25/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
O aluno poderá aprender como é formada a cera do ouvido e a sua importância para a audição.
Não há necessidade.
CERA DE OUVIDO? EEEEECA! Tem gente que torce o nariz e os olhos quando falamos sobre isso. No entanto, a cera do nosso ouvido tem um papel muito importante.
Mas antes de falarmos na cera propriamente dita, que tal entendermos como funciona nosso ouvido na aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16515
Professor, após revisão sobre o funcionamento de nosso ouvido, inicie o assunto desta aula chamando a atenção de seus alunos para a orelha externa, onde encontraremos o meato acústico, região responsável pela produção de cera nos ouvidos:
(Disponível em http://www.cabuloso.com/Anatomia-Humana/Sistema-Sensorial/foto/Sentid1ab.jpg )
Você pode explicar aos seus alunos como a cera é formada por meio de uma atividade prática, em que todos podem estar envolvidos:
Como as ceras são produzidas?
Para entendermos como as ceras são produzidas, peça aos alunos que façam uma roda. A roda representará a glândula ceruminosa (uma glândula é um órgão que tem função de secretar substâncias). Explique a eles, professor, que esta glândula se encontra na região do meato. Alguns alunos que fazem parte desta roda podem segurar folhas de papel, nas quais estarão escritas os nomes de algumas substâncias, por exemplo: ácidos graxos de cadeia longa saturados, ácidos graxos de cadeia longa insaturados, escaleno e colesterol. Diga-lhes professor, que o objetivo é que percebam que se tratam de diferentes substâncias e por isso não entraram nesta aula nas propriedades destas.
Mas como é formada a cera?
Para ilustrar como a cera é formada, peça aos alunos que seguram as folhas de papel saírem da roda, informe-os que para as “substâncias” saírem da roda estas devem sofrer pressão ou calor e à medida que isso acontece, estas mesmas substâncias vão se transformando na meleca que conhecemos como cera.
Para entender o mecanismo de formação da cera você pode acessar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cer%C3%BAmen
Agora que já sabemos como acontece a produção de cera, você pode propor aos alunos uma pergunta:
Ceras do ouvido podem ser nossas amigas! Mas como?
Para responder a esta pergunta, aproveite que os alunos estão em roda e sugira a leitura do texto que se encontra no link abaixo:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?72
(Disponível em: http://reidamoda.files.wordpress.com/2009/05/cotonete.jpg )
Caso o professor deseje poderá trabalhar com seus alunos um trecho do vídeo que se encontra no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=l87KFaNnCUc&feature=related
Você pode propor que os alunos trabalhem em grupos ou individualmente, criando textos para compor um cartaz que trará na figura encontrada no link
http://opovo.uol.com.br/opovo/cienciaesaude/img/761359_not_fot.jpg
Além disso, a participação dos alunos durante a atividade, sua interação com os colegas e o com o professor podem ser considerados elementos avaliativos.
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