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Arte, política e literatura: a voz do povo

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver senso crítico sobre os assuntos políticos e sociais por meio da arte e da literatura de Luís Fernando Veríssimo. Expor para a comunidade escolar os avanços da política durante as festividades da Proclamação da República.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre os acontecimentos desde a proclamação da república até a atualidade. Atenção Professor! Sugerimos que essas atividades sejam elaboradas durante a semana da Proclamação da República com o intuito de despertar o interesse dos alunos sobre os acontecimentos políticos do passado e o seu reflexo na atualidade. Caso seja possível, o professor de artes poderá trabalhar esse conteúdo junto com o professor de história (período da proclamação da república) ou sociologia (poder, política)

Estratégias e recursos da aula

Aula01: Contextualizando
O professor iniciará a aula questionando o que os alunos sabem sobre seus conhecimentos em relação à Proclamação da República: o que foi, como foi, a onde, o que representou e quais mudanças percebemos hoje.

Para contextualizar esse período sugerimos o vídeo: República Velha 

Professor discuta com a turma a história apresentada no vídeo com a realidade do país, que avanços percebemos na política e economia do país. Ressalte o cenário político-econômico mundial e a crise que assola o mercado financeiro.

Após o breve debate apresente o áudio: Crônica – parte 7 que narra a crônica “O Brasil explicado em galinhas” do jornalista Luís Fernando Veríssimo.

Crônica: parte 7 [Categorias Literárias]

Agora apresente o texto escrito:

O Brasil explicado em galinhas...
por Luis Fernando Veríssimo

Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro e o levaram
para a delegacia.

D - Delegado
L - Ladrão

D - Que vida mansa, hein, vagabundo? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai para a cadeia!
L - Não era para mim não. Era para vender.
D - Pior, venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido. Sem-vergonha!
L - Mas eu vendia mais caro.
D - Mais caro?
L - Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas galinhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons.
D - Mas eram as mesmas galinhas, safado.
L - Os ovos das minhas eu pintava.
D - Que grande pilantra... (mas já havia um certo respeito no tom do delegado...) Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega...
L - Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalhar mais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiros a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio. Ou, no caso, um ovigopólio.
D - E o que você faz com o lucro do seu negócio?
L - Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para programas de alimentação do governo e superfaturo os preços.

O delegado m andou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada. Depois perguntou:
D - Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está milionário?
L - Trilionário. Sem contar o que eu sonego de Imposto de Renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior.
D - E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
L - Às vezes. Sabe como é.
D - Não sei não, excelência. Me explique.
L - É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto fal ta de uma coisa. O risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto
realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora fui preso, finalmente vou para a cadeia. É uma experiência nova.
D - O que é isso, excelência? O senhor não vai ser preso não.
L - Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!
D - Sim. Mas primário, e com esses antecedentes...

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1707/imagens/ROTEIROS.gif Questione seus alunos sobre os seguintes aspectos:

- a forma de tratamento do delegado com o ladrão no decorrer do texto;
- a postura do ladrão;
- a postura do delegado;
- citar exemplos da nossa realidade.

Para aquecer a discussão utilize a letra da música: Luís Inácio (300 picaretas) interpretada pelos Paralamas do sucesso.

Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou

Eles ficaram ofendidos com a afirmação
Que reflete na verdade o sentimento da nação
É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Variações do mesmo tema sem sair do tom
Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei
Uma cidade que fabrica sua própria lei
Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
Ia juntar muita gente pra pegar na saída

Pra fazer justiça uma vez na vida
Eu me vali deste discurso panfletário
Mas a minha burrice faz aniversário
Ao permitir que num país como o Brasil
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
Por um par se sapatos, um saco de farinha
A nossa imensa massa de iletrados
Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez
O congresso continua a serviço de vocês
Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão
Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição
Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena
João Alves, Genebaldo, Humberto Lucena
De exemplo em exemplo aprendemos a lição
Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão
De rádio FM e de televisão
Rádio FM e televisão

Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor
Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
São trezentos picaretas com anel de doutor

Agora apresente o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v= LXk6B5O-0-A

Retome a discussão com a turma sobre a letra da música apresentada e o vídeo.

A nação brasileira é famosa pela sua curta memória em relação à política, pois muitos dos políticos acusados de falcatruas conseguiram se reeleger nas últimas eleições sem grandes esforços. Sendo assim, proponha à turma que realize uma linha do tempo com os principais fatos políticos ocorridos nos últimos anos.

Para relembrar alguns dos fatos sugerimos o vídeo Redemocratização.


Divida a turma em duplas e distribua o material para pesquisa. À medida que as duplas vão definindo os temas pesquisados anote no quadro para auxiliar na montagem da linha do tempo.

Atenção professor! Reúna recortes de jornais, reportagens de revista e demais artigos sobre os escândalos políticos nos últimos anos. Consulte também os links indicados em Recursos Complementares.

A atividade deverá ser exposta no mural da sala de aula onde a turma possa consultar a qualquer momento. Os alunos também deverão escrever um texto sobre os fatos pesquisados e sua relação com a crônica ou com a música.

Aula 02:
Agora q ue os alunos já conhecem um pouco mais sobre a história da política do Brasil é hora de produzir as suas manifestações artísticas. As mesmas duplas deverão criar uma obra abordando a temática pesquisada na aula passada. Os alunos poderão utilizar qualquer técnica e qualquer suporte: colagem, pintura, desenho, charge, vídeos, fotos, escultura, gravura, etc.
Comente sobre os artistas que utilizam a temática política em suas obras: Nelson Leiner, Cildo Meireles, Hélio Oiticica, entre outros.

Atenção Professor! Selecione alguns trabalhos dos alunos e monte uma exposição na escola. Divida as atribuições entre as equipes: texto crítico, curador, montador da exposição, monitores para acompanhar os visitantes, etc.

Aula 03: Registrando o conhecimento
Proponha aos alunos que seja feito um blog com os resultados e processos. Peça para que contribuam com comentários aos trabalhos dos colegas para enriquecer a discussão sobre o tema. Incentive os alunos a postarem imagens de suas realizações artísticas, ou no caso de vídeo e foto, publicar os arquivos para que todos possam acessar e contribuir com comentários.

Como sugestão os alunos podem utilizar o Blogger do Google, nele é possível inserir, textos, imagens, áudios e vídeos. Veja como criar o blog em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Atenção Professor! comente os textos de seus alunos, indique referências e motive seu aluno a escrever e refletir sobre as descobertas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Redemocratização Vídeo
Crônica: parte 7 [Categorias Literárias] Áudio
República Velha Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos de cada equipe e entre as equipes. Incentive seus alunos a comentar sobre os blogs dos colegas, lembrando sempre que deverão ser contribuições construtivas.
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