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São Francisco, o rio da integração nacional!

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Elaborar conceito referente à importância das bacias hidrográficas; • Identificar a importância e o uso da bacia hidrográfica do Rio São Francisco; • Identificar as principais formas de utilização econômica, social, cultural da bacia do Rio São Francisco; • Identificar a disponibilidade hídrica da bacia.
Duração das atividades
• 3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimento básico sobre hidrografia, cartografia
Estratégias e recursos da aula

O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica.
 

Dentre os grandes rios nacionais destaca-se o rio São Francisco, o chamado Rio da Integração Nacional. Descoberto em 1502, tem esse título por ser o caminho de ligação do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste. Desde as suas nascentes, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, ele percorre 2.700 km. Ao longo desse percurso, que banha cinco Estados, o rio se divide em quatro trechos: o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; o Médio, de Pirapora, onde começa o trecho navegável, até Remanso, na Bahia; o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia; e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz. (Ministério da Integração Nacional, 2008)
 

O rio São Francisco recebe água de 168 afluentes, dos quais 99 são perenes, 90 estão na sua margem direita e 78 na esquerda. A produção de água de sua Bacia concentra-se nos cerrados do Brasil Central e em Minas Gerais e a grande variação do porte dos seus afluentes é conseqüência das diferenças climáticas entre as regiões drenadas. O Velho Chico – como carinhosamente o rio também é chamado – banha os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Sua Bacia hidrográfica também envolve parte do Estado de Goiás e o Distrito Federal. (Ministério da Integração Nacional, 2008)
 

É importante lembrar o fato de que é na bacia que ocorrem as interações entre os elementos naturais e sociais que a constituem. Esses elementos estão estruturados e intrinsecamente relacionados entre si. Isso significa que, o que ocorrer a qualquer um deles, terá reflexos sobre os demais. Desta forma, tudo o que ocorre na bacia hidrográfica repercute direta ou indiretamente nos rios e na qualidade e quantidade das águas e reflete de maneira indireta ou direta nas populações que a bacia abriga. (Ministério da Integração Nacional, 2008)
 

Diante dessa realidade, estudar e conhecer a bacia do Rio São Francisco é muito importante porque a dinâmica das águas de uma bacia tem repercussão direta no contexto de ocupa&cce dil;ão e uso de um determinado território e, por conseguinte, na própria organização espacial. Como a bacia do São Francisco atravessa 9 estados, o impacto na dinâmica espacial dos territórios por ela banhados é enorme.
 

Caro docente, para saber mais visite o link abaixo:
 

www.frigoletto.com.br/GeoFis/Bacias/baciasfranc.htm
www.ahsfra.gov.br/rio2.htm

Aula 01
 

Professor inicie sua aula estabelecendo as “premissas de partida” que são as considerações teóricas iniciais, sem as quais não é possível trabalhar. Considere a importância da água para a vida terrestre, pois não há ser vivo sobre a face da Terra que possa prescindir de sua existência e sobreviver.
Nesse sentido, explique que as águas utilizadas para consumo humano e para as atividades sócio-econômicas são retiradas de rios, lagos, represas e aqüíferos, também conhecidos como águas interiores. Para aprofundamento dessas questões sobre a importância da água, sugere-se a leitura coletiva na sala do seguinte link:
 

www.rededasaguas.org.br/quest/quest_01.asp
 

Após a atividade, sistematize com os alunos as respostas que atestem a importância da água. Depois dessa sistematização, é necessário garantir que os conceitos de “bacia hidrográfica, afluentes, disponibilidade hídrica, ciclo hidrológico” sejam, também, sistematizados, para que as análises sobre a bacia do São Francisco possam ser efetuadas
 

Para isso, proponha um estudo dirigido a partir da leitura do conceito de bacia hidrográfica presente no seguinte link:
www.rededasaguas.org.br/bacia/bacia_01.asp
 

Promova uma dinâmica de leitura, onde cada aluno lê um parágrafo do texto. Interrompa a leitura quando necessário para explicar, dirimir dúvidas e sistematizar as idéias sobre o tema. Como “dever de casa”, peça que eles produzam um texto que sintetize as idéias vistas em sala.
 

Aula 02 e 03
 

Inicie a aula recebendo o dever de casa do encontro anterior e faça uma rápida revisão do que foi abordado em sala de aula, para “aquecer as idéias”.
Feita essa revisão, recomenda-se, como ponto de partida, a exibição do vídeo “Rio São Francisco” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC. Eis o link:
 

objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/794
 

Atenç ão! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
 

Professor tenha em mente que o conteúdo "bacias hidrográficas" abrange conhecimentos inter-relacionados e aspectos complexos, como a disponibilidade e o uso da água. Como o rio São Francisco abrange vários estados da região nordeste, é importante conhecer a importância deste rio no tocante ao abastecimento hídrico da região. Para isso torna-se necessário identificar:
 

• a disponibilidade de água na bacia;
• quais são os municípios diretamente beneficiados pelas águas dessa bacia;
• os aspectos de demanda e de escassez de água, que estão relacionados ao crescimento demográfico, à escala das atividades econômicas e à capacidade de suporte dos recursos naturais;

O presente plano de aula busca desenvolver essa idéia através de site que apresenta um sistema interativo, que mostra a disponibilidade hídrica de estados que são banhados pelo São Francisco, o chamado “Atlas Nordeste da Ana” disponível em:
 

parnaiba.ana.gov.br/atlas_nordeste/nw_atlas.htm



Esse Atlas é composto de diversos estudos de estimativa de demandas, análise de recursos hídricos superficiais e subterrâneos, avaliação de sistemas de produção de água entre outros. É um sistema interativo que abarca várias bacias, dentre elas a do São Francisco. O sistema busca também as alternativas técnicas relacionadas à área de oferta de recursos hídricos.
 

