23/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Inicie a aula assistindo e discutindo o vídeo a seguir que pode ser encontrado no Banco Internacional de Objetos Educacionais em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4833 e no youtube, como apresenta-se a seguir:
Este vídeo esclarece a questão referente a mudança de estado da matéria e a manutenção ou não da temperatura, estabelecendo o conceito de calor latente.
Para complementar a discussão do vídeo e os conceitos nele aprendidos proponho que realize o experimento a seguir, com os alunos no laboratório de física ou na sala de aula, mas lembre-se:
Se nunca trabalhou com os alunos, no laboratório de física, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório, ok?!?
Nome | Tipo |
---|---|
Mudança de fase | Experimento prático |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!