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Geometria Espacial: Prismas

 

23/06/2009

Autor y Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar e Diferenciar os Prismas de outros sólidos geométricos como Cilindros e Pirâmides; - Reconhecer e resolver problemas que envolvam os elementos de um prisma (base, altura, faces, arestas); - Classificar prismas como retos, oblíquos ou regulares; - Calcular a Área e o Volume de prismas.
Duração das atividades
06 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conceitos básicos de Geometria: Ponto, Reta, Plano; - Trabalho com Poliedros (definição, características e classificações).
Estratégias e recursos da aula

Professor(a), nessa aula apresentaremos atividades que poderão servir para desenvolver a capacidade de os alunos reconhecerem os diferentes tipos de sólidos geométricos no seu cotidiano, através de atividades que utilizam o computador e/ou podem ser realizadas com objetos comuns ao seu dia-a-dia.

PARTE I
Para darmos início a essa aula o professor poderá utilizar o software “Geometria”.



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1747/imagens/Geometria_E..JPG

DICA: Esse Software pode ser encontrado no endereço:

www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php

Realizando a pesquisa com as opções Ensino Médio/Matemática.
Nesse endereço além da opção de trabalhar com o software através da internet pelo ícone “Visualizar” o professor pode escolher por fazer o Download do objeto, o que possibilita o uso do software sem a utilização de internet.

Nesse software são disponibilizadas três atividades que trabalham com a identificação e classificação de Sólidos Geométricos.

Na primeira atividade, o aluno deve encontrar os sólidos “escondidos” em uma cidade, em seguida ele poderá visualizar seus elementos (faces, arestas e vértices). Na segunda, o aluno deve dividir os sólidos apresentados de acordo com as características de cada um, assim são apresentadas a diferenças entre corpos redondos e poliedros e em seguida a classificação dos poliedros em prismas e pirâmides. E na terceira atividade, o aluno é convidado a identificar e classificar os sólidos encontrados em algumas fotos e imagens de cidades.

DICA: Como trabalharemos com os conceitos de Prismas, mais especificamente, o professor deverá dar uma atenção maior a esses sólidos explorando suas características.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1747/imagens/Atividade_2_GE.JPG

 Outra opção de Software que trabalha com os conceitos de Geometria Espacial está acessível em:

www2.mat.ufrgs.br/edumatec/softwares/soft_geometria.php

Trata-se do Software “Poly”, que permite ao aluno visualizar e “manipular” diversos tipos de sólidos.

DICA: Alem desse software essa página da web apresenta outros recursos que podem ser utilizados no estudo da Geometria.

Para realizar o trabalho com os prismas, o professor pode pedir aos alunos que selecionem a opção “Prismas e Antiprismas”. Escolhendo essa opção o professor terá a chance de abordar e desenvolver os conceitos e propriedades envolvidos no estudo de prismas, uma vez que nesse software é possível ter a representação das figura em 3D e na forma plana.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1747/imagens/POLY2.JPG

DICA: Além do trabalho com Prismas esse software poderá ser útil em todo o estudo de sólidos geométricos. Por possibilitar a visualização dos sólidos na sua forma planificada, esse software pode servir de ferramenta para atividades onde seja proposta a “transposição” da animação para o desenho no papel, esse trabalho pode facilitar ao aluno o processo de planificação dos sólidos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1747/imagens/POLY.JPG

PARTE II
Dando seqüência a identificação e classificação de sólidos no cotidiano, sugerimos que seja pedido aos alunos que tragam de casa diferentes embalagens e objetos que podem ser identificados como sólidos geométricos (caixas de sabão em pó, remédios, leite, latas de milho, ervilha, dados, entre outros).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1747/imagens/Solidos.JPG
 

Divididos em grupos eles deverão separar os objetos de acordo com as suas características (espera-se que eles separem os corpos redondos dos poliedros). Após esse trabalho o professor poderá apresentar, pedindo aos alunos que passem a trabalhar apenas com os poliedros, a definição de prisma. Dessa forma os grupos poderão separar agora os poliedros em outro subgrupo (prismas e pirâmides).

