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Água, Clima e Biomas

 

09/07/2009

Autor e Coautor(es)
Ubiratã de Souza Dias
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a correlação entre os fatores que determinam a distribuição climática no globo e a conseqüente distribuição dos biomas sobre o mesmo.

Duração das atividades
1 aula de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

## Professor você pode iniciar esta aula com uma discussão sobre o qual é a diferença entre tempo e clima – lembrando que o tempo se refere às características atmosféricas em um dado momento especifico (Como esta o tempo hoje? Esta chuvoso, frio, ensolarado etc. Qual a previsão do tempo para o final de semana? Céu aberto mas chove à tarde). Já o clima, por sua vez, se refere a media do tempo ao longo de um extenso período cronológico, normalmente 30 anos. ## 

 

Grandes massas de água influem bastante no clima terrestre. São as características físicas e químicas da água que conferem a ela essa influência. A água possui grande papel térmico na natureza. Em seres vivos ela auxilia, dentre muitas outras coisas, no transporte, controle e distribuição do calor.

 
 
 

 Em nosso planeta, cuja superfície é majoritariamente coberta por água, não poderia ser diferente. A água possui ação tamponante sobre a temperatura do ambiente. Isso se deve principalmente a duas importantes características físicas da água: seu grande calor especifico, o que significa que é necessária uma elevada quantidade de energia térmica para que a água tenha sua temperatura alterada. E  seu também elevado calor latente, que é a quantidade de energia térmica necessária para fazer com que a água mude de estado físico.

@@ Veja mais na aula Água: O Elemento da Vida @@

Podemos, a principio, distinguir dois tipos básicos de clima seriamente determinados pelo poder tamponante da água: climas continentais, caracterizados por extremos de temperatura e umidade, e climas marítimos, caracterizados por variações menos extremas graças ao efeito moderador de grandes massas de água (grandes lagos também podem produzir climas marítimos locais).

Os padrões globais de temperaturas e chuvas são influenciados pela energia da radiação solar. Isto traz serias conseqüências para os biomas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1744/imagens/EarthasaSystemGrande.JPG

Earth as a System

**Baixe este Recurso ** em: http://www.teachersdomain.org/resource/ess05.sci.ess.earthsys.hologlobe/

O Recurso acima, um vídeo produzido a partir da adaptação de imagens da Terra obtidas por satélites, ilustra de excelente modo a como se comportam as correntes marinhas e de ar influenciadas pela energia térmica recebida do sol; demo nstrando também como es ta energia é re distribuída pelo globo.
O vídeo pos sui 5min 31s de duraçã o, pode ser passado integralmente ou par cialmente em sala de aula, segundo os critérios do professor. O áudio e legendas estão em inglês e legendas em português ainda não estão disponíveis. No entanto o material pode muito bem ser utilizado a fim de ilustrar os assuntos da aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br /storage/discovirtual/aulas/1744/imagens/ClimateMapWorld.png

Mapa de climas do globo.

A distribuição das espécies pelo globo está frequentemente limitada pelas condições físicas do ambiente. A água e temperatura são os fatores mais importantes. Cada espécie possui uma tolerância ecológica definida pelo intervalo de condições em que esta espécie consegue sobreviver. Sendo assim, o clima também define as fronteiras dos biomas terrestres.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1744/imagens/Biomasterrestres.jpg

Mapa de Biomas do Globo

 

## Professor neste momento você pode estimular seus alunos a buscarem correlações entre a latitude o clima e a distribuição dos biomas pelo globo. Após este instante você pode também evidenciar a algumas correlações interessantes, caso não tenham sido feitas ainda. Tais como: a distribuição das florestas tropicais, dos grandes desertos, da tundra e Taiga (floreta boreal) etc.##


A distribuição e organização básicas dos biomas é resultado de um processo evolutivo muito longo, onde as influências climáticas geológicas e também bióticas, tiveram um papel predominante.
As respostas dos biomas ao clima são geradas em escalas característica, podendo ser de centenas de anos ou curtos períodos de tempo, onde se tornam muito mais perceptíveis, como podemos observar nos últimos trinta anos.

As mudanças climáticas que observamos têm efeitos sobre os mais diversos biomas do planeta, no entanto suas conseqüências ainda são fonte de muitas perguntas e incertezas.

Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais

Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil

Mudanças Ambientais Globais - Conclusões O que nos Espera no Futuro

Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas

Para aprofundar o assunto, veja também a aula "Seres Fotossintetizantes e os Diferentes Biomas"

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Evapotranspiração Animação/simulação
Circulação sanguínea humana Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - As Mudanças Climáticas Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Conclusões O que nos Espera no Futuro Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais Animação/simulação
Recursos Complementares
É necessário equipamento multimídia para a exibição dos vídeos e objetos propostos.
Avaliação

Ao se pensar em como fazer uma avaliação é sempre fundamental refletir previamente quais são os objetivos dessa avaliação e qual será sua utilidade para você professor. Seguem então sugestões de alguns critérios que podem ser usados para sua avaliação: A contribuição individual e nas discussões coletivas e demais atividades em grupo. A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas. Realização das atividades. Lembre-se de que o resultado das avaliações lhe deve ser sempre de algum modo útil afim de que você possa traçar novas estratégias métodos e caminhos para suas aulas alcancem sempre seus objetivos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Yruama nascimento, Secretaria de educação- Professora Pública , São Paulo - disse:
    ycosme@ig.com.br

    06/03/2011

    Cinco estrelas

    acredito ser muito útil essa ferramenta para o desenvolvimento do tema que essa aula trata.


Sem classificação.
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