Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você sabe para que serve o esporte?

 

24/03/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender qual é a importância do esporte para a vida das pessoas, inclusive na das crianças. Poderão entender que as aulas de Educação Física, por exemplo, não devem ser sinônimos apenas de diversão, mas também de aprendizado e saúde. O recurso utilizado nestas aulas é também um material rico que pode ser utilizado para a formação dos professores.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, uma vez que o recurso pode ser salvo em DVD.

Motivação:

O professor deverá mostrar aos alunos a figura abaixo (Fig. 1) e perguntar o que eles pensaram quando a viram. Como as respostas podem ser inúmeras, o professor poderá fazer algumas questões norteadoras, tais como:
- Vocês acham que o esporte serve para quê?
- Vocês acham que o esporte serve para diversão, para aprendizado, ou para os dois? Por quê?
- E a aula de Educação Física, por que ela existe? Ela é importante? Por quê?

 


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1752/imagens/esporte.jpg

Figura 1- Imagem de crianças praticando esporte
Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/brasil/imagens/dia-do-esporte12.jpg  Acesso em: 18. Fev. 2009.

 

Atividade 1

Após fazer estes questionamentos, o professor deverá apresentar o recurso abaixo aos alunos.
Sugerimos que o professor salve o recurso (vídeo) em um DVD para que sua transmissão possa ser feita na Sala de Vídeo da escola, de forma  que todos os alunos possam assisti-lo juntos.


Recurso:

 

 Vida legal [Esporte na escola]

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18474/vida_legal_esporte_escola.wmv  

Este recurso (Vídeo) informa que os benefícios do esporte na vida do homem, pelo fato de aliviar as tensões, pode melhorar a sociabilidade, trazer equilíbrio, saúde, harmonia e alegria. Há uma entrevista com o ator Marcos Frota onde ele fala sobre sua carreira no circo e sobre a importância da atividade física. Além disso, o recurso apresenta a atividade "Serpente" que trabalha o domínio do corpo.

Observação: O Recurso tem a duração total de 12’38 (doze minutos e trinta e oito segundos), porém para os alunos deverá ser transmitido apenas por 8’00 (oito minutos), pois o restante do vídeo é mais técnico, o que pode propiciar a distração dos alunos (não prender a atenção deles). No entanto, é importante que o professor antes da efetuação das aulas, o assista na íntegra para que se informe ainda mais sobre os benefícios das atividades físicas para o desenvolvimento saudável das crianças, tendo assim um momento de formação.

 

Atividade 2

Estando no pátio da escola, sentados em círculo (Fig. 2), o professor deverá retomar as perguntas feitas no início da aula para discuti-las com os alunos e reforçar os conhecimentos sobre a importância do esporte na vida do ser humano.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1752/imagens/patio.jpg

Figura 2- Imagem de crianças sentadas no pátio da escola
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_80WrIV6_or4/SPjStDbp0pI/AAAAAAAAAic/CghyBZR2K8E/s400/Patooca.jpg  
Acesso em: 04. Mar. 2009.
 

Atividade3

Sugerimos que, em seguida, o professor desenvolva a atividade da Serpente (Fig. 3) com os alunos e que antes de efetuá-la mostre para os alunos os objetivos (que seguem logo abaixo) dela, bem como os aspectos físico-motor e sócio-espiritual que podem ser trabalhados com tal brincadeira. Recomendamos que o professor, sempre que puder,  explique aos alunos os aspectos trabalhados com as atividades que propõe!


Brincadeira da Serpente
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1752/imagens/brincadeira.jpg

Figura 3- Imagem da brincadeira da serpente
Disponível em: http://www.cp.ufmg.br/cpantigo/maxfotos/pic4.jpg  Acesso em: 18. Fev. 2009.
 

 Instruções da brincadeira:

Estando os alunos no pátio da escola, o professor deverá:

  • Pedir que os alunos fiquem separados uns dos outros no espaço previamente determinado (do pátio).
  • Em seguida deverá (o professor) correr atrás de algum aluno e relar a mão em alguma parte do seu corpo, para que este junte-se a ele ( de mãos dadas) para buscar mais pessoas.
  • A brincadeira continua até o momento em que restar um aluno.

