Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ENERGIA QUE VEM DO SOL

 

25/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

Heitor Roberto Dias Francischini

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender que a energia vinda do Sol pode ser usada diretamente para auxiliar nas nossas atividades cotidianas, inclusive quando a energia elétrica não está disponível.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Importância do Sol para a vida na Terra (rotação e translação da Terra, fotossíntese, podem ser exemplos brevemente explicados), conceito de absorção de luz e calor.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula pode ter inicio com o professor propondo uma atividade prática aos alunos, esta atividade tem como objetivo apresentar uma das propriedades do Sol, de extrema importância para a vida na Terra: radiação.

Para a realização do experimento serão necessárias duas garrafas pets, sendo uma delas pintada de preto e a outra de branco, além disso, dois balões de festa, que devem ser colocados em cada uma das bocas das garrafas. As garrafas deverão ser expostas ao Sol por um tempo aproximado de 15 minutos. Em seguida, solicite aos alunos que toquem as garrafas e observem o que aconteceu com os balões.

Será observado que a garrafa branca estará mais quente do que a garrafa preta e o balão da garrafa preta estará cheio ou mais cheio do que o da garrafa branca, isto porque a garrafa branca reflete a maior parte da energia do Sol. A garrafa preta, por sua vez, absorve calor, e conseqüentemente aumenta a temperatura do ar em seu interior,com isso ele expande, enchendo mais a bexiga, o ar dilata o balão.

Após realização do experimento promova alguns questionamentos sobre o que os alunos observaram e peça que eles pensem em hipóteses que expliquem o observado. Mediante suas respostas retome com eles conceitos sobre a absorção de luz e calor.

(Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_UDTe-O26TTg/SuYQsAjOj0I/AAAAAAAAARc/-4GTpMBwwI4/s320/hot-sun-thermometer.jpg )

Em seguida, na segunda parte da aula, proponha outra atividade aos alunos, apresentando algumas figuras e pergunte a eles o que elas têm em comum e, se necessário, os conduza por meio de dicas. O objetivo da atividade é que os alunos percebam a energia elétrica como uma necessidade comum para os seus funcionamentos.

(Imagem disponível em: http://revez-solar.com/loja/images/Lampada%20osram.jpg )

(Imagem disponível em: http://www.energiaeficiente.com.br/wp-content/uploads/2009/05/banho-chuveiro-210108.jpg )

(Imagem disponível em: http://blogpessoal.files.wordpress.com/2007/02/comerciales-television-spot.jpg )

Terminada a atividade, proponha a eles uma questão:

O que pode haver em comum entre o experimento realizado e os eletrodomésticos?

Procure relembrar ou apresentar rapidamente aos seus alunos a importância do Sol para os seres vivos (fotossíntese; ocorrência das estações do ano; ocorrência de dias e noites, por exemplo) e chame atenção para mais esta utilidade do Sol: aquecer diretamente as coisas que precisamos ou transformar sua energia em energia elétrica. Este será um momento oportuno para problematizar a questão da falta de energia elétrica que poderá ser apresentada por meio de algumas perguntas:

E se a energia elétrica acabar? O que poderá acontecer, será que existem outras formas de fazermos nossos aparelhos eletrodomésticos, ou mesmo a água do nosso chuveiro esquentar?

O professor poderá apresentar a seus alunos o funcionamento da energia obtida pelo Sol.


Informações sobre energia solar podem se encontradas no link abaixo:
http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap09.htm

Recursos Complementares

Caso o professor deseje, poderá complementar sua aula fazendo uso de um vídeo que mostra como um aquecedor solar pode ser feito com garrafas PET:
http://www.youtube.com/watch?v=-u4VhtI53Ik&feature=related

Avaliação

Você pode propor aos seus alunos que façam uso do laboratório de informática e façam levantamento dos benefícios do sol para os animais, plantas e o homem. Poderá orientá-los também a montarem uma apresentação para a sala com as informações coletadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.