02/03/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
O aluno poderá aprender uma das razões pela qual o Sol é considerado o responsável pelo crescimento dos seres vivos.
Não há necessidade.
Esta aula pode ter inicio com o professor propondo aos alunos uma discussão sobre as situações diárias em que eles fazem uso da palavra energia. É provável que entre as respostas de seus alunos a palavra comida seja dita, este será um momento oportuno para dizer-lhes que a aula enfocará a energia dos alimentos necessária para o desenvolvimento, manutenção e crescimento dos seres vivos.
Sugerimos que seus alunos sejam estimulados a discutir porque o Sol é tão importante na produção de alimentos. Para isso, você pode propor-lhes algumas perguntas, que os ajudem a pensar no Sol como fonte primária de energia para nosso planeta e, portanto para todos os seres vivos:
(Imagem disponível em: http://www.infoescola.com/files/2010/01/nelore1.jpg )
(Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10750/horta.jpg?sequence=1 )
(Imagem disponível em: http://www.projetomariadebarro.org.br/repositorio/Image/sao_tiago_f_05-03-09.jpg )
Discuta com eles suas respostas e a partir delas proponha a eles que pensem se a energia contida nas plantas é a mesma que se apresenta no gado, deste modo, trabalhe com eles a idéia de cadeia alimentar:
“A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas não conseguem manter-se. A transformação (conversão) da energia luminosa para energia química, que é a única modalidade de energia utilizável pelas células de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, é feita através de um processo denominado fotossíntese. Portanto, a fotossíntese - seja realizada por vegetais ou por microorganismos - é o único processo de entrada de energia em um ecossistema....”
Disponível em: http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia.html
Caso o professor deseje poderá trabalhar em sua aula a questão dos alimentos energéticos, carboidratos e lipídios. Para isso, poderá encontrar informações no site:
http://www.canalkids.com.br/alimentacao/grupos/energeticos.htm
Você pode também solicitar a seus alunos que acessem o jogo Super poder dos alimentos, no link abaixo, no qual eles verificarão os benefícios que o consumo de alguns alimentos pode trazer:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10078
Outra sugestão é que o professor trabalhe a pirâmide de alimentos, para isso, poderá encontrar informações e um jogo nos links abaixo:
http://www.hu.usp.br/profissionais/nutricao/nutricao_piramide.htm
O professor pode propor aos alunos que façam um texto narrativo em que seja abordada a transmissão de energia ao longo de uma cadeia alimentar, em que tenha como personagem central o Sol. Com a construção do texto o professor poderá verificar se os alunos compreenderam os processos de transmissão de energia e também a verificar as percepções sobre a importância que os alunos têm em relação ao Sol.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!