Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Brasil dos viajantes

 

20/08/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as primeiras obras produzidas no Brasil, os primeiros artistas a retratar a nossa terra e o contexto histórico e político da época.
Duração das atividades
01 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula01: Contextualizando
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação ao contexto histórico e político do Brasil no início do século XIX. Foi nesse período que a Família Real Portuguesa desembarcou no Brasil e foram criadas as primeiras fábricas e instituições como: Banco do Brasil, Biblioteca Real, o Museu Real e a Imprensa Régia. O país também recebe grande influência cultural com a chegada da Missão Artística Francesa em 1816.

Para contextualizar esse momento o professor poderá utilizar o vídeo: O Brasil dos viajantes – parte I, parte II e parte III.

 Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9873/me000833.wmv

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9876/me003983.wmv

 Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9877/me003984.wmv

Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre os primeiros artistas do Brasil é hora de explorar o simulador “Artistas Viajantes” disponível no site do Itaú Cultural. http://www.itaucultural.org.br/viajantes/default.html?cd_pagina=1246

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1708/imagens/artistas_viajantes.jpg

Após explorar o simulador os alunos deverão fazer um texto sobre os artistas e obras indicados no simulador. O texto deverá ser elaborado e publicado utilizando a ferramenta wiki. Sugerimos o endereço: www.wikispaces.com

Atenção professor! a turma deverá ser dividida em trios e cada grupo deverá escolher um artista. Oriente seus alunos sobre o uso da ferramenta, inserção de imagens, vídeos e áudios. É importante que todos os alunos participem e colaborem na escrita do texto. Entretanto, o respeito às opiniões e durante as discussões, incluindo a organização do trabalho deverá prevalecer . Em Recursos complementares indicamos alguns sites que poderão auxiliar os alunos durante a pesquisa. Não se esqueça de agendar uma data limite para as postagens dos materiais pesquisados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O Brasil dos viajantes: parte II Vídeo
O Brasil dos viajantes: parte I Vídeo
O Brasil dos viajantes: parte III Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos de cada equipe e entre as equipes. A pesquisa deve ser encarada como uma construção do conhecimento e não apenas navegar pela internet. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • luiz cláudio rebello pontes , SEC , Bahia - disse:
    luizclaudiorebello@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A AULA FOI MUITO BEM ENCAMINHADA , A ESCOLHA DOS RECURSOS AUXILIARES TAMBÉM , PORÉM ACREDITO QUE O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA AULA SEJA A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO IMAGÉTICO COMO FONTE DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA , DAÍ SURGIRÃO OUTROS DESDOBRAMENTOS .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.