20/08/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula01: Contextualizando
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação ao contexto histórico e político do Brasil no início do século XIX. Foi nesse período que a Família Real Portuguesa desembarcou no Brasil e foram criadas as primeiras fábricas e instituições como: Banco do Brasil, Biblioteca Real, o Museu Real e a Imprensa Régia. O país também recebe grande influência cultural com a chegada da Missão Artística Francesa em 1816.
Para contextualizar esse momento o professor poderá utilizar o vídeo: O Brasil dos viajantes – parte I, parte II e parte III.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9873/me000833.wmv
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9876/me003983.wmv
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9877/me003984.wmv
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre os primeiros artistas do Brasil é hora de explorar o simulador “Artistas Viajantes” disponível no site do Itaú Cultural. http://www.itaucultural.org.br/viajantes/default.html?cd_pagina=1246
Após explorar o simulador os alunos deverão fazer um texto sobre os artistas e obras indicados no simulador. O texto deverá ser elaborado e publicado utilizando a ferramenta wiki. Sugerimos o endereço: www.wikispaces.com
Atenção professor! a turma deverá ser dividida em trios e cada grupo deverá escolher um artista. Oriente seus alunos sobre o uso da ferramenta, inserção de imagens, vídeos e áudios. É importante que todos os alunos participem e colaborem na escrita do texto. Entretanto, o respeito às opiniões e durante as discussões, incluindo a organização do trabalho deverá prevalecer . Em Recursos complementares indicamos alguns sites que poderão auxiliar os alunos durante a pesquisa. Não se esqueça de agendar uma data limite para as postagens dos materiais pesquisados.
Nome | Tipo |
---|---|
O Brasil dos viajantes: parte II | Vídeo |
O Brasil dos viajantes: parte I | Vídeo |
O Brasil dos viajantes: parte III | Vídeo |
Graça e Proença. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1999.
TIRAPELI, P. Arte Brasileira: Arte imperial do neoclássico ao ecletismo. São Paulo: Companhi Editora Nacional, 2006.
Debret: http://www.pitoresco.com.br/brasil/debret/debret.htm
Rugendas: http://www.pitoresco.com.br/brasil/rugendas/rugendas.htm
Taunay: http://www.pitoresco.com.br/laudelino/nicolas/nicolas.htm
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/imagens/pranchas_de_debret
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasA AULA FOI MUITO BEM ENCAMINHADA , A ESCOLHA DOS RECURSOS AUXILIARES TAMBÉM , PORÉM ACREDITO QUE O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA AULA SEJA A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO IMAGÉTICO COMO FONTE DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA , DAÍ SURGIRÃO OUTROS DESDOBRAMENTOS .