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PENSAMENTO CÍCLICO

 

25/02/2010

Autor y Coautor(es)
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Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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Heitor Roberto Dias Francischini

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender o que é um ciclo, extrapolando tal conceito para os exemplos que vemos diariamente na natureza e em nosso corpo. Conhecer alguns ciclos ecológicos e fisiológicos comuns aos nossos olhos. Utilizar seu criticicidade para reconhecer modificações nos ciclos naturais causados pela ação humana (por exemplo, no ciclo na água, do clima, etc.)

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Professor comece a aula pedindo que um aluno voluntário conte um pouquinho do seu dia. Peça a ele que narre os acontecimentos do momento em que ele acorda até o momento que ele acorda no outro dia. Você poderá obter uma resposta similar a esta: “eu acordo, tomo café da manhã, vou à escola, volto para casa, almoço, brinco, faço minha lição, tomo banho, janto e depois vou dormir. Depois disso acordo novamente”. Após a narrativa do aluno, peça que ele repita o exercício para o dia posterior ao que ele já descreveu (possivelmente ele repetirá as mesmas atividades, podendo haver alguma modificação). A idéia desta prática é que todos vejam que repetimos as nossas atividades dia-após-dia, ciclicamente. Caso o aluno voluntário narre seus dias com muita disparidade ao pensamento cíclico, você poderá narrar o seu dia, tomando cuidado para que ele pareça ser cíclico.


Após a atividade, conceitue Ciclo:
“Ciclo é uma série de acontecimentos que se sucedem de forma (mais ou menos) homogênea, de modo que após o último acontecimento, a série retorna ao seu estado inicial, reiniciando a sucessão.”

Com a explicação do conceito de ciclo, peça aos alunos que identifiquem ciclos que eles vêem diariamente: Ciclo Lunar, Ciclo Menstrual, Estações do Ano, o Dia (como sucessão de fases escura e clara), Marés, Cheias, Migrações de Animais (os alunos de algumas partes do Brasil poderão perceber isso na migração de algumas aves), etc.
Obviamente tais respostas serão diferentes em cada parte do Brasil; os caiçaras estarão mais atentos à mudanças na maré, os ribeirinhos e os que vivem no Pantanal estarão mais atentos às cheias e a população do interior brasileiro poderá reconhecer os períodos de seca e de chuva durante o ano. É importante ficar atento à realidade dos alunos!

Para induzir à curiosidade os alunos, paça a eles que citem e posteriormente descrevam ciclos ou eventos cíclicos que acontecem no Corpo Humano. Conforme eles vão respondendo, o professor poderá escrever na lousa e montar uma lista de fenômenos/eventos cíclicos. Se os alunos tiverem dificuldades para realizar tal tarefa, dê alguns exemplos à eles e peça que os descrevam:

  • Ciclo Respiratório: vários mecanismos fazem o pulmão se estirar, ocorre a inspiração (entrada de ar nos pulmões), logo o pulmão fica cheio de ar, ocorrem mecanismos de relaxamento dos pulmões, ocorre a expiração (saída de ar dos pulmões) e o ciclo se reinicia. 
  • Ciclo do Sono: a pessoa desperta, faz todas suas atividades diárias, começa a sentir-se com sono e cansada, dorme e o ciclo se reinicia.

*O professor poderá utilizar-se de um Laboratório de Informática ou da Biblioteca da escola para que os alunos possam pesquisar como funcionam tais ciclos, ou mesmo procurar saber mais sobre outros ciclos fisiológicos, ecológicos ou astronômicos.


Após tal atividade, o professor poderá organizar a sala, de forma em que os alunos estejam dispostos em um círculo. Nesta formação, os alunos deverão passar um objeto qualquer de mãos em mãos, de forma a este objeto passar por todos os alunos e retornar ao primeiro aluno que o receberá do último. Professor faça uma analogia com os ciclos, caracterizando o ciclo na sala de aula e considerando que cada aluno seja uma fase do ciclo.

Ilustre a aula com alguns ciclos:

Um vídeo sobre ciclo lunar pode ser visto no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=gM0RIZDZ7e8&feature=related

Sobre o ciclo menstrual, o professor poderá mostrar o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=dXhgCGs45Ig

A partir dos vídeos, peça aos alunos que identifiquem os fatores que mantêm os eventos cíclicos, para cada exemplo. O Ciclo Menstrual é regulado por hormônios, enquanto que o Ciclo Lunar é regulado pela translação da Lua ao redor da Terra. Mas a grande parte dos ciclos naturais são regulados por muitos fatores. Como, por exemplo, o quê regula o ciclo dos períodos secos e chuvosos? São muitos os fatores climáticos, atmosféricos, intrínsecos e extrínsecos à Terra, que estão todos interligados. Assim como o ciclo do sono, que é regulado por várias reações metabólicas que têm a ver com o nosso “Relógio biológico” que determina os nossos horários, além dos fatores externos (como geralmente dormimos durante a noite, poderemos sentir mais sono durante dias mais escuros, chuvosos por exemplo). Desta explicação, extraia um conteúdo-chave: que os ciclos são regulados por N fatores e que qualquer disfunção em um deles pode desconfigurar o ciclo.


Para que os alunos compreendam mais facilmente, peça a eles que montem o Ciclo da Aula na lousa, utilizando fotos (ou imagens) previamente fornecidas pelo professor. Este fornecerá imagens que ilust rem rios, oceanos, nuv ens, geleiras, um po ço artesiano, uma pe ssoa (ou animal) bebendo água, uma pessoa (ou animal) suando, a chuva, a evaporação, o congelamento, o derretimento, a infiltração da água no solo, e árvores. Os fenômenos (evaporação, condensação, congelamento e liquefação) poderão ser representados por cartões com os próprios nomes. Os alunos deverão relacionar as imagens com os fenômenos, de forma a representar o Ciclo da Água. As imagens poderão ser encontradas em www.sciencephoto.com .

A imagem abaixo poderá ajudar-lhe a nortear a atividade dos alunos:

Com isso, abra uma discussão com a temática “Como o ser humano interfere nos ciclos naturais?”. Peça aos alunos que pensem no Ciclo da Água e que usando tudo o que foi aprendido na aula, expliquem como as intervenções humanas na natureza podem afetá-lo. Utilize-se desta discussão como forma de avaliação da aprendizagem dos alunos.

Recursos Complementares

O professor poderá encontrar informações sobre o ciclo menstrual, ciclo lunar e relógio biológico, respectivamente, nos links abaixo:
http://www.unifesp.br/grupos/rhumana/ciclo.htm
http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2003/ju231pag12.html

Avaliação

Peça para que os alunos redijam um texto, onde devem descrever o Ciclo da Água, incluindo em sua explicação a ação do homem na modificação deste ciclo.

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