21/07/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
O aluno terá condições de analisar como aconteceu a participação da "gente comum" na Revolução Farroupilha. Nesse sentido, poderá compreender de que forma essa "gente comum" é representada nos documentos históricos.
Noção de Revolta, Revolução, Movimento Social
1. Apresentar aos alunos o conteúdo a ser trabalhado: As revoltas ocorridas no Brasil - Período Imperial ( Revolução Farroupilha - revolta separatista e republicana, Rio Grande do Sul (1835-1845)).
2. Identificar qual a noção que os alunos tem de Revolta e Revolução. O professor divide o quadro negro em duas partes: uma destinada ao ítem Revolta e a outra ao ítem Revolução. Coloca no quadro as seguintes questões: a) O que você entende por Revolta? b) O que você entende por Revolução? Pede aos alunos que respondam no caderno as duas questões. Solicitar aos alunos que leiam suas respostas e anotar no quadro
3. A partir do momento que o professor fez a sondagem sobre a noção que os alunos tem de Revolta e Revolução solicitará aos mesmos que realizem a leitura do texto "Revolução ou revolta?" disponível no endereço http://www.espacoacademico.com.br/086/86lima_raymundo.htm. Os alunos serão divididos em grupos (de 4 a 5 alunos). Eles devem confeccionar um cartaz com o sentido político da Revolta e Revolução presentes no texto. Pode ser como o modelo abaixo.
REVOLTA SENTIDO POLÍTICO |
REVOLUÇÃO SENTIDO POLÍTICO |
|
|
Posteriormente apresentam para a turma para que seja feita a discussão com todos os alunos.
4. Realizar a leitura do conteúdo no livro didático (nesse caso pode ser o que é adotado pela escola). Nesse caso a sugestão é uma leitura coletiva com os alunos. Essa leitura coletiva é sugerida pois os textos sobre o assunto não são extensos. O professor pode solicitar que algum aluno realize a leitura em voz alta e posterioremente realiza um comentário geral em sala de aula tendo como direcionamento a questão: Que tipo de abordagem o autor desenvolve e como são apresentados os sujeitos no contexto da Revolução Farroupilha?
- BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna Renata; SCHNEEBERGER, Alberto. História. Volume único para o ensino. São Paulo: Scipione, 2004. Coleção De Olho no mundo do trabalho). P. 305.
- ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História: história geral e do Brasil. São Paulo. Ática. 2003. p. 279-280.
Esse trabalho tambem pode ser direcionado para análise de sites referentes sobre a Revolução Farroupilha. O professor solcita aos alunos que pesquisem os dois sites abaixo e preencham a tabela comparativa.
SITE 1: http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Brasil/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Farroupilha
SITE 2: http://www.semanafarroupilha.com.br/historico.php
SITE 1 |
SITE 2 |
||||
|
|
Em ambas as atividades citadas anteriormente o professor pode sugerir aos alunos que pesquisem mais sobre quem são os sujeitos históricos apresentados nos livros didáticos e nos sites. A que camada social pertencem. Por que motivos defendiam tão veemente os ideiais da Revolução Farroupilha?
5. Fontes para pesquisa na Internet.
FONTE 1. Pesquisa internet: levar os alunos ao laboratório de informática, se caso não tiver na escola solicitar que façam em outro local e que pesquisem nos seguintes sitios: sitio 1 -http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos
Carga de cavalaria Farroupilha
_______________________________________________________________________________________________________
sitio 2 - http://www.pampasonline.com.br/tradicao/tradicao_revolucaofarroupilha.htm.
Bandeira Farroupilha
O desafio é que realizem uma análise de como os sites foram construídos e que tipo de abordagem histórica é feita sobre a Revolução Farroupilha.
_______________________________________________________________________________________________________
FONTE 2: Acessar o site http://www.espacoacademico.com.br/086/86lima_raymundo.htm, e realizar leitura sobre definição de Revolta e Revolução.
Albert Camus
_______________________________________________________________________________________________________
6. Apresentar uma imagem sobre a Revolução Farroupilha - discutir com os alunos quem são os sujeitos históricos presentes na cena (Imagem sobre Revolução Farroupilha: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/historia/2guefarra.jpg)
*Apresentar aos alunos o áudio e o vídeo.
Aprendendo sobre a Revolução Farroupilha
Sugerir que eles anotem os motivos e os desfechos da Revolução Farroupilha e posteriormente apresentem para a classe para discusão no grande grupo.
Porto Alegre (RS) [Breve História das Capitais Brasileiras]
Com o vídeo sugerir aos alunos que apresentem em que contexto a Revolução Farroupilha é abordada na produção. De que forma o assunto é apresentado? Quais personagens são apresentados no video e qual sua participação na Revolução Farroupilha. No vídeo a Historiadora Cláudia Wasserman comenta que a Revolução Farroupilha foi uma revolta dos Estancieiros contra o Governo Imperial. diante disso o que pretendiam esses estancieiros com a separação do Rio grande do Sul do restane do país?
RECURSOS COMPLEMENTARES
Tv e Vídeo, Laboratório de Informática (se a escola possuir), Micro Sistem, Retroprojetor (para projetar a imagem da Revolução Farroupilha).
Sugestão de Leitura.
- HOBSBAWM, E. J. A História de baixo para Cima. In: HOBSBAWM, E. J. Sobre. História. Trad. de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998
- VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo. A Pesquisa em História. Editora Ática, SP. 1989.
Sugestão de Sites.
- http://www.terragaucha.com.br/revolucao_farroupilha.htm
- http://www.riogrande.com.br/revolucao_farroupilha-b498-en.html
Instrumento de Avaliação: Produção de Texto: Os alunos deverão construir sua narrativa histórica sobre a Revolução Farroupilha.
Critérios de Avaliação: Observar se a partir das idéias prévias apresentadas, os alunos desenvolveram sua compreensão histórica da Revolução Farroupilha. Se o aluno conseguiu identificar os sujeitos históricos que atuaram duranta a Revolução Farroupilha situando-se no tempo e espaço. Perceber se os alunos conseguiram identificar mudanças e permanências bem como distinguir conceitos como Revolta e Revolução.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!