As atividades serão:
 

• Divida a sala em grupos;
• Oriente a pesquisa de seus alunos a visitar os links dos Estados disponíveis e identificar quais deles têm o rio São Francisco tem seu curso;
• Cada grupo fique responsável por um desses estados;
• O sistema nos mostra algumas informações importantes, sugerindo-se que se investigue por estado o seguinte:
 

a) Caracterização Geral do Estado que é banhado pelo São Francisco;
b) Pólos Econômicos;
c) Demografia;
d) Demandas de Água;
e) Oferta de Água;
f) Diagnósticos e Prognóstico sobre a disponibilidade hídrica estudada;
 

Com os dados oferecidos também podem ser montados gráficos e tabelas referentes às sugestões anteriores, que os alunos podem apresentar na forma de seminário, o qual servirá para apresentação de resultados e discussão dos mesmos. Oriente a investigação para a questão da disponibilidade hídrica da bacia (onde tem e quanto tem), a identificação de seus (quais são, onde) e partir daí verificar se são adequados (pouca água para uso intensivo e vice versa). As conclusões decorrentes do confronto dessas informações permite identificar a importância dessa bacia.
 

Algumas sugestões de perguntas que podem ser feitas são:
 

• Onde estão as maiores demandas de água na bacia do São Francisco?
• E as maiores ofertas?
• Os pólos econômicos dos estados são banhados pelo São Francisco?
• O que se pode prever com relação à disponibilidade hídrica nesses estados?
 

Cada grupo deverá também identificar a importância e o uso da água e correlacionar este uso com aspectos de qualidade de vida, compatibilidade dos usos múltipos das águas e quais as conseqüências e implicações desses usos.
 

Os alunos podem criar uma lista de discussão dos resultados encontrados e divulgando para os colegas. Outras pessoas estariam associadas à rede de informação, constituindo um verdadeiro espaço coletivo de construção do conhecimento! Os alunos podem criar a lista de discussão através Yahoo, http://br.yahoo.com/ é só entrar no link grupos, fazerem o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo.
 

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Produção de texto – “Dever de Casa” • Apresentação do Seminário • Participação no fórum
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 5/9 - 55.56%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44.44%
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  • Uma estrela 0/9 - 0%

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Opiniões

  • Clenovaldo Bezerra, Escola Municipal Dom Francisco Xavier , Pernambuco - disse:
    clenobcruz@hotmail.com

    27/05/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns. Um material excelente para trabalhar a interdisciplinaridade.


  • Laiane, unisul , Santa Catarina - disse:
    laianeelias@hotmail.com

    13/07/2010

    Quatro estrelas

    gostei é bem interessante,só que eu queria saber quais são os estados que formam a bacia do velho chico? você pode me responder hoje...se responder hoje lhe agradecerei muito...


  • Ana, ESc.Santos Dumont , Paraná - disse:
    anacjankoski@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei!


  • teluyo fukasawa, PREF MUN DE SAO PAULO , São Paulo - disse:
    teluyo123@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabenizo o autor pela escolha do tema. Ele tratou o tema de forma ampla e de uma forma que possibilita um trabalho interdisciplinar. Como professora de ciências percebo muitos pontos onde posso contribuir e enriquecer o conteúdo trabalhado. Bem oportuno também as dicas sobre como abordar e considero que temas importantes como o papel do ser humano como parte integrante de uma bacia hidrográfica é de fundamental importância. Tentarei utilizareste bom exemplo de aula. Obrigada.


  • Maria Jose da Silva Cardoso Ramos, ESCOLA MUNICIPAL PREF ALVARO BRANDÃO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabenizo o professor por essa aula maravilhosa, pois as aulas estão integrando os alunos, transformando-os em participativos ativos, reconhecendo a importância e o uso da àgua etc. Com certeza os alunos adquiriram habilidades importantes com essas aulas, desde os conhecimentos específicos sobre o assunto até a interação no grupo. Abraços. Sou de Dourados-MS


  • Ivaneida Dumer, Seduc-Setor Indígena , Rondônia - disse:
    ivadumer@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula uma vez que a água exerce papael fndamental em nossas vidas.Parabéns


  • zilda amaral, EE Cmt. Maurício C. dutra , Mato Grosso do Sul - disse:
    zildaamaral5@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabens pela dica do prof. vou aproveitar a oportunidade e dizer que nossos rios fazem parte da região do pantanal e por serem muito utilizados pela pesca, já se percebe modificações feitas pelo homem, uma delas é a construção de uma barragem, que de certa forma alterou o curso do rio, onde antes visitado por turistas, local conhecido como "sumidouro". Atualmente a paisagem é bem diferente.


  • Sonia Ladeia, ESCOLA EST VILA GUAIRA , Paraná - disse:
    sonialadeia07@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Dinamica e interativa


  • Eloisa Renata Lacerda Carvalho, MARIA DE LOURDES OLIVEIRA IHA PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    lacerdaerenata@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Conteúdo de grande importancia na vida do aluno, alem de estudar o estado em que nasce o rio São Francisco, nos dias de hoje em que o tema meio ambiente sobresai, em que se destaca com urgencia a economia da agua de nosso planeta. Sabemos que o rio abastece toda aquela região e que e um dos principais rio de nossa hidrografia, (BRASIL)


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