23/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
O aluno poderá entender como as cores que encontramos na natureza podem estar associadas a algumas propriedades dos animais.
Não é necessário.
Esta aula pode iniciar coma classe sendo dividida em grupos. Cada grupo irá receber um pedaço de papel preto ou branco (pode ser papel cartão) e um conjunto de botões brancos e pretos. Informe-lhes que os botões representam animais: presas e predadores e que os pedaços de papéis representam o local onde vivem estes animais.
Proponha aos alunos, que sejam colocados vários botões sobre os papéis de modo variado, em seguida, apresente a eles algumas questões e aproveite para discutir:
Após a discussão dos grupos, solicite que eles apresentem suas conclusões por escrito e em folha para ser entregue.
Esta atividade deve possibilitar ao professor apresentar o conceito de camuflagem
Informações sobre a camuflagem podem se encontradas no link abaixo:
http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/cores.pdf
Diga-lhes também que acabam de elucidar o caso das mariposas na Inglaterra, durante a Revolução Industrial.
(Imagem disponível em: http://aulasdeciencias.blog.terra.com.br/files/2008/02/mariposas.jpg )
Informações sobre camuflagem de mariposas durante a Revolução Industrial podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.brasilescola.com/biologia/selecao-natural.htm
Na segunda parte da aula você pode apresentar aos alunos o vídeo que segue no link abaixo e discutir a diferença existente entre o tipo de estratégia ali observada e a camuflagem:
http://www.youtube.com/watch?v=bU3VtTJVEzU&feature=fvsr
Diga-lhes que a outra estratégia apresentada no vídeo é conhecida como mimetismo.
Informações sobre o mimetismo podem ser encontradas no link abaixo:
Uma vez que seus alunos já sabem a diferença entre mimetismo e camuflagem solicite a eles que façam uma pesquisa em que apresentem exemplos do uso das dessas estratégias, mimetismo e camuflagem:
Em que situações os animais podem fazer uso das estratégias de camuflagem e mimetismo? Dê exemplos que demonstrem a importância de ambas às estratégias.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!