhos como estes que nos ajudam quando enfrentamos tanto desenteresse dos alunos e dos pais, sei que é um prblema social, mas nao posso ir junto, e idéias como estas que devem ser initadas, usadas de acordo com a sua realidade.


  • silvani vilar, EM PROFª. MARIA DA CONCEIÇÃO ANGÉLICA , Mato Grosso do Sul - disse:
    vilarsil@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela sua aula, nossos alunos precisam muito de diversidades textuais e a escola é um excelente local para para que possamos apresentar e trabalhar diferentes tipos de textos!!!


  • Maria da Conceição de Macedo Brandão, ESCOLA MUL AMENAYDE FARIAS R BARROS , Pernambuco - disse:
    cecinhabarbara@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a aula.


  • Miriã Luciana Moura, EMEF MAGDALENA TAGLIAFERRO , Rondônia - disse:
    santamiria@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    oi achei ótima a aula. Por isso vou fazer uso das atividades.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.