23/06/2009
Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Professor(a), nessa aula apresentaremos atividades que poderão servir para desenvolver a capacidade de os alunos reconhecerem os diferentes tipos de sólidos geométricos no seu cotidiano, através de atividades que utilizam o computador e/ou podem ser realizadas com objetos comuns ao seu dia-a-dia.
PARTE I
Para darmos início a essa aula o professor poderá utilizar o software “Geometria”.
DICA: Esse Software pode ser encontrado no endereço:
www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
Realizando a pesquisa com as opções Ensino Médio/Matemática.
Nesse endereço além da opção de trabalhar com o software através da internet pelo ícone “Visualizar” o professor pode escolher por fazer o Download do objeto, o que possibilita o uso do software sem a utilização de internet.
Nesse software são disponibilizadas três atividades que trabalham com a identificação e classificação de Sólidos Geométricos.
Na primeira atividade, o aluno deve encontrar os sólidos “escondidos” em uma cidade, em seguida ele poderá visualizar seus elementos (faces, arestas e vértices). Na segunda, o aluno deve dividir os sólidos apresentados de acordo com as características de cada um, assim são apresentadas a diferenças entre corpos redondos e poliedros e em seguida a classificação dos poliedros em prismas e pirâmides. E na terceira atividade, o aluno é convidado a identificar e classificar os sólidos encontrados em algumas fotos e imagens de cidades.
DICA: Como trabalharemos com os conceitos de Prismas, mais especificamente, o professor deverá dar uma atenção maior a esses sólidos explorando suas características.
Outra opção de Software que trabalha com os conceitos de Geometria Espacial está acessível em:
www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_geometria.php
Trata-se do Software “Poly”, que permite ao aluno visualizar e “manipular” diversos tipos de sólidos.
DICA: Alem desse software essa página da web apresenta outros recursos que podem ser utilizados no estudo da Geometria.
Para realizar o trabalho com os prismas, o professor pode pedir aos alunos que selecionem a opção “Prismas e Antiprismas”. Escolhendo essa opção o professor terá a chance de abordar e desenvolver os conceitos e propriedades envolvidos no estudo de prismas, uma vez que nesse software é possível ter a representação das figura em 3D e na forma plana.
DICA: Além do trabalho com Prismas esse software poderá ser útil em todo o estudo de sólidos geométricos. Por possibilitar a visualização dos sólidos na sua forma planificada, esse software pode servir de ferramenta para atividades onde seja proposta a “transposição” da animação para o desenho no papel, esse trabalho pode facilitar ao aluno o processo de planificação dos sólidos.
PARTE II
Dando seqüência a identificação e classificação de sólidos no cotidiano, sugerimos que seja pedido aos alunos que tragam de casa diferentes embalagens e objetos que podem ser identificados como sólidos geométricos (caixas de sabão em pó, remédios, leite, latas de milho, ervilha, dados, entre outros).
Divididos em grupos eles deverão separar os objetos de acordo com as suas características (espera-se que eles separem os corpos redondos dos poliedros). Após esse trabalho o professor poderá apresentar, pedindo aos alunos que passem a trabalhar apenas com os poliedros, a definição de prisma. Dessa forma os grupos poderão separar agora os poliedros em outro subgrupo (prismas e pirâmides).
Utilizando os materiais como exemplo o professor poderá pedir aos alunos que identifiquem os elementos dos prismas (face, aresta, base, altura). Essa identificação poderá ser feita pelos próprios alunos, recordando os conceitos trabalhados no Ensino Fundamental e com base nos dados fornecidos na atividade anterior.
DICA: Para trabalhar com os conceitos de aresta e face, o professor pode utilizar a construção de sólidos com canudos (estudo das arestas) e papel cartão ou cartolina (estudo das faces), essas construções podem ser realizadas antes mesmo da definição de arestas e faces no inicio do estudo dos poliedros.
DICA: Essa atividade servirá não somente para trabalhar com prismas, mas também para identificar a capacidade dos alunos de diferenciar e classificar os sólidos geométricos.
DICA: O professor pode sugerir ainda uma atividade onde os alunos utilizem câmeras fotográficas e celulares para registrarem prédios e construções de sua cidade que tenham a utilização de sólidos na sua estrutura, em sala de aula os alunos poderão analisar as fotos e classificar cada uma das figuras registradas, discutindo inclusive a função estética do uso certas figuras e não de outras, além do aspecto econômico e cultural, podendo deste modo, desenvolver um trabalho que envolva outras disciplinas escolares.
PARTE III
Para dar continuidade e concluir o estudo dos Prismas o professor poderá apresentar aos alunos as equações utilizadas para o cálculo da Área e do Volume de Prismas.
As equações referentes a esses cálculos, bem como exemplos de exercícios que podem ser utilizados, podem ser encontradas em:
www.somatematica.com.br/emedio/espacial/espacial11.php
ou
www.exatec.unisinos.br/~kessler/arquivos/prismas.doc
ou
matematiques.sites.uol.com.br/assuntos/segundo/geometprisma.htm
DICA: Através da análise da resolução dos problemas e do registro das atividades o professor poderá identificar e sanar as possíveis dúvidas que possam existir antes de dar seqüência ao estudo dos sólidos.
DICA: Caso tenha disponível na sua escola o professor poderá trabalhar ainda com sólidos de acrílicos que servem de apoio principalmente para o trabalho com o cálculo de volume, uma vez que podem ser preenchidos com água e/ou areia.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/04/2014
Cinco estrelasadorei me ajudou muito minhas duvidas
29/08/2011
Quatro estrelasÓtima aula. Além de contextualizada,apresenta orientações para serem trabalhadas em ambientes virtuais.
21/09/2010
Cinco estrelasolha esse site esta maravilhoso eu entendi perfeitamente o que estava escrito