 Objetivos da Brincadeira da Serpente: 

  • Objetivo físico-motor: Desenvolver agilidade, velocidade e drible.
  • Objetivo sócio-espiritual: Promover integração e espírito de equipe. Excelente exercício para ensinar sobre união ou aperfeiçoar a comunicação do grupo.
  • Descrição: A brincadeira é bastante simples, inicialmente funciona como um pega-pega sem piques e com um espaço delimitado (o campo de futebol, a quadra, a sala, etc.). Quando o pegador tocar a primeira pessoa, esta deve dar a mão ao pegador e os dois juntos devem pegar o maior número de crianças para seu grupo. Quando a dupla pegar a terceira pessoa, essa se unirá aos dois pegadores dando a mão a um deles. O quarto a ser pego fará a mesma coisa e assim sucessivamente, formando uma serpente humana que deve pegar o restante dos participantes.
  • Regras: Quem sair do espaço determinado está pego. Os pegadores não podem soltar as mãos em nenhuma circunstância. A brincadeira acaba quando sobrar apenas um participante fora da serpente (porém, você pode reiniciar a atividade antes disso se perceber que a serpente não consegue pegar mais ninguém).
  • Dicas: Dependendo da idade das crianças, auxilie-as a trabalhar em conjunto formulando planos para a ação: pegar os mais rápidos ou os mais lentos primeiro, determinar um alvo, pintar o alvo, cerca o alvo, etc.

Referência:
Disponível em: http://www.em.org.br/blog/?p=182 Acesso em: 04. Mar. 2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Avaliação
As avaliações devem ser feitas em todos os momentos, desde o início até o final, para saber se os objetivos foram atingidos, priorizando assim a avaliação formativa doa alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 50 classificações

  • Cinco estrelas 32/50 - 64%
  • Quatro estrelas 15/50 - 30%
  • Três estrelas 3/50 - 6%
  • Duas estrelas 0/50 - 0%
  • Uma estrela 0/50 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sabrina, vbvhj5431 , Distrito Federal - disse:
    sabrina@hotemail.com

    20/03/2015

    Cinco estrelas

    ameeiiiiiiiii!


  • breenda , ifba , Bahia - disse:
    breenda2010@hotmal.com

    01/05/2012

    Cinco estrelas

    eu gosteiii muito euuuuuu adorreiii de verdadeeeeee bjsssss....


  • lissinh@, Chile - disse:
    larissa.s@hotmail.com

    15/09/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito desse cite me ajudou muito.VlW♥♥♥♥♥♥


  • jeferson alexandre da silva, beijamim jacobe , Minas Gerais - disse:
    paulistadomorro@hotmail.com

    01/08/2011

    Cinco estrelas

    muito intereçante pois trabalha com a agilidade das crianças e gostao muito


  • Silvia Neves Barbosa, Centro Universitário Módulo , São Paulo - disse:
    silvinha.nb@gmail.com

    15/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei do trabalho. Aprendi no curso de educação física bastantes coisas as quais aqui encontrei.


  • jose francisco bento, EE MARIA CORREA DIAS , Mato Grosso do Sul - disse:
    comandantebento@uol.com.br

    29/04/2011

    Quatro estrelas

    MATERIAL MUITO PARA SER TRABALHADO


  • Márcia Braga, E.E.Aluísio ferreira de souza , Minas Gerais - disse:
    sbraquinha@gmail.com

    16/03/2011

    Quatro estrelas

    Aula expositiva excelente e podemos trabalhá-lá mais de duas aulas.


  • Waldomiro Pereira de Oliveira Filho, RICARDA DOS SANTOS BRANCO PROFA COLEGIO MUNICIPAL , São Paulo - disse:
    mirofilho2@gmail.com

    02/03/2011

    Cinco estrelas

    Olá, Livia muito boa a sua aula, principalmente porque, as atividades fezem com que os alunos, pensem no que estão executando. Isto é muito importante para o desenvolvimento psicomotor do aluno.


