Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Efeito Estufa X Aquecimento Global

 

02/03/2010

Autor e Coautor(es)
Alisson Antonio Cantarini
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Ivã Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O intuito da aula é esclarecer os conceitos de efeito estufa e aquecimento global.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade

Estratégias e recursos da aula

Sugestão

                Todos já ouviram falar ou tem algum conhecimento sobre o fenômeno conhecido por “Efeito Estufa” ou também chamado de aquecimento global. Nosso objetivo, nesta aula professor, é mostrar a diferença que existe entre esses dois “termos” usados de maneira equivocada.

                1º Momento da aula:

                Faça uma pequena discussão sobre o assunto. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa. É uma forma de saber os conhecimentos que eles possuem sobre o assunto. Será necessário confirmar algumas das informações dadas por eles e outras não. Após a discussão faça a seguinte pergunta: Quem já ficou em um carro com os vidros fechados num dia de sol forte? O que ocorreu? Faça uma analogia com o aumento (intensificação) do efeito estufa.

O que é o efeito estufa?

“O efeito estufa é um fenômeno natural através do qual os gases da atmosfera terrestre mantêm uma temperatura média na superfície da Terra, com variações limitadas entre o dia e a noite. Sem o efeito estufa seria impossível a vida na Terra, pois a temperatura média seria 33ºC menor, com grandes extremos entre o dia e a noite, como ocorre na Lua e no planeta Marte. Ou, se a composição e a densidade dos gases fosse outra, semelhante à de Vênus, por exemplo, a temperatura seria elevadíssima. E isso inviabilizaria as formas de vida existentes. Os principais gases do efeito estufa são pela ordem de contribuição: CO2(60%), CH4 (15% a 20%), N2O (6%), O3, HFCs, PFCs e SF6. A preocupação atual é com alterações no efeito estufa e não com o efeito estufa propriamente dito.” Disponível em: http://www.aquecimento.cnpm.embrapa.br/conteudo/faq.htm

Atividade:

*** A atividade deverá ser realizada preferencialmente no laboratório.

Separe os alunos em grupos para uma pequena atividade prática simples que pode dar uma noção de como funciona o efeito estufa e a intensificação dele.

Material necessário:

·         10 copos de vidro incolores e idênticos;

·         Papel alumínio;

·         5 luminárias com a lâmpada do tipo incandescente;

·         5 termômetros.

Como fazer:

1.        Os alunos devem ser divididos em cinco grupos. Para cada grupo distribua 2 copos, 1 luminária, 1 termômetro e um pedaço de papel alumínio (um tamanho que seja capaz de envolver toda a parte externa de um copo;

2.        Um dos copos deve ser encapado com papel alumínio. Encha os copos com a mesma quantidade de água;

3.        Pegue o copo sem o papel alumínio, coloque o termômetro na água e ligue a luminária, deixe-a ligada por volta de 10 minutos e peça para que os alunos anotem o valor da temperatura;

4.        Agora será o outro copo (o encapado por papel alumínio); repita o procedimento do outro copo de forma idêntica, com o mesmo tempo. Peça aos alunos que verifiquem a temperatura. Provavelmente a temperatura será maior em relação à do primeiro copo. Nesse momento o professor pode fazer uma relação entre o que ocorreu com este “experimento” (a diferença de temperatura identificada em ambos os copos), com o efeito estufa (primeiro copo) e sua intensificação (segundo copo).

O recurso didático a seguir deverá ser passado no laboratór io de informática. Ele trás as informações sobre o efeito estufa e sua intensificação (aquecimento global); ele demonstra o que causa essa intensificação e quais as conseqüências.

http://www.youtube.com/watch?v=3qos2PSw9Zg&feature=related

Avaliação

Esta deverá ser feita durante a atividade prática por grupo. Peça que cada grupo faça um pequeno relatório sobre o que puderam aprender com ela, peça também que destaquem as diferenças entre efeito estufa e aquecimento global.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.