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Análise Imediata das Substâncias

 

14/08/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

              Conhecer que tipo de misturas que estamos trabalhando, principalmente analisar os componentes que as constituem. A partir destas informações, poderemos saber que tipo de análise imediata é a mais eficaz e a mais recomendada para ser usada durante todo o processo de separação.

Duração das atividades
1 Aula de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Misturas

- Misturas Homogêneas ou Solução

- Misturas Heterôgeneas

- Densidades

Estratégias e recursos da aula

Momento - 01

Laboratório de Informática

Professor(a) inicie a aula perguntando a seus alunos se eles já ouviram falar do processo chamado de análise imediata das substâncias. No laboratório de informática explique aos alunos que é comum em química utilizarmos esse processo de análise imediata para separarmos duas substâncias, obtendo no final uma substância mais pura. É preciso usar este tipo de processo para fazer a separação de alguns materiais, mas para que ocorra este procedimento com segurança é preciso entender alguns conceitos básicos utilizados durante o processo de separação. Todos esses conceitos se torna mais nítido ao aluno quando explicamos através de uma forma prática, tendo como base o nosso dia-a-dia.

Peça a seus alunos que entrem no link abaixo e assistam o vídeo que trata de uma maneira bem simples e prático sobre como seria todo o procedimento para se fazer a destilação da água, sal, e do álcool.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=10zdjTukaKU acessado 07/08/2010 

Logo após assistir o vídeo para colaborar com a discussão peça aos alunos que respondam as perguntas abaixo.

a) Qual seria a temperatura máxima da água encontrada durante o experimento?

b) Que tipo de água foi obtido no final do experimento?

c) Quais os estados físicos foram mensionados durante todo o processo?

Os resultados deverão ser anotados no cadeno por todos os alunos, pois servirão como subsídio no decorrer da aula.

   Existem várias maneiras de separar uma substância? Ou será que independente da substância analisada, existe um método padrão que sirva para separar qualquer tipo de substância, seja homogênea ou heterogênea?

Explicando

Análise Imediata        

                      Os tipos de matéria que podemos encontrar na natureza geralmente são varias formas de misturas, é fundamental tentarmos conhecer os componentes que as formam. Quando uma pessoa normal ou um químico retira uma amostra e constata que se trata de uma mistura, um dos primeiros passos seria de tentar separar seus componentes. Aplicando alguns métodos que se chama Análise Imediata, ou seja, fatores de processos que se baseiam em propriedades físicas da matéria, que tem a finalidade de separar seus componentes de uma determinada mistura, sem qualquer tipo de alteração. Só é capaz de ser feito esse tipo de separação, graças as diferenças em suas propriedades físicas.

Tamanho da Partícula       

                      Um dos métodos de se separar em função do seu tamanho, seria utilizar-se a técnica da filtração, sendo que o filtro retém as partículas maiores e deixa passar as menores(Filtro).

Professor(a) abaixo você tem a imagem de um tipo de análise imediata muito utilizada no laboratório de química. Peça aos alunos que façam à análise do tipo de destilação apresentada, e respondam as perguntas da tabela (A) abaixo referente as características do processo físico utilizado.

Imagem- A

Fonte: http://www.infoescola.com/files/2009/08/destilacao-simples.gif acessado 07/08/2010

Tabela (A)

a) Como se chama o processo apresentado acima?                                    (  ) Destilação Simples         (  ) Destilação Fracionada     (  ) Aquecimento Simples

b) Para que serve o termômetro utilizado durante o processo?

c) Qual a finalidade da utilização do Erlenmeyer no processo?

d) A utilização da chama é realmente essencial no processo?                       (  ) Sim   (  ) Não               Por quê?

e) É obrigatório o uso da rolha no processo?                                             (  ) Sim   (  ) Não               Por quê?

f) Qual a finalidade da utilização do condensador no processo?

g) No final do processo obtemos separadamente que tipo de substâncias?     (  ) Água e Sal separados     (  ) Apenas água     (  ) Apenas Sal  (  ) Nenhum deles

Professor(a) abaixo novamente você terá uma imagem de um outro tipo de análise imediata muito comum usada no laboratório de química. Peça aos alunos que façam à análise do tipo de destilação apresentada, e respondam as perguntas da tabela (B) abaixo referente as características do processo físico utilizado. Apenas lembrando que o tipo de destilação apresentada abaixo, é diferente da destilação apresentada na atividade anterior.

