22/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
O aluno poderá aprender que o movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo de nosso planeta são os responsáveis pela ocorrência das estações do ano.
Movimento de rotação da Terra, posicionamento da linha do Equador, divisão da Terra em hemisférios.
Esta aula pode ter inicio com o professor dividindo a classe em pequenos grupos e propondo a eles a construção do experimento que se encontra no link abaixo:
http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/aas/_estacoesdoano.arquivo.pdf
O experimento permitirá que o professor trabalhe com os alunos os conceitos de translação e também a abordagem sobre o eixo da Terra, para isso, sugerimos que o professor procure despertar a curiosidade de seus alunos por meio de discussões, que podem ser feitas mediantes algumas indagações e que os alunos, para responder deverão manipular o material que construíram:
Se a Terra não pára de girar, como vocês imaginam que a Terra gira, é um movimento rápido ou lento? Por quê?
O que acontece quando a Terra gira ao redor de si mesma e quando ela gira ao redor do Sol?
A Terra gira aleatoriamente? Será que o modo como ela gira tem alguma importância?
A partir das respostas dadas pelos alunos mostre a eles como as respostas a estas perguntas são fundamentais para a existência das estações do ano.
Informações sobre o movimento de rotação, translação e as estações do ano podem ser encontradas nos links abaixo:
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u3.jhtm
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm
Professor chame a atenção de seus alunos para o fato de que a translação é uma das principais razões pela ocorrência das estações do ano, mas que não é a única, uma vez que ela não é a determinante para ocorrência do clima e sim a inclinação do eixo de nosso planeta:
(Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_QW1kJWMUIec/SfpD02ZGtiI/AAAAAAAACvk/RmkUhyw9pzM/s400/eixo+da+terra.jpg )
Observação:
Professor lembre-se que as estações no ano diferem dependendo da distância da linha do Equador em que o país se localiza, enquanto temos verão em um país podemos ter inverno em outro. Além disso, as manifestações das diferentes estações podem diferenciar-se, por exemplo, não temos neve, lagos e rios congelados no inverno no Brasil, enquanto na Europa, que se localiza entre os pólos e as regiões tropicais, as estações possuem características bastante definidas e podemos encontrar neve, lagos e rios congelados.
Não se esqueça de chamar a atenção de seus alunos para a relação que existe entre as estações do ano e as mudanças perceptíveis na natureza.
Caso o professor deseje, poderá complementar sua aula com informações sobre Solstício e Equinócio, para isso, recomendamos o link abaixo:
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes-do-ano.html
No link abaixo o professor poderá encontrar uma animação/simulação que poderá utilizar, se desejar, ao final da parte teórica de sua aula:
Na segunda parte da aula o professor pode propor como avaliação aos seus alunos uma discussão sobre a forma com que as estações do ano interferem em seu cotidiano, alguns exemplos podem ser: interferência das estações na agricultura, na fauna e na flora, no clima. Para isso sugerimos que os alunos façam leitura de reportagens de jornais, revistas ou internet. Caso deseje, o professor poderá solicitar que os próprios alunos tragam o material.
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