06/11/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Construção da Bússola
Caro docente, divida a sala em duplas para desenvolvimento dos trabalhos. Visite o link disponível abaixo. É importante lê-lo e discuti-lo com os alunos, pois ele traz esclarecimentos e conceitos importantes sobre orientação e uso da bússola:
www.geomundo.com.br/geografia_como_usar_uma_bussola.html
Professor, problematize essa questão, de maneira a estimular seus alunos!
Algumas sugestões de perguntas que podem ser feitas em sala de aula são:
Feita essa atividade, retome a discussão com todo o grupo, fazendo perguntas sobre a leitura e verificando as respostas de modo a reforçar os conceitos do texto e sanar dúvidas. Essa etapa é importante para que os alunos tenham condições mínimas para a elaboração do experimento.
Solicite aos alunos um relatório sobre essa atividade!
Apresente um globo aos alunos, já que serão discutidas as orientações “Norte e Sul”. Após esta introdução, é interessante perguntar à classe como é possível saber onde é o norte e onde é o sul da Terra. Ressalte o significado da bússola para a orientação.
Para o Ensino Médio, em especial para o terceiro ano, o experimento já se torna mais interessante devido à maturidade escolar dos alunos. É possível aprofundar mais os conceitos de eletromagnetismo e campo magnético da terra. O professor tem diversas opções para realizar o experimento. Seria muito interessante desenvolver separadamente, em cada aula, um conceito diferente, de maneira a fundamentar o experimento e finalmente apresentar a bússola, algo produzido a partir dos fundamentos trabalhados.
Assim, sugere-se a leitura do seguinte texto “Produção de bússola de copo d.água utilizando um solenóide, direcionado ao ensino e construção da bússola Olmeca” de Emiliano Augusto Chagas e Dirceu da Silva, disponível em:
O Experimento
Professor continue com as mesmas duplas de alunos que fizeram a leitura e discussão do texto, para o trabalho de produção da bússola. Para essa etapa do trabalho, solicite que as duplas tragam para a sala de aula:
Como fazer:
Pode acontecer do grampo não ficar perfeitamente equilibrado. Para resolver esse problema, você pode enfiar pedacinhos de canudos de refresco nas pontas do grampo, até que o equilíbrio seja atingido.
Falta testar a bússola: aproxime o ímã de uma das extremidades do ponteiro. Se tudo estiver certo, ela deve ser atraída por um dos pólos do imã e repelida pelo outro. Se isso ocorrer, sua montagem estará em ordem. Agora, afaste da bússola tanto o ímã como outros objetos metálicos: ela deverá funcionar como qualquer outra, ou seja, indicando a direção Norte-Sul.
Aula 2 – Atividades de Campo
Feito isso, leve as duplas de alunos para fora da sala de aula. Busque referenciais conhecidos da vizinhança escolar e tente referenciá-los com a ajuda da bússola feita pelos alunos . Sugere-se a identificação e orientação de pontos conhecidos da cidade, suficientemente próximos para serem feitos em horário de aula.
Atividades lúdicas que dão excelente resultados podem ser aplicadas usando-s e a bússola. Sugere-se uma caça ao tesouro o u uma corrida de orientação. O docente pode fazer um pequeno croqui com pontos da escola e fazer uma competição com as duplas, em busca do “baú do tesouro”, por exemplo.
Uma excelente sugestão de link está logo abaixo, com modelos de exercícios com bússola. Aproveite!
http://www.gpsglobal.com.br/Artigos/Bussola/Buss04.html
Outra sugestão é que o professor possa abrir um fórum virtual ou um blog, onde os alunos possam indicar seu endereço a partir da orientação pela bússola.
A construção de um blog pode ser obtida no endereço:
Acesse "LINKS" e Blog em portaldoprofessor.mec.gov.br/link.linkFilter.action
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/03/2015
Cinco estrelasBom
27/03/2015
Cinco estrelasBom
15/08/2014
Duas estrelasBOM
24/03/2010
Sem estrelasParabens, professor e sua co- autora seu modelo de aula é um shou
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da dinamica, bastante atrativo e pratico atrindo o aluno.... vou fazer tambem.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito educativo, parabéns