Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Propagação de calor: convecção

 

23/06/2009

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Verificar como ocorre transmissão de calor por convecção num líquido e num gás sob aquecimento.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Compreender o conceito de calor.
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1722/imagens/problematizacao.gif

Momento 01

 

Ocorrendo principalmente nos fluidos (gases e liquidos), a convecção também é uma forma de transmissão do calor, diferente da condução onde o calor é propagado de átomo a átomo sucessivamente, na convecção a propagação do calor se dá por meio do movimento do fluido envolvendo transporte de matéria.

No interior das geladeiras, freezers e refrigeradores, o calor se propaga por convecção, com o ar frio descendo e o ar quente subindo. Por isso que o congelador não pode ficar na parte baixa do refrigerador, pois, o ar frio seria obtido na parte baixa  de dentro do gabinete, tendo assim uma situação de equilíbrio.  Assim, não haveria a convecção e o calor seria propagado por condução lentamente e sem eficiência.

Como ocorre a propagação de calor por convecção?

Quando uma certa massa de um fluido é aquecida suas moléculas passam a mover-se mais rapidamente, afastando-se, em média, uma das outras. Como o volume ocupado por essa massa fluida aumenta, a mesma torna-se menos densa. A tendência dessa massa menos densa no interior do fluido como um todo é sofrer um movimento de ascensão ocupando o lugar das massas do fluidoque estão a uma temperatura inferior. A parte do fluido mais fria (mais densa) move-se para baixo tomando o lugar que antes era ocupado pela parte do fluido anteriormente aquecido. Esse processo se repete inúmeras vezes enquanto o aquecimento é mantido dando origem as chamadas correntes de convecção. São as correntes de convecção que mantêm o fluido em circulação. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/CESTA/fisica/calor/conveccao.html.

 

Momento 02 - Laboratório de Física

Professor, se nunca trabalhou com os alunos, no laboratório de física, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório, ok?!

Vamos as atividades:

O primeiro experimento tem o objetivo de mostrar como ocorre transmissão de calor por convecção num líquido e a segunda em um gás.

 
 
Após a realização destes experimentos propanha aos alunos que respondam, em duplas, as questões a seguir.
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1722/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif
 
Momento 03

 

 

  •  Como que fenômenos naturais como as brisas marítima e terrestre, ventos e as correntes oceânicas podem ser explicados através da convecção?
  •  Por que as prateleiras da geladeira não podem se maciças?
  •  Por que o dedo, no vídeo a seguir, consegue ficar um longo tempo na lateral da chama e não na parte de cima?

 
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Propagação de calor por convecção - 1 Experimento prático
Propagação de calor por convecção - 2 Experimento prático
Recursos Complementares
- A propagação do calor e o efeito estufa.Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u10688.shtml. Acesso em 10 de mar. de 2009.

- Caldeira Digital: simulações. Disponível em: http://caldeiradigital.wordpress.com/2008/04/27/propagacao-de-calor-pt2/. Acesso em 19 de mar. de 2009.

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • PABLO, FATE 13 , São Paulo - disse:
    pabloluis09@hotmail.com

    15/07/2010

    Cinco estrelas

    ACHEI O QUE EU QUERIA...E MAIS UM POUCO... OBRIGADO VOU RECOMENDAR


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.