27/11/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Teatro: dimensões artística, estética, histórica e sociológica |
Objetivos específicos:
• valorizar o uso da linguagem da arte postal;
• despertar senso crítico com relação aos meios de comunicação.
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre o que eles entendem sobre o trabalho dos correios. Como isso é feito hoje e o que as pessoas recebem de correspondência na atualidade: são mais notícias de conhecidos ou propagandas e contas?
Com base nas informações da turma fale um pouco sobre a comunicação antes da internet, sobre o envio de cartas, os cursos por correspondência e a importância dos correios.
Para complementar a explicação utilize o áudio “Dia do livro infanto-juvenil” que aborda a experiência de uma turma que enviava cartas pelo correio.
Brasil anos 70 e Ditadura: Mortos e alienados, disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/brasil-anos-70-e-ditadura-mortos-e-alienados
Anos 70 no Brasil http://www.geocities.com/messysundae/70s_brasil.html.
Aula 01: Arte postal
Depois dessa contextualização, questione seus alunos sobre as diferenças do cenário descrito no texto e do apresentado no vídeo, qual contexto está mais próximo da realidade atual.
Naquele período histórico os artistas aderiram à arte postal com o intuito de burlar o bloqueio da censura, compartilhar as criações com o maior número de pessoas.
A arte postal substitui o valor de exposição pelo de circulação entre outros. Nesse contexto, os correios foram um dos instrumentos utilizados como difusão das manifestações artísticas.
Divida a turma em duplas para pesquisar sobre os seguintes artistas: Paulo Bruscky, Mário Ramiro, Hudnilson Jr, Ana Bella Geiger, Regina Vater, Julio Plaza, Regina Silveira, Mario Ishikawa, Ivald Granato, Bené Fonteles, J. Medeiros, Unhandeijara Lisboa, Daniel Santiago, Ângelo de Aquino, Gabriel Borba e Maurício Fridman.
A pesquisa deverá conter:
Para essa pesquisa devem ser utilizados os recursos da internet e das bibliotecas públicas, caso seja possível.
Atenção professor! O uso as internet pode ser perigoso no sentido de ser um meio em que a autoria dos textos e dos materiais ali encontrados é sempre alvo de dívidas, então sugerimos que essa pesquisa seja acompanhada pelo professor, reservando uma ou duas aulas para que essa pesquisa sej a feita nos laborató rios de informática da escola.
Os alunos deverão apresentar o resultado da pesquisa para a turma e entregar um texto de 2 a 3 laudas para o professor.
Atenção Professor! Verifique os temas que não foram contemplados pelas duplas e faça a complementação para a turma. Caso seja necessário reserve mais uma aula para as apresentações.
Aula 02: Fazendo arte postal
Agora que os a lunos já conhecem um pouco mais sobre a arte postal é hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Atenção professor! Para essa atividade será necessário o contato com um professor de artes de outra escola, para que a atividade seja realizada em conjunto. Cada aluno deverá criar um pseudônimo e indicar o endereço para correspondência. O professor ficará responsável por trocar a lista com a outra escola e determinar os prazos para envio dos postais. Se isso não for possível, tente articular a aula com professores de história e sociologia da própria escola. Seria interessante essa interdisciplinaridade para provar que a arte pode ser um agente de transformação social, despertando o senso crítico em todas as áreas do conhecimento, e não se limitando a criação de objetos que são expostos e museus.
Cada aluno deverá criar um pseudônimo e informar ao professor o seu endereço para correspondência. Caso entenda que seja oportuno o professor pode, ao invés de usar os serviços do correio convencional, criar um correio paralelo dentro da escola, onde o endereço seria o nome da turma, facilitando que os alunos de diversas turmas interajam dentro da escola.
O tamanho do postal será de 10X15cm, a temática e a técnica será livre, isto é, os alunos poderão enviar fotos, desenhos, colagens, pinturas, etc.
O professor deverá definir com a turma uma data limite para envio dos postais e uma data para apresentação dos postais recebidos.
Cada aluno deverá apresentar para turma o postal que recebeu e relatar o que aprendeu com a experiência.
Catarse
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou no seu ponto de vista com relação ao uso dos correios como meio de comunicação e a arte postal como meio de expressão.
Prática social final do conteúdo
Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a produção do postal e sua distribuição, bem como a repercussão do projeto no ambiente escolar.
Nome | Tipo |
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Regime Militar | Vídeo |
Dia do livro infanto-juvenil | Áudio |
O professor deverá avaliar:
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