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EU E A SOCIEDADE CRIANDO E FAZENDO HISTÓRIAS

 

08/03/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA CARVALHO PACHECO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o/a aluno/a poderá aprender a:
• analisar o processo de formação da sociedade;
• relatar os principais fatos que marcam a trajetória de vida do homem e da mulher trabalhador/a;
• relacionar as ações humanas com as influências sociais;
• enumerar as formas de participação do homem e da mulher na sociedade que podem contribuir para a construção da cidadania;
• verbalizar com fluência ideias e experiências;
• utilizar, aperfeiçoando, o sentido da audição através da música;
• dialogar, produzindo modos novos e próprios de pensar coletivamente;
• construir “universo vocabular”, “universo temático” ou palavras geradoras.

Duração das atividades
240 minutos – quatro aulas de sessenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realizar esta atividade é necessário que o/a professor/a já tenha trabalhado com a turma:

• acuidade visual e auditiva;
• despertado o desejo de aprender dos/das alunos/as;
• incentivado o gosto de participar de grupos de estudos/ discussões.

Estratégias e recursos da aula

Propomos que esta atividade seja trabalhada em turmas de Educação de Jovens e Adultos que estejam iniciando o 1º ciclo da EJA, ou seja, os estudos equivalentes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Pretendemos com esta atividade, que o/a aluno/a compreenda a importância da relação de reciprocidade entre homem/mulher e sociedade. E que se sinta estimulado/a a se alfabetizar e dar continuidade em seus estudos formais, a fim de exercer com maior plenitude sua cidadania e participação na construção da sociedade almejada.

Em sala de aula

Atividade 1: Duas (2) aulas de 60 minutos
Professor/a antes de iniciar a atividade crie em sala de aula um clima descontraído. Pergunte aos/às alunos/as se gostam de música, quais são seus cantores e músicas prediletas. Discuta sobre os temas de algumas músicas citadas. Se algum/a aluno/a gostar de cantar e quiser fazê-lo peça que cante pelo menos uma parte das músicas citadas para que todo grupo consiga identificá-las. Professor/a medie essa conversa para não deixar divagar e fugir dos objetivos das atividades. Informe que a aula continuará muito animada, pois irá apresentar duas músicas para cantarem e discutirem sobre suas letras. Professor/a se na escola houver sala de multimídia leve seus/suas alunos/as para a mesma, a fim de que assistam o clipe do YOUTUBE sobre a música "Chico Brito" de autoria dos compositores Wilson Batista e Afonso Teixeira e cantada por Paulinho da Viola. Para isso, acesse o sítio:

Anaferola

http://www.youtube.com/watch?v=Q8fk8FnhwiU


Se não houver sala multimídia, utilize a própria sala de aula e se possível leve um Toca CD para colocar a música para os/as alunos/as ouvirem. Apresente um cartaz com a música e ainda distribua a letra impressa para cada aluno/a acompanhar a sua execução. Se os/as alunos/as não souberem ler não há problemas, é importante o contato com o texto escrito, até porque já o fazem no seu dia-a-dia. Lembre-se, o/a adulto/a pode ser analfabeto, mas não iletrado. Professor/a você poderá encontrar a letra da música no sítio: http://letras.terra.com.br/paulinho-da-viola/682924/
Professor/a após verem o clipe, escutarem e cantarem a música, estimule um diálogo a partir de questões tais como:

• Qual o nome da música?
• Quem a compôs?
• Quem a cantou?
• Quem é Chico Brito?
• Ele sempre foi assim?
• O que fez com que ele mudasse? Quais ações humanas e/ou influências sociais o modificaram?
• É possível livrar dessas influências? Como?
• Quais fatores na sociedade levam as pessoas se desviarem do caminho correto?
• Algumas pessoas são mais influenciáveis do que outras? Por quê?
• Quem era o Peçanha?
• No/s bairro/s onde vocês vivem, conhecem alguém que tem a vida semelhante à de Chico Brito?
• Quais fatores na sociedade podem levar as pessoas a se desviarem do caminho correto?
• No caso de Chico Brito ele transformou a sociedade ou a sociedade o transformou?

