Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Projeto "Fotografia e Solidariedade"

 

02/03/2010

Autor y Coautor(es)
Meire de Falco Lima
imagem do usuário

DOURADOS - MS EE PRES VARGAS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
    • Conhecer e explorar locais e pessoas que representam a história de Dourados e região, entidades solidárias e ações sociais que ajudam a população carente da cidade através de registros fotográficos, fazendo com que compreendam a importância da fotografia documental para a educação e a comunicação social;  Conhecer os diferentes tipos de expressões artísticas existentes na arte moderna e na fotografia;·    Aprender a construir, interpretar e realizar leitura de obras e trabalhos realizados pelo artista fotográficos: Sebastião Salgado, Marcelo Buainaim e Cartier Bresson;·      Conhecer as várias formas de linguagem áudio-visual, através de instrumentos digitais e tecnológicos;valorizar e respeitar o próximo como cidadão, que também tem seus direitos a educação, lazer e moradia, sensibilizando e motivando a ser solidário e participante de ações sociais no futuro;
Duração das atividades
um semestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber fotografar com câmara digital automática simples;

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente os alunos receberão informações sobre a vida e sobre as obras de Sebastião Salgado, Marcelo Buainaim e Cartier Bresson através do site http//:apostiladeartes.blogspot.com, além de apostilas que sugerem temas e dicas importantes para a Fotografia Documental e a história da Fotografia, sendo lidas e discutidas em  sala de aula, juntamente com a presença e esclarecimento do professor. Nestas apostilas estão inseridas a História da Fotografia, a Fotografia no Brasil, A Câmara Escura , As Novidades da Fotografia e sua evolução.

Serão apresentadas através de slides, fotografias que ganharam o prêmio “Pulitzer” e as que causaram grande impacto social, de grandes fotógrafos brasileiros e estrangeiros.

Nas aulas seguintes, as explicações sobre o processo da revelação em preto e branco da fotografia analógica, ampliação e revelação final, com apresentações de fotos antigas e imagens que reproduzem o esquema de revelação. Também será trabalhado dicas  de como tirar uma boa fotografia, como a Regra dos Terços.

Após esta etapa os alunos serão orientados a estarem fotografando lugares ou pessoas que fazem parte da nossa cidade em grupos de três ou de quatro alunos com apresentação de ofício e documentação de autorização para exposição.

 Depois, os estudantes serão conduzidos a sala de tecnologia da escola, no qual, serão orientados quanto ao manuseio do computador para a visualização e configuração da imagem escolhida, ou seja, da fotografia mais bem elaborada. Com o auxílio do programa gráfico “Photoshop”, estaremos refazendo a fotografia em preto e branco ou sépia, trabalhando também erros de fusão ou composição, brilho e contraste.

Após esta etapa, os alunos estarão encaminhando as fotos para a revelação, sendo duas escolhidas e entregues juntamente com todas as outras no Cd.

Além das fotografias, os alunos terão de elaborar um relatório e um artigo sobre o tema que foi escolhido pelo grupo, para acompanhar as fotos. Citar a importância da fotografia documental e o trabalho dos fotógrafos que serviram de inspiração para a execução do trabalho.

Para finalizar o projeto, os alunos estarão fazendo uma coleta de alimentos, livros de literatura infantil e brinquedos para doar para as entidades ou pessoas que serviram de inspiração para os trabalhos executados

Os resultados dos trabalhos serão divulgados na comunidade escolar e expostos em outros locais da  cidade.

Nas aulas os materiais utilizados serão -          

   -    Apostila de Artes (internet);

-          Câmara fotográfica digital;

-          Papel fotográfico;

-          Computador e programas de design fotográficos (Photoshop Portátil);

-          Internet;

-          Data show;

-          CD para gravação dos arquivos;

Também o acompanhamento do coordenador pedagógico e da direção;

A professora de matemático participa do projeto auxiliando os alunos na coleta de alimentos, incentivando-os a participar recebendo pontos de participação durante o bimestre.

ANEXOS:

undefined

1- Alimento arrecadados pelos alunos para as doações;

undefined

Árvore- Instalação da árvore para aplicação expor os nomes dos colaboradores nas folhas e dos alimentos para a comunidade escolar; 

3- Organização dos alimentos e da instalação;

undefined

4-Entrega dos alimentos na Toca de Assis - Dourados, MS:

undefined 

5 - Foto da aluna do terceiro ano na "Casa dos Idosos" - Ddos-MS;

undefined

6 - Foto da aluna do terceiro ano A, na "Aldeia Indígena" - Dourados, MS;

undefined

7 - Foto das alunas do terceiro B, periferia da cidade de dourados, MS:

undefined

8 - Foto das alunas do terceiro B, periferia da cidade de dourados, MS:

undefined

9 - Foto da aluna do terceiro A, na periferia da cidade;

undefined

undefined

10 - Atividade Cultural dos alunos no intervalo das aulas para divulgação do projeto e da arrecadação dos alimentos;

undefined

11 - Foto da Igreja Central Matriz

undefined

12 - Foto da aluna do terceiro A - Paciente da Hemodiálise em tratamento;

Foram tiradas mais de 600 fotos pelos alunos que pode ser visualizadas no ORKUT pelo endereço:

ARTE NO VARGAS ou pelo email: emmy.falco@ig.com.br

Recursos Complementares

Sites de pesquisas e vídeos educativos sobre os artista fotógrafos foram usados durante o projeto para auxílio e motivação dos alunos:

Avaliação

Durante todas as etapas do projeto a avaliação e auto-avaliação ocorrerão de forma sistemática e contínua. Haverá registro de participação e execução das atividades em todas as etapas, inclusive na arrecadação dos alimentos e distribuição dos mesmos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • sandra regina, E. M. CAIC Carlos Drummond de Andrade , Minas Gerais - dijo:
    bhz208592@terra.com.br

    29/03/2012

    Cinco estrelas

    Proposta muito interessante, sensibilizando alunos e tornando-os parceiros.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.