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A CHUVA QUE MATA

 

25/02/2010

Autor e Coautor(es)
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Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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Heitor Roberto Dias Francischini

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender o que é a chuva ácida e as implicações que ela pode causar ao meio ambiente, com destaque para os recifes de corais, que são considerados o berçário da vida marinha e, portanto, de todas as formas de vida.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de acidez e basicidade.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula pode ter inicio com o professor fazendo algumas perguntas aos alunos que revelem o que eles sabem sobre acidez, para isso, o professor pode propor aos alunos que digam o que os fazem lembrar-se da palavra ácido (termos como limão, vinagre, laranja podem ser ditos por eles), espera-se que o termo chuva ácida também seja dito, caso isso não aconteça, oriente-os a pensar sobre fenômenos climáticos, sobre impactos ambientais. Aproveite todas as respostas ditas por seus alunos e pergunte:

Mas afinal de contas, o que o limão, o vinagre e a chuva ácida têm em comum, isto é, o que os torna ácidos?

Permita que seus alunos, assim como cientistas tentem encontrar respostas para a sua pergunta e explore suas respostas de modo a tornar este momento oportuno para que eles relembrem o conceito de acidez.

Em seguida, sugerimos que os alunos se dividam em grupo e realizam o experimento de número 2, que se encontra no link abaixo: Provocando a chuva ácida. Esta atividade prática tem como objetivo mostrar a seus alunos a aplicação do conceito aprendido, além disso, com sua ajuda, professor, eles poderão perceber que são agentes participantes deste processo:

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_experchuva.html

Informações sobre ácidos e chuva ácida podem ser encontrados,respectivamente nos links abaixo:

http://dicasdequimica.vilabol.uol.com.br/acidos.html

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/chuva/ChuvaAcida.htm

A segunda parte da aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática:

Uma vez que os alunos saibam como ocorre a chuva ácida você pode propor aos grupos que façam uma pesquisa e uma posterior discussão baseada na seguinte pergunta:

Como o excesso de acidez em um determinado ambiente pode interferir no modo de viver dos seres vivos?

À medida que seus alunos forem apresentando as informações coletadas, chame a atenção deles para os recifes de corais e procure justificar a importância de sua conservação: os recifes de corais são considerados o berçário da vida marinha e, portanto, de todas as formas de vida.

(Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_2N5PJD1SDwA/SwvR4WleNJI/AAAAAAAAGgg/yVEXHRalLBA/s320/fundo_do_mar6.jpg )

Para que os recifes de corais se desenvolvam, é necessária a manutenção de um pH básico na água, uma vez que necessitam de carbonatos para seu crescimento. Quando ocorre uma acidificação das águas, os corais deixam de se desenvolver e, dependendo do grau de acidez, morrem.

Mais informações sobre os recifes de corais podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.fnp.org.mz/ht/coraims.html

Recursos Complementares

Caso o professor deseje, poderá complementar sua aula com informações e discussões com seus alunos sobre a importância de se preservar os oceanos, para isso ele poderá encontrar alguns elementos bastante úteis no link abaixo:
http://www.institutoaqualung.com.br/info_oceanos21.html


Além disso, poderá solicitar a seus alunos que façam uso da simulação sobre formação e efeitos da chuva ácida que se encontra no link abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4915

Avaliação

A participação dos alunos durante a aula: interação com os colegas e com o professor mediante as questões levantadas e também a participação na construção do experimento poderá servir como forma de avaliação.

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