Terminado o diálogo pergunte se algum/a aluno/a quer ler para todos/as a letra da música. Se não, leia você p rofessor/a, inicialmen te sozinho/a com bastante fluência, postura e entonação, depois leia verso por verso e a turma os repetem e assim sucessivamente até terminar. Em seguida peça que repitam com a letra da música impressa que receberam, e que vai fazer junto com eles/as utilizando o cartaz que contém a música. Faça de acordo com a atividade proposta abaixo:

• Sublinhar usando lápis de cor:

vermelho o título da música;
verde os compositores da música;
 amarelo o nome do melhor esporte de Chico Brito;
azul os nomes que indicam o que ele tinha, era e fazia quando menino;
alaran jado a palavra que representa quem é responsável pela transformação de Chico Brito.

• Destacar pelo menos cinco (5) palavras ou expressões que julgou mais importantes na letra da música para servirem como tema das próximas aulas. (Sugerimos que os/as alunos/as sejam estimulados/as a destacarem: processo, façanha, baralho, erva do norte, baralho, religião, bola, revezes, teses, homem, nasceu bom, bom não se conservou, sociedade e transformou).

Atividade 2- Uma aula de 60 minutos

Professor/a relembre com os/as alunos/as a aula anterior na qual analisaram a música Chico Brito, após esse aquecimento proponha que na sala de multimídia assistam o clipe do YOUTUBE da música: Pra Não Dizer Que Não Falei De Flores de autoria do compositor Geraldo Vandré e cantada pelo mesmo ou na própria sala de aula ouçam o CD que contém a música. Acesse o sítio:

Anferola2

http://www.youtube.com/watch?v=PDWuwh6edkY.


Apresente um cartaz com a letra da música e ainda distribua a letra impressa para cada aluno/a acompanhar a sua execução. Para isso, acesse o sítio: http://letras.terra.com.br/geraldo-vandre/46168/.

Professor/a, assim como na música anterior, após verem o clipe, escutarem e cantarem a música estimule um diálogo a partir de questões tais como:
• Qual o nome da música?
• Quem a compôs?
• Quem a cantou?
• Existe igualdade entre as pessoas?
• Devemos ser passivos diante dos fatos ou agir?
• Os soldados são passivos? O que lhes é ensinado nos quartéis?
• Porque o compositor nos compa ra com soldados?
• Onde e com que esses soldados atuam?
• Caminhando e cantando é possível aprender e ensinar nova lição?
• Que lição é essa? De acomodação ou de luta?
• Agindo assim podemos mudar a sociedade?
• Porque o compositor disse que os soldados tem a história na mão? Isso acontece nos nossos dias?
• Podemos relacionar as flores abordadas na música a qual situação?
• As pessoas que sabem e fazem a hora são cidadã s? Por quê?
• Você espera ou faz a hora?
• Na música Chico Brito os compositores deixam clara a mensagem que a sociedade transforma as pessoas e na música "Pra Não Dizer Que Não Falei De Flores", qual a mensagem? O homem é moldado passivamente pela sociedade ou ele pode agir mudando a história?


Professor/a para diversificar você poderá propor a realização de uma dinâmica de grupo. Insira as questões acima em tiras de papel, coloque-as em uma sacolinha de tecido ou plástico, explique para a turma que colocará novamente a música para escutarem, enquanto isso a sacolinha deverá passar rapidamente de mão em mão, quando a música for interrompida quem ficou com a sacolinha deverá responder a questão, após a resposta se algum/a colega da turma quiser poderá completar a resposta, concluída continua a brincadeira até terminar as tiras com questões.
Terminado o diálogo ou a dinâmica, assim como na Atividade 1 pergunte se algum/a aluno/a quer ler para todos/as a letra da música. Se não, leia você professor/a, inicialmente sozinho/a com bastante fluência, postura e entonação, depois leia verso por verso e eles/as os repetem e assim sucessivamente até terminar. Em seguida, peça que repitam na letra da música impressa, que receberam de você, os passos abaixo, utilizando o cartaz que contém a letra da música ampliada.

