22/02/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Conhecer a função sexual dos cromossomos X e Y. Conhecer as principais diferenças morfológicas entre homens e mulheres, em especial durante a fase da puberdade. Identificar preconceitos relacionados aos gêneros e livrar-se deles.
Esta aula requer os seguintes conhecimentos prévios: Genética Básica, Citologia e Noções sobre o Corpo Humano.
Professor, primeiramente, ensine os alunos como ocorre a meiose (durante a formação dos gametas) e como ocorre a fusão entre o espermatozóide e o óvulo. Utilize-se dos seguintes links para mostrar vídeos que ilustrem a teoria:
Meiose http://www.youtube.com/watch?v=47vf2m-Iyb8
Fecundação e desenvolvimento http://www.youtube.com/watch?v=W1U0keIjnws
Após esta fase, introduza à aula os conteúdos relacionados com os cromossomos sexuais X e Y. Trabalhe com os alunos o genótipo sexual masculino (XY) e feminino (XX). Seria interessante ressaltar que todas as diferenças (morfológicas e fisiológicas) entre homens e mulheres foram definidas por esses cromossomos (e, conseqüentemente, seus genes). A seguinte imagem é uma foto de tais cromossomos, tirada com a ajuda de um microscópio:
Aqui, sugiro outro vídeo, muito interessante sobre os cromossomos sexuais:
http://www.youtube.com/watch?v=x67X-VQAFEc&feature=related
Após tais explicações, peça aos próprios alunos que digam quais são as principais diferenças entre homens e mulheres. O professor poderá anotar na lousa, agrupando as respostas em “Características morfológicas” (homens possuem barba e pênis, mulheres possuem seios e vagina, etc), “Características fisiológicas” (menstruação, menopausa, ejaculação, etc.).
A partir desses dados, peça aos alunos que identifiquem quais das características morfológicas ou fisiológicas surgem no corpo humano durante a puberdade. Em seguida, defina puberdade e exemplifique com as mudanças que ocorrem no corpo dos meninos e no corpo das meninas. Esteja preparado para muitas dúvidas! Os links abaixo levam a páginas do Ministério da Saúde que fornecem muitas informações sobre o desenvolvimento masculino e feminino durante a adolescência:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninos.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cardeneta_meninas.pdf
Abra uma conversa com os alunos. Mostre a eles como os homens e as mulheres são tão diferentes, ao mesmo tempo que são tão iguais. Mostre como todas as diferenças que existem são determinadas por apenas um cromossomo, que se for X ou Y nos torna homens ou mulheres.
Aproveitando esta fase, peça aos alunos que respondam as seguintes perguntas (Este questionário é baseado numa atividade encontrada no livro “Sexo e Juventude – Como discutir sexualidade em casa e na escola” de Carmen Barroso e Cristina Bruschini):
Professor, discuta com os alunos as respostas. Identifique possíveis respostas preconceituosas e debata (mas com cuidado) as possíveis raízes do preconceito (por exemplo: um(a) aluno(a) poderá responder que “dirigir mal é uma desvantagem às mulheres, uma vez que as mulheres dirigem mal”, inclusive citar exemplos de mulheres que dirijam mal. Cabe ao professor, portanto, mostrar aos alunos que não, as mulheres não dirigem mal e isso é somente um conhecimento que é imposto às pessoas pela modelo social machista). Para isso é interessante que o professor recorra a artigos de revistas, notícias e resultados de pesquisas que confirmem que algumas “vantagens e desvantagens” são irreais e são criadas so cialmente e não são determinadas pela genética. Também fique atento para discutir que os cromossomos sexuais não são responsáveis por determinar inteligência, capacidades ou incapacidades cognitivas. Use este espaço para desmistificar todo o tabu social que existe entre homens e mulheres, usando frases, notícias de jornais, manchetes, artigos científicos que mostrem como ambos os sexos possuem suas qualidades e benefícios.
Você conhece a Lei Maria da Penha? A Lei n° 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, é um mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Vale a pena conversar com as meninas (e os meninos também!) da sala de aula, uma vez que muitas desconhecem os direitos que tal lei lhes confere. Para tirar quaisquer dúvidas, acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm
Como forma de avaliação, o professor poderá utilizar-se da participação dos alunos na discussão dos conteúdos abordados, bem como seus aportes à discussão.
O professor também poderá solicitar aos alunos que escrevam uma redação em que propõem métodos ou idéias para que os preconceitos ligados ao sexo/gênero seja descartado da sociedade do Brasil e do Mundo.
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