20/12/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno poderá aprender o que é e como funciona o fenômeno físico do eco, além de compreender a sua importância na comunicação dos morcegos.
Não há necessidade.
O professor pode dar inicio a aula escolhendo um aluno e vendando seus olhos, ele deverá encontrar algum objeto na sala, que será solicitado por seus colegas. Um segundo aluno deverá guiar o primeiro até que ele encontre o objeto. Após a realização da atividade o professor poderá solicitar aos alunos que se dividam em grupos e apresente a eles a figura abaixo, propondo algumas questões que deverão ser debatidas:
Qual é o animal da figura, vocês sabem onde ele vive? O que ele come? O que pode haver de comum entre ele e a atividade que vocês acabaram de realizar?
Informações sobre os morcegos podem ser encontradas no link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morcego
Certamente, professor, alguns alunos falarão sobre os hábitos noturnos dos morcegos, caso isto não aconteça, chame a atenção deles para isso, pois isto será fundamental para atingir os objetivos desta aula, além de ser o que há de comum entre a brincadeira e a foto: o morcego, assim como na brincadeira, faz uso do som para se localizar.
Há, no entanto, algo especial na comunicação dos morcegos. Sugerimos que você proponha uma atividade no laboratório de informática e oriente os alunos a fazerem uma pesquisa sobre o tipo de som que os morcegos emitem. Além dos morcegos, chame atenção de seus alunos, pedindo que eles procurem informações sobre as similaridades entre golfinhos e morcegos.
Para a realização da atividade no laboratório de informática, sugerimos que os alunos acessem os seguintes sites:
http://www.morcegolivre.vet.br/quemsao.html
http://www.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Morcegos.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/golfinho/golfinho-9.php
O que golfinhos e morcegos podem ter em comum?
Com o término da pesquisa, pergunte aos alunos qual é o tipo de som que o morcego emite e quais foram as características compartilhadas entre golfinhos e morcegos que eles encontraram.
Para a apresentação das informações obtidas o professor poderá entregar aos alunos folhas sulfites e lápis de cor e solicitar que eles preparem desenhos ou pequenas histórias nas quais explicitem o que mais lhes chamou atenção nos dados encontrados.
A socialização dos produtos elaborados pelos alunos poderá acontecer mediante rápida leitura/explicação dos desenhos/textos por parte de alunos voluntários, que desejem apresentar seus trabalhos para a sala.
Espera-se que eles lhes dêem o eco como uma das respostas para a pergunta sobre a similaridade entre os animais propostos.
Pergunte a eles em que tipos de situações eles já observaram o eco.
Depois o professor poderá explicar-lhes o que é a ecolocalização. Procure em sua explicação, professor, mostrar aos seus alunos como o eco, um fenômeno aparentemente sem importância para a maior parte das pessoas pode ter um significado muito peculiar a alguns animais (os morcegos e os golfinhos, por exemplo).
Informações sobre o eco podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=194
Informações sobre a ecolocalização podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.casadosmorcegos.org/h5.html
Caso o professor deseje poderá encontrar informações sobre os golfinhos no link abaixo:
http://www.institutoaqualung.com.br/info_golfinhos_61.html
O professor pode lembrar aos alunos outros animais que "enxergam" com outros sentidos: o gato (na completa escuridão) "enxerga" com o tato dos bigodes, o cão pelo olfato, cobras fazem uso do órgão vomeronasal, entre outros. Peça aos alunos que relacionem os sentidos de forma a discutir como um organismo ou espécie pode se "virar" quando lhe falta um sentido. Esta atividade pode ser realizada em grupo ou individualmente e entregue em folha.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!