Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os meios de transporte

 

10/03/2009

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Sheley Cristina Corrêa da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Classificar os meios de transportes;
• Identificar os transportes característicos de cada região brasileira;
Duração das atividades
Duas horas aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• A cidade e o campo.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1711/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

Em aula anterior, o professor deverá pedir aos alunos que tragam jornais e revistas para recorte, além de cola e tesoura. Preparar algumas figuras mais difíceis de encontrar em quantidade suficiente para todos os três grupos: submarinos, carroças, carro de boi, trator, navio e balão.
Preparar três cartolinas, em cada uma escrito: AQUÁTICOS, TERRESTRES e AÉREOS.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1711/imagens/Aula_06_Fev09_01.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1711/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

O professor deverá iniciar a aula com uma conversa informal sobre as formas de locomoção que as pessoas normalmente utilizam. As seguintes questões devem ser lançadas para os alunos:
1 – Como você faz para chegar até a escola?
2 – Você usa algum tipo de veículo?
3 – De que forma você poderia chegar mais rapidamente?
4 – De que forma as pessoas chegam mais rapidamente a lugares distantes?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1711/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Após a conversa o professor deverá explicar aos alunos que para levar pessoas ou coisas de um lugar para outro de forma mais rápida são usados os meios de transporte. Explicar que as respostas que eles deram às perguntas são todos meios de transportes. Explorar o sentido da palavra transportar. Pedir que os alunos recortem dos jornais e revistas os meios de transporte que encontrarem. Apresentar as figuras que ninguém tenha encontrado, sempre os estimulando a identificá-las.
Em seguida, o professor deverá criar juntamente com a turma, formas de se classificar os meios de transporte, como por exemplo, os que têm rodas e os que não têm, os que voam e os que não voam, os que são abertos e os que são fechados.
Após isso divida a turma em grupos e dar uma das cartolinas previamente preparadas para cada grupo. Os grupos deverão trocar organizadamente entre si as figuras de modo que todos tenham suas figuras corretamente coladas em cada cartolina. Pedir para que cada grupo exponha para a sala o seu trabalho, aproveitando para avaliar se todos colaram corretamente as figuras. Se houver erros, pedir para que a turma identifique e justifique, colando novamente no local correto. As cartolinas deverão ser coladas na sala para que todos possam sempre ter acesso sempre que necessário.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1711/imagens/Aula_06_Fev09_02.jpg

Explique para os alunos que os meios de transporte podem ser classificados do acordo com o ambiente em que trafegam. Explicar que os meios de transporte aquáticos são aqueles que utilizam como vias de passagem os mares abertos, rios e lagos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. Os meios de transporte terrestres são aqueles que utilizam como vias de passagens as estradas e rodovias, para o transporte de mercadorias e passageiros. E já os meios de transporte aéreos são os que utilizam o ar para o transporte de mercadorias e passageiros.
Diga aos alunos que os aviões e helicópteros são os meios de transportes mais modernos atualmente. Diga aos alunos que eles assistirão ao filme “De onde vem o avião”. Esse filme conta como surgiu o avião.

De onde vem o avião?
 



Peça para que os alunos assistam ao filme e procurem responder as questões a seguir:
1 – Quem inventou o avião?
2 – Qual o nome do primeiro avião?
3 – De que era feito o primeiro avião?

Obs.: os alunos conseguirão responder as questões, pois o vídeo explica claramente essas questões.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1711/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

Conduza os alunos para o laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Peça para que cada grupo pesquise, em site de busca, sobre a origem de um meio de transporte: bicicleta, carro, trem e outros. Após a pesquisa, peça para que um integrante de cada grupo fale para o restante da turma a origem de meio de transporte pesquisado. O objetivo e coletar informações para construir uma linha do tempo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1711/imagens/Aula_06_Fev09_03.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o avião? Vídeo
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através da participação dos alunos durante a confecção dos cartazes e durante a pesquisa na internet. Além disso, o professor poderá criar perguntas sobre o tema e pedir para que os alunos respondam.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 12/15 - 80%
  • Quatro estrelas 2/15 - 13.33%
  • Três estrelas 1/15 - 6.67%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana cristina santos silva, adelmário suzartev moreira , Bahia - disse:
    tynasilva2009@hotmail.com

    02/11/2014

    Cinco estrelas

    bem detalhada ,muito boa gostei muito.


