Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gente tem nome e sobrenome

 

10/02/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os/As alunos/as poderão desenvolver as linguagens oral e a escrita e conhecer a história do seu nome e a do nome dos outros.

Duração das atividades
120 minutos- 2 aulas de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as já estejam alfabetizados/as.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - Uma (1) aula de 60 minutos.

Professor/a para iniciar esse conteúdo você irá precisar da letra e da música: “Gente tem sobrenome” do compositor Toquinho e Elifas Andreato.
Para ter acesso à letra da música, sugerimos que acesse o sítio: http://letras.terra.com.br/toquinho/87252/


Gente Tem Sobrenome

Toquinho
Composição: Toquinho / Elifas Andreato
Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.


Providencie uma cópia para cada criança e uma outra para ser colocada na lousa ou em cartaz em tamanho maior. Poderá também ser apresentada em retroprojetor.
Professor/a, após a apresentação da música para as crianças, pergunte-as quais nomes citados na música elas conhecem e o que sabem sobre eles.
Você poderá, professor/a, listar o nome de quem elas conhecem e também o que sabem sobre eles e, posteriomente, solicitar-lhes uma pesquisa sobre esses personagens para averiguar suas hipóteses com as informações verídicas.
Peça que, na letra da música, identifiquem os sobrenomes de cada personagem apresentado pelos compositores, os circulando e colorindo.
Pergunte aos/as alunos/as o nome e o sobrenome de cada um/a e vá anotando na lousa as respostas. Confira-os com o diário de classe para verificar se não há nenhum erro.
Questione as crianças se elas sabem o porquê da ordem de seus sobrenomes, explicando-lhes que geralmente possuem o sobrenome de seu pai e de sua mãe. Se algum/a aluno/a não possuir paternidade identificada, tenha cautela para fazer essa abordagem.
Demonstre para os/as alunos/as a composição de seus nomes escrevendo o nome e o sobrenome do pai e o da mãe e depois compondo o seu nome. Exemplo:

Paulo Renato Oliveira (Pai)
Marcia Tavares (Mãe- nome de solteira)
Marcia Tavares Oliveira (Mãe- nome de casada)
Tiago Tavares Oliveira (Filho)


Esclareça que a mulher quando se casa, geralmente recebe o nome do esposo, o que aconteceu com sua mãe, mas o esposo não muda o nome, como ocorreu com seu pai.
Repita essa demostração pelos menos três vezes, depois peça as crianças que fiquem em dupla e façam a mesma coisa para demonstrar ao/à colega.
Observe se há entre os/as alunos/as sobrenomes iguais, instigando-os/as a descobrirem o porquê dessa igualdade.

Aula 2 – Uma (1) aula de 60 minutos.

Peça aos/as alunos/as que pesquisem junto aos seus familiares a história de seus nomes e a escrevam do jeito que derem conta, no caderno.
Organize os/as alunos/as em roda e peça que leiam ou contem sobre a história de seus nomes. Você professor/a também poderá participar dessa atividade contando sobre a história do seu nome.

Avaliação

A avaliação será desenvolvida em todas as etapas do processo de desenvolvimento da aula, através da observação, do diálogo reflexivo, produzidos individual e/ou coletivamente e também através dos registros orais e escritos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 4/5 - 80%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Telma Maciel, Escola Leonor Nogueira , Pará - disse:
    cristelmaciel@gmail.com

    20/05/2012

    Quatro estrelas

    Sugestão de aula muito boa, coloca o aluno como o centro da aula. A partir de seu nome, além do que foi sugerida existem mais atividades. Obrigada pelo norte!


  • Carolina Barboza, EMEF Antônio Fernandes de Almeida , Espírito Santo - disse:
    carolpontual@hotmail.com

    11/04/2012

    Quatro estrelas

    Realmente as crianças se interessam por saber a história do seus nomes.


  • antonieta athayde teixeira kovac, E.E Joaquim Mendes Feliz , São Paulo - disse:
    antoathayde@gmail.com

    01/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão. Já havia trabalhado esta música e pude explorar melhor o tema. Um abraço!


  • carmem, ufcg , Paraíba - disse:
    carmemlflima@hotmail.com

    03/02/2012

    Quatro estrelas

    gostei da sugestão metodológica de trabalhar o nome e pode-se dependendo da turma, informar que aqueles nomes todos trabalhados são substantivos, uns próprios e outros comuns. um abração


  • Fabiana Carvalho da Luz, Escola Municipal Manoel A. da Luz , Bahia - disse:
    fabianaluz89@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Considero a aula muito bem estruturada, pois permite a interação entre os alunos de forma dinâmica através da música levando em consideração a sua história de vida, fazendo com que os mesmos se sintam valorizados, permitindo também a participaçaõ da família no contexto escolar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.