02/03/2010
Ivã Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade
Sugestão
Todos já ouviram falar ou tem algum conhecimento sobre o fenômeno conhecido por “Efeito Estufa” ou também chamado de aquecimento global. Nosso objetivo, nesta aula professor, é mostrar a diferença que existe entre esses dois “termos” usados de maneira equivocada.
1º Momento da aula:
Faça uma pequena discussão sobre o assunto. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa. É uma forma de saber os conhecimentos que eles possuem sobre o assunto. Será necessário confirmar algumas das informações dadas por eles e outras não. Após a discussão faça a seguinte pergunta: Quem já ficou em um carro com os vidros fechados num dia de sol forte? O que ocorreu? Faça uma analogia com o aumento (intensificação) do efeito estufa.
O que é o efeito estufa?
“O efeito estufa é um fenômeno natural através do qual os gases da atmosfera terrestre mantêm uma temperatura média na superfície da Terra, com variações limitadas entre o dia e a noite. Sem o efeito estufa seria impossível a vida na Terra, pois a temperatura média seria 33ºC menor, com grandes extremos entre o dia e a noite, como ocorre na Lua e no planeta Marte. Ou, se a composição e a densidade dos gases fosse outra, semelhante à de Vênus, por exemplo, a temperatura seria elevadíssima. E isso inviabilizaria as formas de vida existentes. Os principais gases do efeito estufa são pela ordem de contribuição: CO2(60%), CH4 (15% a 20%), N2O (6%), O3, HFCs, PFCs e SF6. A preocupação atual é com alterações no efeito estufa e não com o efeito estufa propriamente dito.” Disponível em: http://www.aquecimento.cnpm.embrapa.br/conteudo/faq.htm
Atividade:
*** A atividade deverá ser realizada preferencialmente no laboratório.
Separe os alunos em grupos para uma pequena atividade prática simples que pode dar uma noção de como funciona o efeito estufa e a intensificação dele.
Material necessário:
· 10 copos de vidro incolores e idênticos;
· Papel alumínio;
· 5 luminárias com a lâmpada do tipo incandescente;
· 5 termômetros.
Como fazer:
1. Os alunos devem ser divididos em cinco grupos. Para cada grupo distribua 2 copos, 1 luminária, 1 termômetro e um pedaço de papel alumínio (um tamanho que seja capaz de envolver toda a parte externa de um copo;
2. Um dos copos deve ser encapado com papel alumínio. Encha os copos com a mesma quantidade de água;
3. Pegue o copo sem o papel alumínio, coloque o termômetro na água e ligue a luminária, deixe-a ligada por volta de 10 minutos e peça para que os alunos anotem o valor da temperatura;
4. Agora será o outro copo (o encapado por papel alumínio); repita o procedimento do outro copo de forma idêntica, com o mesmo tempo. Peça aos alunos que verifiquem a temperatura. Provavelmente a temperatura será maior em relação à do primeiro copo. Nesse momento o professor pode fazer uma relação entre o que ocorreu com este “experimento” (a diferença de temperatura identificada em ambos os copos), com o efeito estufa (primeiro copo) e sua intensificação (segundo copo).
O recurso didático a seguir deverá ser passado no laboratór io de informática. Ele trás as informações sobre o efeito estufa e sua intensificação (aquecimento global); ele demonstra o que causa essa intensificação e quais as conseqüências.
Esta deverá ser feita durante a atividade prática por grupo. Peça que cada grupo faça um pequeno relatório sobre o que puderam aprender com ela, peça também que destaquem as diferenças entre efeito estufa e aquecimento global.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!