Utilizando os materiais como exemplo o professor poderá pedir aos alunos que identifiquem os elementos dos prismas (face, aresta, base, altura). Essa identificação poderá ser feita pelos próprios alunos, recordando os conceitos trabalhados no Ensino Fundamental e com base nos dados fornecidos na atividade anterior.

DICA: Para trabalhar com os conceitos de aresta e face, o professor pode utilizar a construção de sólidos com canudos (estudo das arestas) e papel cartão ou cartolina (estudo das faces), essas construções podem ser realizadas antes mesmo da definição de arestas e faces no inicio do estudo dos poliedros.

DICA: Essa atividade servirá não somente para trabalhar com prismas, mas também para identificar a capacidade dos alunos de diferenciar e classificar os sólidos geométricos.

DICA: O professor pode sugerir ainda uma atividade onde os alunos utilizem câmeras fotográficas e celulares para registrarem prédios e construções de sua cidade que tenham a utilização de sólidos na sua estrutura, em sala de aula os alunos poderão analisar as fotos e classificar cada uma das figuras registradas, discutindo inclusive a função estética do uso certas figuras e não de outras, além do aspecto econômico e cultural, podendo deste modo, desenvolver um trabalho que envolva outras disciplinas escolares.

PARTE III
Para dar continuidade e concluir o estudo dos Prismas o professor poderá apresentar aos alunos as equações utilizadas para o cálculo da Área e do Volume de Prismas.

As equações referentes a esses cálculos, bem como exemplos de exercícios que podem ser utilizados, podem ser encontradas em:

www.somatematica.com.br/emedio/espacial/espacial11.php

ou

www.exatec.unisinos.br/~kessler/arquivos/prismas.doc

ou

matematiques.sites.uol.com.br/assuntos/segundo/geometprisma.htm

DICA: Através da análise da resolução dos problemas e do registro das atividades o professor poderá identificar e sanar as possíveis dúvidas que possam existir antes de dar seqüência ao estudo dos sólidos.

DICA: Caso tenha disponível na sua escola o professor poderá trabalhar ainda com sólidos de acrílicos que servem de apoio principalmente para o trabalho com o cálculo de volume, uma vez que podem ser preenchidos com água e/ou areia.

Recursos Complementares
No seguinte link: http://calculomatematico.vilabol.uol.com.br/geoespacial.htm O professor pode encontrar um texto que narra a História da Geometria Espacial. Esse texto pode ser utilizado tanto no início da aula sobre Poliedros e/ou Prismas, ou logo no início do conteúdo de Geometria Espacial.
Avaliação
Espera-se que ao final dessas aulas, com a análise dos resultados das atividades e a participação dos alunos, seja possível identificar a capacidade dos mesmos de: - Reconhecer e nomear prismas; - Identificá-los e classificá-los; - Resolver problemas que envolvam o estudo de seus elementos; - Calcular a área e o volume de prismas e resolver situações que envolvam essas medidas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • fernanda, camoinas , São Paulo - dijo:
    fernanda@terra.com.br

    14/04/2014

    Cinco estrelas

    adorei me ajudou muito minhas duvidas


  • Carmelo Lopes Dias, Diretoria Regional de Ensino , Tocantins - dijo:
    carmelolopes@hotmail.com

    29/08/2011

    Quatro estrelas

    Ótima aula. Além de contextualizada,apresenta orientações para serem trabalhadas em ambientes virtuais.


  • aline, aline , Mato Grosso do Sul - dijo:
    asalinepaulo@gmail.com

    21/09/2010

    Cinco estrelas

    olha esse site esta maravilhoso eu entendi perfeitamente o que estava escrito


Sem classificação.
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