Imagem- B

Fonte: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Oitava_quimica/destilacaofracionada.jpg acessado 07/08/2010

Tabela (B)

a) Como se chama o processo apresentado acima?                                  (  ) Destilação Simples         (  ) Destilação Fracionada     (  ) Liquefação Fracionada

b) O processo apresentado acima pode separar que tipo de substâncias?    (  ) (Sólido + Líquido)          (  ) (Líquido + Líquido)        (  ) (Gás + Líquido)

c) O processo apresentado acima pode separar que tipo de misturas?         (  ) Misturas Homogêneas                  (  ) Misturas Heterogênas

d) Qual a função da coluna de destilação no processo apresentado?

e) O processo apresentado acima pode ser classificado como?                   (  ) Processo Físico             (  ) Processo Químico

f) Qual a diferença básica entre uma destilação simples e uma destilação fracionada?

 Professor(a) abaixo você tem a sua disposição a animação e simução de dois tipos de análise imediata, lembrando que esse tipo de processo é muito utilizado na separação dos componentes das misturas no laboratório de química. Faça à análise de cada destilação apresentada e responda as questões da tabela (C) e (D) abaixo.

Animação e Simulação- C 

Destilação fracionada

Tabela (C)

1) Analisando à animação e simulação referente a destilação fracionada, marque a resposta correta referente as suas respectivas características.  

     a)  Este tipo de destilação é muito utilizada em substâncias (sólido + líquido) através de aquecimento, sendo que apenas o líquido entra em ebulição. Vaporiza-se e a           seguir condensa-se, separando do solido.   

     b) Este tipo de destilação é muito utilizada em substâncias (líquido + líquido) através de aquecimento, sendo que os líquidos vaporizam-se e a seguir condensa-se, separadamente, à medida que vão sendo atingidos os seus pontos de ebulição.   

     c) Este tipo de destilação é muito utilizada em substâncias (gás + gás) através do resfriamento da mistura, os gases se liquefazem separadamente, à medida que vão          sendo atingidos os seus pontos de ebulição.

2) A destilação fracionada apresentada acima, faz a separação de que tipo de misturas?  

              (  ) Misturas Homogêneas          (  ) Misturas Heterogênas     (  ) Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas

Animação e Simulação- D 

Destilação simples 

Tabela (D)

1) Analisando à animação e simulação referente a destilação simples, marque a resposta correta referente as suas respectivas características.

     a) Este tipo de destilação é muito utilizada em substâncias (gás + gás) através do resfriamento da mistura, os gases se liquefazem separadamente, à medida que  vão sendo atingidos os seus pontos de ebulição.    

     b) Este tipo de destilação é muito utilizada em substâncias (gás + líquido) através do aquecimento abaixo do ponto de ebulição, o gás dissolvido é totalmente  expulso.   

     c) Este tipo de destilação é muito utilizada em substâncias (sólido + líquido) através de aquecimento, sendo que apenas o líquido entra em ebulição. Vaporiza-se e  a seguir condensa-se, separando do solido.

2) A destilação simples apresentada acima, faz a separação de que tipo de misturas?  

       (  ) Misturas Homogêneas          (  ) Misturas Heterogênas     (  ) Misturas Homogêneas e Misturas Heterogêneas

    Encontre na Palavra Cruzada abaixo, algumas palavras sobre a Análise Imediata das Substâncias, associando a pergunta a sua respectiva frase de resposta. A resolução desta prática social final é indispensável para sua aprendizagem. 

                 a)  O nitrogênio líquido é produzido em larga escala, possuindo um ponto de ebulição bastante baixo (-196 ºC). Que tipo de processo ele é obtido?     

                 b)  Quando falamos de uma mistura homogênea constituida por sólido e líquido, usamos que tipo de processo para fazer a sua separação.        

                 c)  Um dos métodos de separar em função do seu tamanho, seria utilizar-se a técnica da filtração, sendo que o filtro retém as partículas maiores e deixa passar as menores(Filtro). Processo utilizado na cozinha por uma dona de casa pela manhã.            

                 d)  Equipamento utilizado para reter impurezas através de sua sucção de um tapete da sala ou de um quarto.     

                 e)  Processo utilizado para separar componentes sólido mais sólido de uma mistura heterogênea.          

                 f)  Métodos de separação de misturas heterogênas de sólidos, muito utilizada no garimpo que é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999

LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Destilação fracionada Animação/simulação
Destilação simples Animação/simulação
Recursos Complementares

Quiprocura

Fonte: http://www.quiprocura.net/separa_mistura.htm acessado 07/08/2010 

Mundo Educação

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/analise-quimica.htm acessado 07/08/2010 

Colégio Web

Fonte: http://www.colegioweb.com.br/quimica/tipos-de-misturas acessado 07/08/2010 

Avaliação

Sugerimos que o professor construa, a partir dos conteúdos trabalhados, uma avaliação contendo questões verdadeiras e falsas relativas aos métodos utilizados no conjunto de processos de separação dos componentes das misturas. Após respondidas e passadas pela correção do professor, as perguntas poderão ser corrigidas com toda a turma de modo oral, de modo que o professor possa ressaltar os erros mais comuns encontrados.

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