Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MORCEGO - O MAMÍFERO QUE ENXERGA COM OS OUVIDOS

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

Heitor Roberto Dias Francischini

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender o que é e como funciona o fenômeno físico do eco, além de compreender a sua importância na comunicação dos morcegos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

O professor pode dar inicio a aula escolhendo um aluno e vendando seus olhos, ele deverá encontrar algum objeto na sala, que será solicitado por seus colegas. Um segundo aluno deverá guiar o primeiro até que ele encontre o objeto. Após a realização da atividade o professor poderá solicitar aos alunos que se dividam em grupos e apresente a eles a figura abaixo, propondo algumas questões que deverão ser debatidas:

Qual é o animal da figura, vocês sabem onde ele vive? O que ele come? O que pode haver de comum entre ele e a atividade que vocês acabaram de realizar?

Informações sobre os morcegos podem ser encontradas no link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morcego

Certamente, professor, alguns alunos falarão sobre os hábitos noturnos dos morcegos, caso isto não aconteça, chame a atenção deles para isso, pois isto será fundamental para atingir os objetivos desta aula, além de ser o que há de comum entre a brincadeira e a foto: o morcego, assim como na brincadeira, faz uso do som para se localizar.
Há, no entanto, algo especial na comunicação dos morcegos. Sugerimos que você proponha uma atividade no laboratório de informática e oriente os alunos a fazerem uma pesquisa sobre o tipo de som que os morcegos emitem. Além dos morcegos, chame atenção de seus alunos, pedindo que eles procurem informações sobre as similaridades entre golfinhos e morcegos.

Para a realização da atividade no laboratório de informática, sugerimos que os alunos acessem os seguintes sites:

http://www.morcegolivre.vet.br/quemsao.html

http://www.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Morcegos.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/golfinho/golfinho-9.php

O que golfinhos e morcegos podem ter em comum?
Com o término da pesquisa, pergunte aos alunos qual é o tipo de som que o morcego emite e quais foram as características compartilhadas entre golfinhos e morcegos que eles encontraram.
Para a apresentação das informações obtidas o professor poderá entregar aos alunos folhas sulfites e lápis de cor e solicitar que eles preparem desenhos ou pequenas histórias nas quais explicitem o que mais lhes chamou atenção nos dados encontrados.

A socialização dos produtos elaborados pelos alunos poderá acontecer mediante rápida leitura/explicação dos desenhos/textos por parte de alunos voluntários, que desejem apresentar seus trabalhos para a sala.

Espera-se que eles lhes dêem o eco como uma das respostas para a pergunta sobre a similaridade entre os animais propostos.

Pergunte a eles em que tipos de situações eles já observaram o eco.
Depois o professor poderá explicar-lhes o que é a ecolocalização. Procure em sua explicação, professor, mostrar aos seus alunos como o eco, um fenômeno aparentemente sem importância para a maior parte das pessoas pode ter um significado muito peculiar a alguns animais (os morcegos e os golfinhos, por exemplo).

Informações sobre o eco podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=194

Informações sobre a ecolocalização podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.casadosmorcegos.org/h5.html  

Recursos Complementares

Caso o professor deseje poderá encontrar informações sobre os golfinhos no link abaixo:
http://www.institutoaqualung.com.br/info_golfinhos_61.html

Avaliação

O professor pode lembrar aos alunos outros animais que "enxergam" com outros sentidos: o gato (na completa escuridão) "enxerga" com o tato dos bigodes, o cão pelo olfato, cobras fazem uso do órgão vomeronasal, entre outros. Peça aos alunos que relacionem os sentidos de forma a discutir como um organismo ou espécie pode se "virar" quando lhe falta um sentido. Esta atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente e entregue em folha.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.