02/03/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Saber fotografar com câmara digital automática simples;
Inicialmente os alunos receberão informações sobre a vida e sobre as obras de Sebastião Salgado, Marcelo Buainaim e Cartier Bresson através do site http//:apostiladeartes.blogspot.com, além de apostilas que sugerem temas e dicas importantes para a Fotografia Documental e a história da Fotografia, sendo lidas e discutidas em sala de aula, juntamente com a presença e esclarecimento do professor. Nestas apostilas estão inseridas a História da Fotografia, a Fotografia no Brasil, A Câmara Escura , As Novidades da Fotografia e sua evolução.
Serão apresentadas através de slides, fotografias que ganharam o prêmio “Pulitzer” e as que causaram grande impacto social, de grandes fotógrafos brasileiros e estrangeiros.
Nas aulas seguintes, as explicações sobre o processo da revelação em preto e branco da fotografia analógica, ampliação e revelação final, com apresentações de fotos antigas e imagens que reproduzem o esquema de revelação. Também será trabalhado dicas de como tirar uma boa fotografia, como a Regra dos Terços.
Após esta etapa os alunos serão orientados a estarem fotografando lugares ou pessoas que fazem parte da nossa cidade em grupos de três ou de quatro alunos com apresentação de ofício e documentação de autorização para exposição.
Depois, os estudantes serão conduzidos a sala de tecnologia da escola, no qual, serão orientados quanto ao manuseio do computador para a visualização e configuração da imagem escolhida, ou seja, da fotografia mais bem elaborada. Com o auxílio do programa gráfico “Photoshop”, estaremos refazendo a fotografia em preto e branco ou sépia, trabalhando também erros de fusão ou composição, brilho e contraste.
Após esta etapa, os alunos estarão encaminhando as fotos para a revelação, sendo duas escolhidas e entregues juntamente com todas as outras no Cd.
Além das fotografias, os alunos terão de elaborar um relatório e um artigo sobre o tema que foi escolhido pelo grupo, para acompanhar as fotos. Citar a importância da fotografia documental e o trabalho dos fotógrafos que serviram de inspiração para a execução do trabalho.
Para finalizar o projeto, os alunos estarão fazendo uma coleta de alimentos, livros de literatura infantil e brinquedos para doar para as entidades ou pessoas que serviram de inspiração para os trabalhos executados
Os resultados dos trabalhos serão divulgados na comunidade escolar e expostos em outros locais da cidade.
Nas aulas os materiais utilizados serão -
- Apostila de Artes (internet);
- Câmara fotográfica digital;
- Papel fotográfico;
- Computador e programas de design fotográficos (Photoshop Portátil);
- Internet;
- Data show;
- CD para gravação dos arquivos;
Também o acompanhamento do coordenador pedagógico e da direção;
A professora de matemático participa do projeto auxiliando os alunos na coleta de alimentos, incentivando-os a participar recebendo pontos de participação durante o bimestre.
ANEXOS:
3- Organização dos alimentos e da instalação;
5 - Foto da aluna do terceiro ano na "Casa dos Idosos" - Ddos-MS;
6 - Foto da aluna do terceiro ano A, na "Aldeia Indígena" - Dourados, MS;
9 - Foto da aluna do terceiro A, na periferia da cidade;
10 - Atividade Cultural dos alunos no intervalo das aulas para divulgação do projeto e da arrecadação dos alimentos;
11 - Foto da Igreja Central Matriz
12 - Foto da aluna do terceiro A - Paciente da Hemodiálise em tratamento;
Foram tiradas mais de 600 fotos pelos alunos que pode ser visualizadas no ORKUT pelo endereço:
ARTE NO VARGAS ou pelo email: emmy.falco@ig.com.br
Sites de pesquisas e vídeos educativos sobre os artista fotógrafos foram usados durante o projeto para auxílio e motivação dos alunos:
Durante todas as etapas do projeto a avaliação e auto-avaliação ocorrerão de forma sistemática e contínua. Haverá registro de participação e execução das atividades em todas as etapas, inclusive na arrecadação dos alimentos e distribuição dos mesmos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/03/2012
Cinco estrelasProposta muito interessante, sensibilizando alunos e tornando-os parceiros.