10/03/2009
Sheley Cristina Corrêa da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Em aula anterior, o professor deverá pedir aos alunos que tragam jornais e revistas para recorte, além de cola e tesoura. Preparar algumas figuras mais difíceis de encontrar em quantidade suficiente para todos os três grupos: submarinos, carroças, carro de boi, trator, navio e balão.
Preparar três cartolinas, em cada uma escrito: AQUÁTICOS, TERRESTRES e AÉREOS.
O professor deverá iniciar a aula com uma conversa informal sobre as formas de locomoção que as pessoas normalmente utilizam. As seguintes questões devem ser lançadas para os alunos:
1 – Como você faz para chegar até a escola?
2 – Você usa algum tipo de veículo?
3 – De que forma você poderia chegar mais rapidamente?
4 – De que forma as pessoas chegam mais rapidamente a lugares distantes?
Após a conversa o professor deverá explicar aos alunos que para levar pessoas ou coisas de um lugar para outro de forma mais rápida são usados os meios de transporte. Explicar que as respostas que eles deram às perguntas são todos meios de transportes. Explorar o sentido da palavra transportar. Pedir que os alunos recortem dos jornais e revistas os meios de transporte que encontrarem. Apresentar as figuras que ninguém tenha encontrado, sempre os estimulando a identificá-las.
Em seguida, o professor deverá criar juntamente com a turma, formas de se classificar os meios de transporte, como por exemplo, os que têm rodas e os que não têm, os que voam e os que não voam, os que são abertos e os que são fechados.
Após isso divida a turma em grupos e dar uma das cartolinas previamente preparadas para cada grupo. Os grupos deverão trocar organizadamente entre si as figuras de modo que todos tenham suas figuras corretamente coladas em cada cartolina. Pedir para que cada grupo exponha para a sala o seu trabalho, aproveitando para avaliar se todos colaram corretamente as figuras. Se houver erros, pedir para que a turma identifique e justifique, colando novamente no local correto. As cartolinas deverão ser coladas na sala para que todos possam sempre ter acesso sempre que necessário.
Explique para os alunos que os meios de transporte podem ser classificados do acordo com o ambiente em que trafegam. Explicar que os meios de transporte aquáticos são aqueles que utilizam como vias de passagem os mares abertos, rios e lagos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. Os meios de transporte terrestres são aqueles que utilizam como vias de passagens as estradas e rodovias, para o transporte de mercadorias e passageiros. E já os meios de transporte aéreos são os que utilizam o ar para o transporte de mercadorias e passageiros.
Diga aos alunos que os aviões e helicópteros são os meios de transportes mais modernos atualmente. Diga aos alunos que eles assistirão ao filme “De onde vem o avião”. Esse filme conta como surgiu o avião.
De onde vem o avião?
Peça para que os alunos assistam ao filme e procurem responder as questões a seguir:
1 – Quem inventou o avião?
2 – Qual o nome do primeiro avião?
3 – De que era feito o primeiro avião?
Obs.: os alunos conseguirão responder as questões, pois o vídeo explica claramente essas questões.
Conduza os alunos para o laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Peça para que cada grupo pesquise, em site de busca, sobre a origem de um meio de transporte: bicicleta, carro, trem e outros. Após a pesquisa, peça para que um integrante de cada grupo fale para o restante da turma a origem de meio de transporte pesquisado. O objetivo e coletar informações para construir uma linha do tempo:
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o avião? | Vídeo |
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/11/2014
Cinco estrelasbem detalhada ,muito boa gostei muito.
01/01/2012
Cinco estrelasGostei muito. Parabéns pela atitude. Estou trabalhando em um projeto onde meus alunos irão apresentar os principais meios de transporte em nosso Estado/ AL . Por isso estou aqui pesquisando e procurando ajuda. Obrigada pela oportunidade.
20/11/2011
Cinco estrelasadorei muito bom mesmo me deu uma ideias bacanas valeu
22/09/2011
Cinco estrelasMUITO BOM!!! AMEI !!! PARABENS!!!
06/12/2010
Cinco estrelasola deiche seus alunos em dupla para fazer essas tarefais trasporte terrestres moramos em rio verde somos gemeas temos 9 anos pa brasil goias
06/12/2010
Cinco estrelaseu gostei dos meios de trasporte terrestre mais se nao tivese acidentes seria muito melhor
06/12/2010
Quatro estrelase muito legal mais se tivese como agente fazer?
11/11/2010
Cinco estrelasGostei demais das sugestões, para trabalhar com as crianças... È muito bom obter dicas pela internet, que nos sugere diversas maneiras para proporcinar um bom trabalho para os alunos. Parabéns!
30/09/2010
Cinco estrelasOLÁ!GOSTEI MUITO DESSA SUGESTÃO DE AULA. Simples bem explicada e completa. Parabéns!
13/05/2010
Cinco estrelasotima me ajudou muito obrigada
24/03/2010
Três estrelasGostei, é interessante! Não era a aula que procurava mais foi a que mais se aproximou do meu objetivo. Por isso, baseada nela farei algumas mudanças para uma aula que aborde A Região em que Vivemos.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei este modelo de aula bem objetivo, podendo ser utilizado na alfabetização e nas series iniciais .
24/03/2010
Cinco estrelasAchei as tarefas como professora eselente.Porque elas fazem que o aluno ache bom essa tarefa.Que ele se divirta muito,é ai que acha oque devemos planejar para que o aluno aprenda passe de ano e seje alguém na vida.Para ele aprender e chegar em casa falando :-Mamãe,mamãe hoje foi uma aula muito ótima aula.E é ai que vem a alegria de estudar de um aluno saber que estudar tem os seus momentos ruins mais também tem os seu momento bom.Não é só ir para a escola porque lá tem muitas pessoas que eu amo!
24/03/2010
Quatro estrelasachei ótima a sua sugestão. Parabéns, vou usar na minha sala de aula
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente