Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESTAÇÕES DA VIDA

 

22/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

Heitor Roberto Dias Francischini

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender que o movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo de nosso planeta são os responsáveis pela ocorrência das estações do ano.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimento de rotação da Terra, posicionamento da linha do Equador, divisão da Terra em hemisférios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula pode ter inicio com o professor dividindo a classe em pequenos grupos e propondo a eles a construção do experimento que se encontra no link abaixo:

http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/aas/_estacoesdoano.arquivo.pdf

O experimento permitirá que o professor trabalhe com os alunos os conceitos de translação e também a abordagem sobre o eixo da Terra, para isso, sugerimos que o professor procure despertar a curiosidade de seus alunos por meio de discussões, que podem ser feitas mediantes algumas indagações e que os alunos, para responder deverão manipular o material que construíram:

Se a Terra não pára de girar, como vocês imaginam que a Terra gira, é um movimento rápido ou lento? Por quê?

O que acontece quando a Terra gira ao redor de si mesma e quando ela gira ao redor do Sol?

A Terra gira aleatoriamente? Será que o modo como ela gira tem alguma importância?

A partir das respostas dadas pelos alunos mostre a eles como as respostas a estas perguntas são fundamentais para a existência das estações do ano.


Informações sobre o movimento de rotação, translação e as estações do ano podem ser encontradas nos links abaixo:

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u3.jhtm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm

Professor chame a atenção de seus alunos para o fato de que a translação é uma das principais razões pela ocorrência das estações do ano, mas que não é a única, uma vez que ela não é a determinante para ocorrência do clima e sim a inclinação do eixo de nosso planeta:

(Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_QW1kJWMUIec/SfpD02ZGtiI/AAAAAAAACvk/RmkUhyw9pzM/s400/eixo+da+terra.jpg )

Observação:
Professor lembre-se que as estações no ano diferem dependendo da distância da linha do Equador em que o país se localiza, enquanto temos verão em um país podemos ter inverno em outro. Além disso, as manifestações das diferentes estações podem diferenciar-se, por exemplo, não temos neve, lagos e rios congelados no inverno no Brasil, enquanto na Europa, que se localiza entre os pólos e as regiões tropicais, as estações possuem características bastante definidas e podemos encontrar neve, lagos e rios congelados.
Não se esqueça de chamar a atenção de seus alunos para a relação que existe entre as estações do ano e as mudanças perceptíveis na natureza.

Recursos Complementares

Caso o professor deseje, poderá complementar sua aula com informações sobre Solstício e Equinócio, para isso, recomendamos o link abaixo:

http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes-do-ano.html

No link abaixo o professor poderá encontrar uma animação/simulação que poderá utilizar, se desejar, ao final da parte teórica de sua aula:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6217

Avaliação

Na segunda parte da aula o professor pode propor como avaliação aos seus alunos uma discussão sobre a forma com que as estações do ano interferem em seu cotidiano, alguns exemplos podem ser: interferência das estações na agricultura, na fauna e na flora, no clima. Para isso sugerimos que os alunos façam leitura de reportagens de jornais, revistas ou internet. Caso deseje, o professor poderá solicitar que os próprios alunos tragam o material.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.