27/11/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Conhecimentos sobre os acontecimentos desde a proclamação da república até a atualidade. Atenção Professor! Sugerimos que essas atividades sejam elaboradas durante a semana da Proclamação da República com o intuito de despertar o interesse dos alunos sobre os acontecimentos políticos do passado e o seu reflexo na atualidade. Caso seja possível, o professor de artes poderá trabalhar esse conteúdo junto com o professor de história (período da proclamação da república) ou sociologia (poder, política)
Aula01: Contextualizando
O professor iniciará a aula questionando o que os alunos sabem sobre seus conhecimentos em relação à Proclamação da República: o que foi, como foi, a onde, o que representou e quais mudanças percebemos hoje.
Para contextualizar esse período sugerimos o vídeo: República Velha
Professor discuta com a turma a história apresentada no vídeo com a realidade do país, que avanços percebemos na política e economia do país. Ressalte o cenário político-econômico mundial e a crise que assola o mercado financeiro.
Após o breve debate apresente o áudio: Crônica – parte 7 que narra a crônica “O Brasil explicado em galinhas” do jornalista Luís Fernando Veríssimo.
O Brasil explicado em galinhas... Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e o levaram D - Delegado D - Que vida mansa, hein, vagabundo? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai para a cadeia! O delegado m andou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada. Depois perguntou: |
Questione seus alunos sobre os seguintes aspectos: - a forma de tratamento do delegado com o ladrão no decorrer do texto; |
Para aquecer a discussão utilize a letra da música: Luís Inácio (300 picaretas) interpretada pelos Paralamas do sucesso.
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou São trezentos picaretas com anel de doutor Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou Eles ficaram ofendidos com a afirmação Pra fazer justiça uma vez na vida Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou |
Agora apresente o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v= LXk6B5O-0-A
Retome a discussão com a turma sobre a letra da música apresentada e o vídeo.
A nação brasileira é famosa pela sua curta memória em relação à política, pois muitos dos políticos acusados de falcatruas conseguiram se reeleger nas últimas eleições sem grandes esforços. Sendo assim, proponha à turma que realize uma linha do tempo com os principais fatos políticos ocorridos nos últimos anos.
Para relembrar alguns dos fatos sugerimos o vídeo Redemocratização.
Divida a turma em duplas e distribua o material para pesquisa. À medida que as duplas vão definindo os temas pesquisados anote no quadro para auxiliar na montagem da linha do tempo.
Atenção professor! Reúna recortes de jornais, reportagens de revista e demais artigos sobre os escândalos políticos nos últimos anos. Consulte também os links indicados em Recursos Complementares.
A atividade deverá ser exposta no mural da sala de aula onde a turma possa consultar a qualquer momento. Os alunos também deverão escrever um texto sobre os fatos pesquisados e sua relação com a crônica ou com a música.
Aula 02:
Agora q ue os alunos já conhecem um pouco mais sobre a história da política do Brasil é hora de produzir as suas manifestações artísticas. As mesmas duplas deverão criar uma obra abordando a temática pesquisada na aula passada. Os alunos poderão utilizar qualquer técnica e qualquer suporte: colagem, pintura, desenho, charge, vídeos, fotos, escultura, gravura, etc.
Comente sobre os artistas que utilizam a temática política em suas obras: Nelson Leiner, Cildo Meireles, Hélio Oiticica, entre outros.
Atenção Professor! Selecione alguns trabalhos dos alunos e monte uma exposição na escola. Divida as atribuições entre as equipes: texto crítico, curador, montador da exposição, monitores para acompanhar os visitantes, etc.
Aula 03: Registrando o conhecimento
Proponha aos alunos que seja feito um blog com os resultados e processos. Peça para que contribuam com comentários aos trabalhos dos colegas para enriquecer a discussão sobre o tema. Incentive os alunos a postarem imagens de suas realizações artísticas, ou no caso de vídeo e foto, publicar os arquivos para que todos possam acessar e contribuir com comentários.
Como sugestão os alunos podem utilizar o Blogger do Google, nele é possível inserir, textos, imagens, áudios e vídeos. Veja como criar o blog em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Atenção Professor! comente os textos de seus alunos, indique referências e motive seu aluno a escrever e refletir sobre as descobertas.
Nome | Tipo |
---|---|
Redemocratização | Vídeo |
Crônica: parte 7 [Categorias Literárias] | Áudio |
República Velha | Vídeo |
Proclamação da República: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/proclamacaodarepublica.htm
O Brasil explicado em galinhas: http://www.jrsantiago.com.br/parab_36.html
Dólares na cueca: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u70373.shtml e http://veja.abril.com.br/130705/p_078.html
Escândalos no governo Lula: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/crise_lula/index.html
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!