01/10/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
A expressão Pegada ecológica é uma tradução do Inglês ecological footprint e refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.
A pegada ecológica pode ser usada para medir e gerenciar o uso de recursos através da economia. É comumente usada para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.
O presente plano de aula busca sensibilizar os educandos para a questão da sustentabilidade, com uma atividade lúdica que pretende motivá-los à adoção de novos hábitos e condutas, mais sustentáveis.
Aula 01 - Problematização
Orientação ao professor:
Caro professor caso seja necessário clarear idéias, sugere-se o estudo do conceito de sustentabilidade, disponível no seguinte link:
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/index.cfm
É importante que o docente entenda que o desenvolvimento sustentável busca ser um meio de configurar a civilização e suas atividades, de tal forma que possa preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente. Ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A idéia de desenvolvimento sustentável abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, deve se enquadrar em 4 requisitos básicos, a saber:
• ecologicamente correto;
• economicamente viável;
• socialmente justo e
• culturalmente aceito.
Na construção do conceito de desenvolvimento sustentável, sugere-se lançar aos alunos algumas perguntas e listar todas as respostas. A partir dessas, pr efencialmente registradas em quadro, o professor irá construir o conceito correto, completo, a fim de estabelecê-lo como o conceito fundamental para análise a ser efetuada.
Algumas sugestões de pergunta s são:
• O que é sustentabilidade?
• Qual a relação entre sustentabilidade e progresso?
• É possível conciliar crescimento econômico com preservação ambiental?
• O que é impacto ambiental?
• As ações do homem são sempre predatórias?
• O que é ecoeficiência?
Podem ser feitas outras perguntas a critério do docente.
Professor, solicite aos alunos a apresentação de respostas para esses questionamentos. Se necessário intercale momentos expositivos, para dirimir dúvidas e clarear conceitos. Estabeleça correlações entre exemplos de atividades sustentáveis e de atividades predatórias, relacionadas ao cotidiano dos alunos. Sugere-se que os alunos escrevam as conclusões a que chegaram. Seria interessante a criação de um fórum virtual ou um blog onde os alunos possam relatar suas experiências entre sustentabilidade e predação.
Aula 02 – Atividades de Pesquisa
Professor, essa aula ocorrerá na sala de informática. Inicie sua aula retomando as conclusões estabelecidas no encontro anterior. Oriente seus alunos a visitar o site indicado abaixo, para realização da atividade sugerida. Essa atividade deve ser individual, todos os alunos devem calcular sua “pegada”.
Visite o link abaixo e convide seus alunos a calcularem sua Pegada Ecológica.
Discuta com os alunos os resultados da pegada ecológica de cada um. Estruture um fórum de discussão virtual, no contexto da sala de aula, onde serão inseridas as pesquisas dos grupos. Desse modo, todos os alunos terão acesso aos temas dos demais colegas. Depois da discussão sobre o cálculo da pegada ecológica os alunos deverão produzir um relatório sobre o seu impacto e sobre o que podem fazer para mitigar essa situação.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasAo meu ver a aula é bem criativa, com um conteúdo muito bom, como também um assunto que tem tudo aver com a nossa realidade.
24/03/2010
Três estrelasA aula propõe o uso de situações cotidiana dos alunos para auxiliá-los na construção de conceitos de desenvolvimento sustentável. Isso é muito bom para facilitar a compreensão e tornar a aula prazerosa. Parabéns