10/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno poderá aprender como é a constituição dos diferentes tipos de solo e a maneira como os seres vivos contribuem para a sua formação.
Esta aula pode ter inicio com uma atividade prática na qual o professor separa a classe em grupos e coloca sobre a carteira de cada grupo um pouco de terra e uma lupa. Sugerimos que ele coloque diferentes tipos de “terra” (argila pura, areia, terra vermelha tipo barrenta e terra com húmus, são exemplos) e solicite aos grupos que examinem o material deixado em suas mesas com o auxilio da lupa. O objetivo desta atividade é que os alunos percebam que existem diferentes tipos de solo.
(Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abril/imagens/solo.jpg )
Para promover a troca de informações entre os alunos e fazer com que eles percebam que existem diferentes tipos de solo o professor pode fazer algumas perguntas que nortearão o compartilhamento das observações:
- O material observado é homogêneo?
- Qual a textura do material observado?
- O material observado tem cheiro?
A partir das respostas dadas pelos alunos o professor pode dar inicio a abordagem teórica, explorando principalmente o que é o solo e então poderá promover uma discussão com os alunos sobre como os seres vivos ajudam em sua formação. Isso pode ser feito a partir de perguntas que explorem situações já observadas pelos alunos, por exemplo:
Quais animais vocês se lembram de terem visto, que vivem no solo?
A partir das respostas o professor poderá discutir com os alunos a necessidade de ar, água, alimento e outros recursos para os animais que vivem ali.
Nos links abaixo o professor poderá encontrar algumas informações sobre a formação de solo:
http://www.meioambientecriancas.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=13
http://www.cnps.embrapa.br/search/mirims/mirim01/mirim01.html
Caso o professor deseje poderá complementar sua aula com algumas informações sobre a contaminação de solos, propondo, inclusive, discussão com os alunos, para isso, ele poderá acessar os seguintes links:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/solo.htm
http://www.iac.sp.gov.br/ECS/WORD/SoloxQualidadedoAmbiente.htm
Na segunda aula o professor pode propor uma atividade prática aos alunos em que eles irão preparar diferentess tipos de solo. Para isso, sugerimos a realização da atividade que se encontra no link abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3606/composicao%20solo.pdf?sequence=3
Após a realização do experimento o professor pode solicitar aos grupos que contem aos demais colegas de sala como foram formados os solos por eles preparados. Este será um momento propicio para o professor apresentar as denominações dos diferentes tipos de solos que foram apresentados. Solicite aos alunos uma pesquisa, que pode ser realizada no laboratório de informática ou com consulta em livros sobre os diferentes usos e aplicações dos tipos de solo estudados em aula. O compartilhamento dos resultados e, portanto a participação dos alunos pode ser considerada como avaliação.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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29/04/2010
Quatro estrelasadorei o fato deles botarem a mão na terra, eles vão adorar.