18/03/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Introdução
O aquecimento global e as mudanças climáticas, ocasionadas dentre outros fatores, pelo aumento das emissões de gás carbônico na atmosfera terrestre, são temas de ampla discussão em nossa sociedade. Dessa forma, surgem perguntas como:
Essas são perguntas que muitas pessoas já se fizeram na busca por soluções para esse desafio. Nessa realidade surge o chamado "mercado ou neutralização do carbono" cujo entendimento é o objetivo da presente sugestão de aula.
Para saber mais, clique no link:
www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/clima/mudancas_climaticas/
ou na figura abaixo:
Aula 01
Caro(a) professor(a), inicie sua aula questionando a idéia do que seja efeito estufa e qual sua interferência no chamado aquecimento global.
É importante ressaltar que o efeito estufa é critério fundamental para a manutenção da vida no planeta, já que este é que mantém a temperatura global estabilizada. O perigo está na intensificação desse efeito estufa, que está cada vez mais intenso, dados os níveis cada vez maiores de emissões de carbono em escala global.
Sugere-se apresentar os seguintes vídeos, que trabalham a questão das mudanças climáticas:
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa
Esse recurso também está disponível em:
www.hiperescopio.com.br/imagens/mag/versao_separada/02_o_efeito_estufa/02_o_efeito_estufa.html
Diga-lhes que de uma maneira simplificada, neutralizar carbono é impedir sua emissão na atmosfera. A emissão se baseia no ciclo do carbono e está ligada a processos industriais, que invariavelmente, envolvem a queima de combustíveis fósseis e grandes incêndios florestais, como os que ocorrem na Amazônia.
Essa neutralização passa por duas etapas, uma individual e outra coletiva, mediante grandes projetos.
A figura abaixo ilustra as etapas do processo de resgate do carbono:
planetasustentavel.abril.com.br/pops/sequestro_carbono_pop.shtml
Trabalhe essa figura com seus alunos, solicite que eles identifiquem cada etapa conjuntamente. Uma sugestão é enumerar cada uma dessas etapas e escrevê-las no quadro, e sempre que possível fazer a conexão com a realidade de sua localidade.
Ações Individuais
As ações individuais para neutralização do carbono representam a construção de um novo estilo de vida, consumindo de maneira sustentada e tendo responsabilidade pelos resíduos gerados. É um esforço concentrado para produzir menos lixo e usar mais energia renovável.
Nesse contexto, é importante estabelecer a conexão com o que consumimos com os processos industriais/econômicos, que produzem esses bens e por consequência emitem carbono.
Questione a seus alunos:
Para um maior entendimento de como pessoas comuns podem contribuir grandemente nas emissões de carbono através do consumo, apresente-os ao seguinte site, que oferece uma calculadora on line de emissões atmosféricas. É uma maneira de trabalhar a percepção que todos nós, de uma maneira ou de outra, influenciamos o meio ambiente.
Endereço disponível em:
www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora
Ou clique na figura abaixo e calcule sua emissão:
Ações Coletivas
Conforme as pessoas e o mercado se conscientizam de sua parcela de responsabilidade pelo o aquecimento global, algumas recorrem às compensações de carbono como uma forma de neutralização. Mas como funciona?
As empresas primeiro calculam a liberação de Gases do Efeito Estufa (GEE) na industrialização de um produto cobram um valor no preço final deste, baseado em quanto de GEE se emitiu ao produzi-lo. Ao comprar esse produtos, financia-se projetos que reduzem emissões de gases do efeito estufa (GEE). Os projetos podem ser de reflorestamento, ampliação ou mudanças em usinas elétricas e fábricas ou aumento da eficiência energética de prédios e transportes.
Essa proposta trabalha em uma esfera global, que permite reduzir o GEE mundial total, já que as emissões GEE se misturam rapidamente no ar e, diferentemente de outros poluentes, se espalham por todo o planeta. Por isso, não importa onde as reduções de GEE ocorram. Importa apenas que menos carbono seja jogado na atmosfera.
Uma proposta estratégica para o Brasil
Por ser um país de extensa cobertura florestal, o mercado de carbono é uma oportunidade de se manter a vegetação em pé, já que o processo de fotossintese retira o carbono da atmosfera e o fixa nas árvores.
Portanto, plantar árvores pode ser um excelente negócio para o Brasil, pois com essas florestas o país poderia negociar créditos de carbono com países industrializados. O carbono emitido em indústrias estrangeiras poderia ser fixado em árvores plantadas no Brasil.
Como atividade sistematizadora do que foi discutido em sala de aula, promova um debate sobre as vantagens e desvantagens da fixação do carbono.
Algumas perguntas a serem debatidas são:
Esse debate pode ser feito da seguinte forma:
Divida a sala em três grupos onde:
a) um grupo simula que é uma grande empresa interessada em um projeto de fixação de carbono
b) outro grupo busca convencer da eficiência do projeto;
c) outro grupo faz um trabalho de auditoria no projeto, buscando pontos falhos e fazendo questionamentos aos que oferecem o projeto.
Esses grupos devem debater e o grupo dos empresários escolhe se a proposta de neutralização de carbono é viável ou não.
Aula 02: Atividade de Campo - Praticando a Fixação de Carbono
Sugere-se essa atividade como uma campanha ou um programa, que deve ser desenvolvida de maneira continuada na escola. O objetivo é contribuir para a melhoria da eficiência ambiental de processos, implementando em suas ações e métodos de produção o princípio do 3R+C:
Sugere-se utilizar a calculadora verde acima trabalhada, para ser saber quanto de CO2 o aluno emite e plantar, as árvores para compensá-lo.
A escola pode estabelecer um grupo de trabalho e escolher uma área próxima para o plantio. Essas árvores mais do que fixar carbono e contribuir para desacelerar o aquecimento global, colabora-se com o restauro de formações florestais próximas às escolas, as das margens de rios. Isso oferece um pacote de serviços ambientais que incluem preservação dos recursos hídricos, do solo e da biodiversidade local e regional.
Devem ser utilizadas espécies do ecossistema da região do plantio, pois estas terão muito mais oportunidade de adaptação ao ambiente, além de garantirem a conservação da diversidade regional.
Após o plantio das mudas, uma manutenção intensiva deve ser realizada pela escola e comunidade. Este cuidado garante que as mudas se desenvolverão formando uma nova floresta.
Com isso é possível que o aluno aprenda na prática a temática trabalhada e se aproprie da responsabilidade de conservação do meio ambiente.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais | Animação/simulação |
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Carbono | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
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08/05/2015
Cinco estrelasExcelente proposta! Aula muito bem elaborada!
19/09/2014
Cinco estrelasO trabalho de aula é realmente excelente. Gostaria de receber por e-mail outros trabalho do Gênero. Parabéns.
04/03/2014
Cinco estrelasDeveria ter um link para baixar o vídeo e suas funções.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito legal esta aula, está de parabéns o professor Nilton. Muito interativa a proposta, não sei se ela foi utilizada com os alunos. Gostaria que me mandassem provas de sua execussão, pois achei o conteúdo extenso para apenas duas aulas de 50 minutos! Gostaria que me mandassem os vídeos ou como conseguir o download.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito louvavel a aula elaborada pelo professor Nilton Goulart de Sousa,que trabalhou dentro dos padrões adequado para um bom debate entre os alunos,gostei da sua metodologia,mas acho o conteudo muito, para duas aulas, pois um tema como esse deve ser pelo menos em quatro aulas de cinquenta minutos.