  • Michelly Lessa, Escola Pública do Estado de Alagoas , Alagoas - disse:
    maizinhalessa@hotmail.com

    01/01/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Parabéns pela atitude. Estou trabalhando em um projeto onde meus alunos irão apresentar os principais meios de transporte em nosso Estado/ AL . Por isso estou aqui pesquisando e procurando ajuda. Obrigada pela oportunidade.


  • bruna, ultimo semestre faculdade projeção , Distrito Federal - disse:
    bruna.oliveira.sales@gmail.com

    20/11/2011

    Cinco estrelas

    adorei muito bom mesmo me deu uma ideias bacanas valeu


  • SULYARA, PARTICULAR , São Paulo - disse:
    SULYARA_SCARPELLI@HOTMAIL.COM

    22/09/2011

    Cinco estrelas

    MUITO BOM!!! AMEI !!! PARABENS!!!


  • pamela e paloma, pamela e paloma , Rondônia - disse:
    PAMELASOUSA1@HOTMAIL.COM

    06/12/2010

    Cinco estrelas

    ola deiche seus alunos em dupla para fazer essas tarefais trasporte terrestres moramos em rio verde somos gemeas temos 9 anos pa brasil goias


  • pamela, nenhum , Santa Catarina - disse:
    PAMELASOUSA1@HOTMAIL.COM

    06/12/2010

    Cinco estrelas

    eu gostei dos meios de trasporte terrestre mais se nao tivese acidentes seria muito melhor


  • pamela, Austrália - disse:
    PAMELASOUSA1@HOTMAIL.COM

    06/12/2010

    Quatro estrelas

    e muito legal mais se tivese como agente fazer?


  • maria lúcia, Particular , Minas Gerais - disse:
    marialucia-venancio@hotmail.com

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei demais das sugestões, para trabalhar com as crianças... È muito bom obter dicas pela internet, que nos sugere diversas maneiras para proporcinar um bom trabalho para os alunos. Parabéns!


  • LEO, Unisc , Rio Grande do Sul - disse:
    leonaldabordin@yahoo.com.br

    30/09/2010

    Cinco estrelas

    OLÁ!GOSTEI MUITO DESSA SUGESTÃO DE AULA. Simples bem explicada e completa. Parabéns!


  • andreia dantas, colegio crescer , Minas Gerais - disse:
    andreia1_dantas@hotmail.com

    13/05/2010

    Cinco estrelas

    otima me ajudou muito obrigada


  • sonia aparecida soares dos santos, EE CEL IDALINO RIBEIRO , Minas Gerais - disse:
    soniasoaressantos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    achei ótima a sua sugestão. Parabéns, vou usar na minha sala de aula


  • Kedma Costa, UFAM , Amazonas - disse:
    kedcosta@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei, é interessante! Não era a aula que procurava mais foi a que mais se aproximou do meu objetivo. Por isso, baseada nela farei algumas mudanças para uma aula que aborde A Região em que Vivemos.


  • eliane martins, Colegio Estadual Professor Adalberto Sobrinho de Souza , Goiás - disse:
    jozilaybe_fernanda@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • José Claudiomiro Montanini, curcista , Mato Grosso - disse:
    jcmontanini@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei este modelo de aula bem objetivo, podendo ser utilizado na alfabetização e nas series iniciais .


  • Amanda , Tailândia - disse:
    amandavalua@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei as tarefas como professora eselente.Porque elas fazem que o aluno ache bom essa tarefa.Que ele se divirta muito,é ai que acha oque devemos planejar para que o aluno aprenda passe de ano e seje alguém na vida.Para ele aprender e chegar em casa falando :-Mamãe,mamãe hoje foi uma aula muito ótima aula.E é ai que vem a alegria de estudar de um aluno saber que estudar tem os seus momentos ruins mais também tem os seu momento bom.Não é só ir para a escola porque lá tem muitas pessoas que eu amo!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.