23/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
A transformação de calor em energia, bem como o reaproveitamento do calor e energia dissipadas em mais calor, energia e/ou trabalho são assuntos constantes nos meios de pesquisa desde os mais remotos tempos até hoje.
Heron ou Herão, conhecido pela fórmula que leva seu nome e se aplica ao cálculo da área do triângulo foi um dos grandes percursores quanto a transformação de calor em energia. O modelo desenvolvido por Heron de Alexandria, que transformava energia térmica em energia dinâmica, foi um dos primeiros desenvolvidos em meados do século I na Grécia, criado com o objetivo de divertir pessoas. Saiba mais sobre a máquina de Heron, clicando no recurso a seguir:
Durante o século XVIII muitas outras máquinas a vapor foram desenvolvidas. Muitos destes modelos de máquinas a vapos contribuiram com a Revolução Industrial no XIX.
Hoje ainda temos, muitos pesquisadores como Heron que buscam transformar calor em energia dinâmica ou até mesmo em som. Na universisade de Utah, em notícia divulgada em junho de 2007, físicos desenvolvem desenvolvidos dispositivos que transformam calor em som e, em seguida, em eletricidade, é muito interessante o processo que pode ser melhor conhecido em: http://www.unews.utah.edu/p/?r=053007-1.
Obs: cabe salientar aqui que quando apresento o termo calor no título me refiro a energia térmica e quando falo em energia me refiro a trabalho, buscando , neste contexto, utilizar termos mais próximos a realidade do aluno, mas este termos devem ser articulados e definidos dando ênfase as várias formas de energia que podem gerar um trabalho e/ou movimento.
Para fixar a relação entre calor e energia proponho que assista com os alunos o seguinte vídeo de 2 minutos, que deverá ser o disparador de uma discussão sobre o tema: Calor como forma de energia.
Professor, se nunca trabalhou com os alunos, no laboratório de física, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório, ok?!?
No laboratório de física, juntamente com seu apoio professor, proponha aos alunos, que em duplas ou trios, construam a Máquina de Heron.
Para construí-la necessitaremos dos seguintes materiais, propostos por Naiara Yohanna Klein, em http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/arquivo.php?idArquivo=66:
- 1 lâmpada (para servir de recipiente para a água);
- 1 rolha de borracha;
- 2 tubos de metal;
- suporte de madeira;
- barbante;
- latinha de metal;
- fósforo, álcool e giz.
Antes ou após de realizar esta atividade sugiro a leitura e a realização das atividades propostas em: Dá um tempo, motor!, disponível em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/content/download/3754/29160/file
Nome | Tipo |
---|---|
Máquina de Heron | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasNão achei o que estava procurando!
24/03/2010
Cinco estrelasótima, muito bem elaborada e estruturada.
24/03/2010
Cinco estrelasNa verdade eu não achei o que eu estava preocurando que é maquina de heron e as relações entre trabalho,calor e energia!