  • ariza maria rocha, Universidade Regional do Cariri , Ceará - disse:
    arizarocha2000@yahoo.com.br

    09/12/2010

    Quatro estrelas

    A proposta é interessante pois torna a aula instigante


  • rosângela Silva da Costa, EE ANTONIO NOGUEIRA DA FONSECA , Mato Grosso do Sul - disse:
    rosamorena76@hotmail.com

    02/12/2010

    Cinco estrelas

    ótima parabéns pela bela aula


  • NARA REGINA BERWANGER ZABOLOTSKY, ESC EST DE ENSINO MEDIO CARLOS BRATZ , Rio Grande do Sul - disse:
    nrberwanger@gmail.com

    29/11/2010

    Quatro estrelas

    Já apliquei esta aula de uma forma adaptada a minha realidade escolar e foi maravilhosa!!!!!!!! Parabéns pela idéia.


  • Viviane Ferreira Dourado, ESCOLA MUNICIPAL WILLIAM CASTELO BRANCO , Tocantins - disse:
    vivianefdourado@hotmail.com

    08/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa sua aula...PARABÉNS!!!


  • Antonia Rejane Cardoso Paiva, EM GILBERTO JOSE TANUS BRAZ , Minas Gerais - disse:
    rejanecardosopaiva@gmail.com

    26/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá lívia,achei as sugestões de aulas super legais inclusive usei hoje em minha aula o vídeo da tv escola vidal egal e pedi que fizessem um texto mostrando porque é importante o esporte em nossa vida e como eles descreveriam a brincadeira da serpente e poque eles acharam importante.


  • Libia Fernandes Costa, EEFJosé Inácio da Rocha , Ceará - disse:
    libiafenandes2010@hotmail.com

    22/10/2010

    Cinco estrelas

    adorei as atividades,só que não posso realizá-las por falta de espaço na escola. Gostaria que você me enviasse atividades que possam ser realizadas em sala de aula e que não fassam muito barulho para não atrapalhar as salas visinhas.


  • Paulo Josá Marin, CEEBJA Prof. Orides B. Guerra , Paraná - disse:
    paulojmarin@hotmail.com

    19/10/2010

    Quatro estrelas

    Muita boa aula, realmente o esporte é onde podemos trabalhar motivação e auto estima nos alunos.


  • Gonçalina dos Santos, C E ATILANO CHRYSOSTOMO DE OLIVEIRA , Rio de Janeiro - disse:
    goncalinasantos.campos@gmail.com

    23/08/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito legal, pois a maioria das pessoas não tem essa percepção de mostrar ao aluno o outro lado da educação física


  • marlon eduardo tavares gonzaga, E C E I SANTA MARIA DE BELEM , Pará - disse:
    marloncachorro@yahoo.com.br

    02/08/2010

    Três estrelas

    este tipo de trabalho educativo é muito bom por que também trabalha o lúdico fora os outros benefícios que já foram citados no próprio trabalho!


  • Maria Angélica de Góes, Colégio Estadual Paulino Nascimento , Sergipe - disse:
    angelicagoes@oi.com.br

    09/07/2010

    Cinco estrelas

    Olá proessora Lívia, obrigada pela contribuição é um excelente material.


  • Aparecida Candida Fonseca sena, ESC EST SILVA DOURADO , Tocantins - disse:
    aparecidacandida@hotmail.com

    13/05/2010

    Cinco estrelas

    Ola amiga Lívia! Que aula maravilhosa! Vai contribuir muito no projeto que estou planejando. Um abraço.


  • Marina Barbosa dos Santos, EE ARACILDA CÍCERO CORRÊA DA COSTA , Mato Grosso do Sul - disse:
    marinabarbosasantos@hotmail.com

    30/03/2010

    Quatro estrelas

    Livia gostei muito de sua aula.


  • juvenal moreira, EM PARQUE SÃO CARLOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    juvenal.vena@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula dinâmica e participativa. Aula assim ninguém pode reclamar de exclusão. A motivação desta aula é o atrativo para os participantes, Parabéns


  • Tobias de Souza Falcão, Universidade Federal de Alagoas , Alagoas - disse:
    tfalcao@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otimos recursos e atividades.


  • Gentil Bruno Ribeiro, MARIA C.ALCANTARA C E PROFA E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    professorgentil@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito importante para o desenvolvimento integral do aluno.


