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Bússola, Orientação e Navegação.

 

06/11/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Entender o princípio de funcionamento de uma bússola; Correlacionar seu uso para orientação e localização geográfica;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento básico sobre orientação, pontos cardeais, eletromagnetismo.
Estratégias e recursos da aula

Construção da Bússola


Caro docente, divida a sala em duplas para desenvolvimento dos trabalhos. Visite o link disponível abaixo. É importante lê-lo e discuti-lo com os alunos, pois ele traz esclarecimentos e conceitos importantes sobre orientação e uso da bússola:

www.geomundo.com.br/geografia_como_usar_uma_bussola.html

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/171/imagens/imagem7.JPG

Professor, problematize essa questão, de maneira a estimular seus alunos!
Algumas sugestões de perguntas que podem ser feitas em sala de aula são:
 

  • Você sabe onde é o norte?
  • Onde o Sol nasce?
  • Por que nós usamos a bússola para nos localizarmos?
  • Por que devemos utilizar a bússola longe de metais?
  • Por que é importante a proteção em torno da bússola?
  • Além da bússola, quais outras formas de nos localizarmos?
  • De onde vem o magnetismo terrestre?
  • Você já ouviu falar em GPS? Como funciona?
  •  

Feita essa atividade, retome a discussão com todo o grupo, fazendo perguntas sobre a leitura e verificando as respostas de modo a reforçar os conceitos do texto e sanar dúvidas. Essa etapa é importante para que os alunos tenham condições mínimas para a elaboração do experimento.
 

Solicite aos alunos um relatório sobre essa atividade!
 

Apresente um globo aos alunos, já que serão discutidas as orientações “Norte e Sul”. Após esta introdução, é interessante perguntar à classe como é possível saber onde é o norte e onde é o sul da Terra. Ressalte o significado da bússola para a orientação.
 

Para o Ensino Médio, em especial para o terceiro ano, o experimento já se torna mais interessante devido à maturidade escolar dos alunos. É possível aprofundar mais os conceitos de eletromagnetismo e campo magnético da terra. O professor tem diversas opções para realizar o experimento. Seria muito interessante desenvolver separadamente, em cada aula, um conceito diferente, de maneira a fundamentar o experimento e finalmente apresentar a bússola, algo produzido a partir dos fundamentos trabalhados.
 

Assim, sugere-se a leitura do seguinte texto “Produção de bússola de copo d.água utilizando um solenóide, direcionado ao ensino e construção da bússola Olmeca” de Emiliano Augusto Chagas e Dirceu da Silva, disponível em: 

www.google.com.br/url
 

O Experimento
 

Professor continue com as mesmas duplas de alunos que fizeram a leitura e discussão do texto, para o trabalho de produção da bússola. Para essa etapa do trabalho, solicite que as duplas tragam para a sala de aula:

 

  • um ímã em barra, desses usados para fechar portas de armário;
  • grampo metálico, daqueles usados para fechar pastas;
  • martelo;
  • um prego;
  • uma rolha;
  • uma agulha

 

Como fazer:

 

  • Abra o grampo e dobre suas hastes;
  • Usando o prego e o martelo, faça uma pequena saliência na parte central da cabeça do grampo. O ponteiro da bússola está quase pronto. Agora, só falta imantá-lo.
  • Quando atritamos um arame ou uma barrinha de aço ou de ferro sobre um ímã, obtemos novos ímãs. Portanto, pegue o ímã que você adquiriu e promova o atrito do grampo contra a lateral do imã, tomando muito cuidado para não fazer movimentos de ida e volta durante o processo. Repita algumas vezes esse movimento e, pronto, o grampo estará imantado e seu ponteiro, pronto.
  • Para fazer a base da bússola, enfie a agulha na rolha, deixando a ponta para cima. Equilibre o grampo sobre a ponta da agulha.

Pode acontecer do grampo não ficar perfeitamente equilibrado. Para resolver esse problema, você pode enfiar pedacinhos de canudos de refresco nas pontas do grampo, até que o equilíbrio seja atingido.
 

Falta testar a bússola: aproxime o ímã de uma das extremidades do ponteiro. Se tudo estiver certo, ela deve ser atraída por um dos pólos do imã e repelida pelo outro. Se isso ocorrer, sua montagem estará em ordem. Agora, afaste da bússola tanto o ímã como outros objetos metálicos: ela deverá funcionar como qualquer outra, ou seja, indicando a direção Norte-Sul.
 

Aula 2 – Atividades de Campo
 

Feito isso, leve as duplas de alunos para fora da sala de aula. Busque referenciais conhecidos da vizinhança escolar e tente referenciá-los com a ajuda da bússola feita pelos alunos . Sugere-se a identificação e orientação de pontos conhecidos da cidade, suficientemente próximos para serem feitos em horário de aula.
 

Atividades lúdicas que dão excelente resultados podem ser aplicadas usando-s e a bússola. Sugere-se uma caça ao tesouro o u uma corrida de orientação. O docente pode fazer um pequeno croqui com pontos da escola e fazer uma competição com as duplas, em busca do “baú do tesouro”, por exemplo.
 

Uma excelente sugestão de link está logo abaixo, com modelos de exercícios com bússola. Aproveite!
 

http://www.gpsglobal.com.br/Artigos/Bussola/Buss04.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/171/imagens/bussola.JPG
 

Outra sugestão é que o professor possa abrir um fórum virtual ou um blog, onde os alunos possam indicar seu endereço a partir da orientação pela bússola.

A construção de um blog pode ser obtida no endereço:

portaldoprofessor.mec.gov.br 

Acesse "LINKS" e Blog em portaldoprofessor.mec.gov.br/link.linkFilter.action
 

Recursos Complementares
Visita à página: http://www.geomundo.com.br/geografia_ensino_de_geografia.html http://www.geomundo.com.br/geografia_bussola_construa_a_sua.htm
Avaliação
O aluno poderá ser avaliado desde a participação nas atividades de construção em grupo das bússolas, no relatório sobre discussão dos textos, na construção do Blog e também nas atividades de localização executadas fora da sala de aula.
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