Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUANDO A VIDA MUDA DE COR

 

23/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

Heitor Roberto Dias Francischini

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá entender como as cores que encontramos na natureza podem estar associadas a algumas propriedades dos animais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos .
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula pode iniciar coma classe sendo dividida em grupos. Cada grupo irá receber um pedaço de papel preto ou branco (pode ser papel cartão) e um conjunto de botões brancos e pretos. Informe-lhes que os botões representam animais: presas e predadores e que os pedaços de papéis representam o local onde vivem estes animais.

Proponha aos alunos, que sejam colocados vários botões sobre os papéis de modo variado, em seguida, apresente a eles algumas questões e aproveite para discutir:

  • qual seria a condição em que as presas teriam maiores chances de sobrevier?
  • qual seria a condição em que as presas teriam menores chances de sobreviver?
  • qual condição possibilitaria que presas e predadores tivessem as mesmas chances de sobrevivência?

Após a discussão dos grupos, solicite que eles apresentem suas conclusões por escrito e em folha para ser entregue.

Esta atividade deve possibilitar ao professor apresentar o conceito de camuflagem

Informações sobre a camuflagem podem se encontradas no link abaixo:
http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/cores.pdf

Diga-lhes também que acabam de elucidar o caso das mariposas na Inglaterra, durante a Revolução Industrial.

(Imagem disponível em: http://aulasdeciencias.blog.terra.com.br/files/2008/02/mariposas.jpg )

Informações sobre camuflagem de mariposas durante a Revolução Industrial podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.brasilescola.com/biologia/selecao-natural.htm

Na segunda parte da aula você pode apresentar aos alunos o vídeo que segue no link abaixo e discutir a diferença existente entre o tipo de estratégia ali observada e a camuflagem:
http://www.youtube.com/watch?v=bU3VtTJVEzU&feature=fvsr

Diga-lhes que a outra estratégia apresentada no vídeo é conhecida como mimetismo.
Informações sobre o mimetismo podem ser encontradas no link abaixo:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/mimetismo.htm

Avaliação

Uma vez que seus alunos já sabem a diferença entre mimetismo e camuflagem solicite a eles que façam uma pesquisa em que apresentem exemplos do uso das dessas estratégias, mimetismo e camuflagem:

Em que situações os animais podem fazer uso das estratégias de camuflagem e mimetismo? Dê exemplos que demonstrem a importância de ambas às estratégias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.