  • rayane, instituto de educação eber teieira de figueiredo , Rio de Janeiro - disse:
    rayanefofinha_2007@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muitobom ainda serve para pararmos e pensarmos o quanto nosso corpo e importante para valorizarmos mais o nosso corpo


  • FRANCIMAR DA SILVA E SOUZA, ESC. EST. SENADOR FÁBIO LUCENA , Amazonas - disse:
    fran-ynacio@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora muito interessante suas aulas gostei muito, isso que os profissionais de Educação Física deveriam adotar, pois conheço vários que apenas jogam a bola para os alunos e deixam eles por conta do mundão. vc é muito criativa parabéns...


  • therezinha fragoso tavares, E.E. PROFESSORA SARAH FARIA BRAZ , Rio de Janeiro - disse:
    there.fragoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Já havia assistido ao vídeo.


  • marcelo bonafé silva, COLÉGIO CARMO SAGRADA FAMÍLIA , Rio de Janeiro - disse:
    marcelobonafejudo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXELENTE O MATERIAL!


  • Carlos Augusto Viana dos Santos, EM JOSE AUTO DE ABREU , Piauí - disse:
    Adoradoraugusto@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Bastante Objetiva e ao mesmo repleta de informação na qual eu como educador irei usar no auxilio do ministrar das minhas aulas..agradecido..abração


  • marilda, I.E. São José , Rio Grande do Sul - disse:
    marilda.giovanoni@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É muito boa a aula, já trabalhei com turmas do curso de Pedagogia,na disciplina de Psicomotricidade, como sugestão para turmas de ensino fundamental (primeira a quarta série).


  • Degivaldo Varjão de Sá, COLÉGIO MUNICIPAL SAO JOAO BATISTA , Bahia - disse:
    gordinhodetuta@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabéns esse conteudo é excelente para trabalhar os relacionamentos humanos e serve para explorar o lado físico,psicológico e social do proprio ser.


  • maria do socorro pereira de sousa, terezinha ferreira parente , Ceará - disse:
    duzsos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Puxa que aula! Expressa toda atividade lúdica de maneira muito simples e eficaz! Parabéns!


  • Domingos Savio Costa César, CENTRO INTEGRADO DE EDUCACAO DO CONDE , Bahia - disse:
    www.saviocesar23@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    a brincadeira da serpente fica mais direcionada para uma clientela de alunos da pre escola e de 1ª a 4ª serie.Mas o restante esta muito bom.


  • RICARDO SILVA OLIVEIRA, COLEGIO DEMOCRATICO ESTADUAL ANISIO TEIXEIRA , Bahia - disse:
    discbiocdeat33@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muiito boa! Parabéns pela contribuição aos meus conhecimentos.


  • Dani rozão, Escola 8 de maio , Mato Grosso do Sul - disse:
    danisramos@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a idéia... Muito òtima essa sugestão... Parabéns


  • Marília Paiva de Sousa, EEFM CEL. MANOEL RUFINO MAGALHÃES , Ceará - disse:
    liplilia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É uma aula bem interessante, pois trata a educação física de maneira clara e suscinta, repassando o conteúdo de maneira espontânea e alegre e aborda ainda, o que todos deveriam saber, que as aulas de educação física não é só esporte, mas sim uma disciplina de extensa variedade. Apenas achei esta brincadeira da serpente muito infantil, isto digo, baseado para a realidade da minha escola que é somente ensino médio. Parabéns!


  • Júlio Contin, E.E José Severino , Minas Gerais - disse:
    juliocontin@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Já conhecia o jogo da serpente,realmente é uma excelente atividade! além de trabalhar diferentes habilidades e melhorar a capacidade física, serve p. mostrar também que na ed física pode se aprender valores como cooperação,socialização e espírito de competição.


  • ANABELE GOMES FERREIRA , PREF MUN DE JUVENILIA , Minas Gerais - disse:
    anabeleferreira22@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula atrativa, dinamica e muito bem elaborada. Trabalha tanto o aspecto fisico, cognitivo e social. Muito boa a aula........