• Sublinhar usando lápis de cor:
vermelho o título da música;
verde os compositores da música;
amarelo a frase que fala da igualdade entre as pessoas e em qual condição;
azul a estrofe da música que fala das condições políticas e sociais da época em q ue a música foi es crita;
alaranjado os locais onde armados ou não podemos atuar como soldados.

• Destacar pelo menos cinco (5) palavras ou expressões que julgou mais importantes na letra da música para servirem com tema das próximas aulas. (Sugerimos que os/as alunos/as sejam estimulados/as a destacarem as seguintes expressões ou palavras: saber, esperar, faz a hora, fome, indecisão, canhão, flores vencendo o canhão,soldados, a história na mão,lição).


Atividade 3- Uma aula de 60 minutos

Professor/a retome com os/as alunos/as as ideias centrais das aulas anteriores.Pergunte a eles/as se todas pessoas ficam passivas às pressões da sociedade e/ou lutam contra a mesma. Pergunte ainda se conhecem pessoas que não levam as coisas muito a sério e que deixam a vida levá-las aonde querem. Explore bastante esse assunto depois as leve para sala de multimídia, se houver, para assistirem ao clipe do YOUTUBE sobre a música: Deixa a Vida Me Levar composta e cantada por Zeca Pagodinho.
Acesse o sítio:

Anaferola3

http://www.youtube.com/watch?v=SGi_RWx8yaw.


Você poderá proporcionar ainda, um momento para escutarem o CD que contém a música.

Professor/a, assim como nas músicas anteriores, após verem o clipe, escutarem e cantarem a música estimule um diálogo a partir de questões tais como:
• Qual o nome da música?
• Quem a compôs?
• Qual a relação dessa música com as músicas Chico Brito e Pra Não Dizer Que Não Falei De Flores?
• Com qual mais se identificou? Por Quê?
• Segundo sua interpretação, qual música demonstra a melhor forma da pessoa exercer sua cidadania respeitando a cul tura e a diversidade cultural do local e das pessoas com as quais vive e convive?
• O fato de estarem buscando a escolarização que não foi possível obter em tempo regular, os/as tornam diferentes? Justifiquem.


Terminado o diálogo, assim como nas Atividades 1 e 2, pergunte se algum/a aluno/a quer ler para todos/as a letra da música. Se não, leia você professor/a, utilizando a mesma estratégia das atividades anteriores ou outra que julgar adequada para a situação. Não deixe de explorar a letra da música utilizando o mesmo material de apoio (cartaz e letra da música impressa). É importante continuar destacando pelo menos cinco (5) palavras ou expressões para servirem de temas para as próximas aulas. Sugerimos: origem pobre, coração é nobre, vida me levar, destino, desespero, trancos e barrancos.
Para fechar essas atividades proponha que a turma faça uma cantoria no início da aula, para todas as turmas da escola, utilizando instrumentos musicais formais (violão, cavaquinho, batuque, pandeiro, reco reco, triângulo) ou improvisados, caso tenham alunos/as que os executem. Professor/a estimule a turma a escolher um/a apresentador/a o/a qual deverá explicar para o público as músicas que serão apresentadas e o significado e relevância social das mesmas.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante o processo, por atividade, devendo ser considerado em que medida os objetivos propostos foram alcançados.
Caso necessário, professor/a anote as necessidades e possíveis dificuldades de cada aluno/a para serem trabalhadas nas demais aulas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Marcos , EE CLEIDE DA FONSECA FERREIRA , São Paulo - disse:
    markitorose@ig.com.br

    07/04/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE TRABALHO! ACREDITO QUE O PROCESSE ENSINO/APRENDIZAGEM SE DÁ DE FORMA SIGNIFICATIVA QUANDO TRABALHADO COM ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E DINÂMICAS QUE PREVILEGIAM O PROTAGONISMO JUVENIL E DÁ O REAL SENTIDO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PARABÉNS PATRICIA.


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