  • VALTERJÚNIOR CARLOS RIBEIRO, DAVID VIEIRA DA SILVA EEF , Ceará - disse:
    valterjr19@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Minha opinião é só para elogiar pois é uma estrategia de trabalho excelente onde transmite a ideal da pratica da atividade física não só como ludicidade mas uma forma de melhorar a sociabilidade, trazer equilíbrio, saúde, harmonia e alegria para os praticantes.


  • Marilda Lopes da Silva André, COLEGIO EST PEDRO RAYMUNDO MOREIRA REGO , Bahia - disse:
    marelopes@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a aula,pois os recursos utilizados são acessíveis e práticos. Parabéns!!!


  • julia izaura rodrigues de matos, ESC MUN CASIMIRO DE ABREU , Roraima - disse:
    juliaizaura@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    essa aula está excelente para trabalhar com as crinaças de pré-escolas e crianças deficietes estão de parabéns


  • Nedina Emboava de Souza, EM ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA , Mato Grosso do Sul - disse:
    ned1000@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula excelente e o professor utiliza muitos recursos atrativos, práticos e acessíveis para a criança, pois tem um grande poder de envolvimento potencializando a compreensãoa a aprendizagem


  • Delano Jose Melo de Mesquita, COLEGIO BATISTA ALBERT SCHWEITZER , Bahia - disse:
    derlanne5@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Moto boa e instrutiva a Aula. Devemos sempre motivar aos estudantes praticarem esportes, bem como, fazer com que eles aprendam tambem sobre cada modalidade. Importante também salientar que devemos sempre fazer atividades em grupos para, assim, inserirmos a parceria e quebrarmos alguns paradigmas e preconceitos.


  • ANGELA LOURENÇO MENDES DOS SANTOS, C.E. DOM WALMOR , Rio de Janeiro - disse:
    angelalourenco@msn.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sua aula. Muito interessante. Um abraço. Angela Lourenço.


  • Andréia Aparecida Salton, EE ANDRÉ ANTONIO MAGGI , Mato Grosso - disse:
    aa.salton@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi, muito interessante a sua aula, a maneira que você conduziu, as atividades que escolheu é importante dar uma nova cara para as nossas aulas, pois devemos mitivar os alunos a participarem das aulas práticas e o caminho é esse envolvendo as crianças em atividades diferentes desde cedo, que com certeza, ela terá muitos benefícios em sua vida.


  • Manuel Camelo Neto, COLÉGIO JOAO PAULO II , Paraíba - disse:
    manueledfisica@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula e ótima, alem de trabalhar os educandos em todos seus aspectos seja na bio, psico e social ela mantem a motivação, ponto fundamental para realizar aulas de Educação Física.


  • Rosimere Bezerra Dantas, E. MUL. PROFª MARIA ODILA ENSINO FUNDAMENTAL , Rio Grande do Norte - disse:
    rosimeredanttas@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito boa professor a sua aula foi bastante interessante.Parabéns...


  • Patrícia de Matos Romera, EM PROFª. IRIA LUCIA WILHELM KONZEN , Mato Grosso do Sul - disse:
    cenourinha.edf@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula muito boa interessante e gostosa de se trabalhar. Parabéns.


  • ademir martins de oliveira, EMEB PROF LENINE DE CAMPOS POVOAS , Mato Grosso - disse:
    asamartins@pop.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO, MAS QUE EXCELENTE


  • Miguel Caixeta Gomes, ESC EST SANTA TEREZINHA , Goiás - disse:
    miguelcaixeta11@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Poxa, que legal, muito interessante e divertido uma vez que além de desenvolver a capacidade motora é muito divertida. Valeuuu.....


  • ANDERSON DE LUCENA, EDEMIR ANTONIO DIGIAMPIETRI PROF E.M , São Paulo - disse:
    lucena_anderson@pop.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá!!!! Gostária de dizer que a aula é muito boa, se utiliza de muito recursos atrativos e de grande poder de envolvimento dos alunos, o que com certeza potencializa a compreensão e a aprendizagem. Contudo, o tema da aula destoa um pouco dos reais objetivos por mim identificados, não sei se adequadamente. Prof.ª Livia Raposa Bardy, pelo que percebi seu principal objetivo educacional é fazer com que as crianças identifiquem a importância da Educação Física valorizando e compreendendo-a.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.