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COMOS NÓS PRODUZIMOS OS SONS?

 

02/03/2010

Autor e Coautor(es)
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Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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Heitor Roberto Dias Francischini

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender como nossas cordas vocais produzem o som e como nós conseguimos produzir o eco.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula inicia-se com o professor propondo aos alunos uma atividade prática. Para isso, será preciso que os alunos formem duplas e construam um “telefone de cordão”, como indica o link abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11628

Solicite aos alunos que explorem ao máximo o experimento que construíram: oriente-os a fazerem uso do experimento com o barbante esticado, não esticado, em diferentes pontos da sala e que anotem suas observações. Mediante estas observações o professor pode lhes apresentar o conceito de som.

Na segunda parte da aula o professor poderá trabalhar com o aluno, a partir do que foi aprendido:

Mas e nós, como nós produzimos o nosso próprio som, a voz?

(Imagem disponível em: http://blog.cancaonova.com/fabioroniel/files/2008/03/cantor1.jpg )

O professor pode apresentar aos alunos uma imagem que ilustre as cordas vocais e explicar-lhes como nós produzimos a voz.

(Imagem disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/foto/0,,14326955,00.jpg )

Informações sobre como nós produzimos a voz podem ser encontradas no link abaixo:
http://www.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_sensorial_audicao5.htm

Uma vez que isso tenha sido explicado, o professor pode propor a turma que faça uma segunda atividade prática usando os próprios materiais que eles possuem: folhas de caderno, livros, a própria porta da sala. Solicite aos alunos que tentem se comunicar através destes materiais e sem a interferência dos mesmos, peça ainda que eles realizem o experimento abaixo, no qual, poderão verificar o que acontece com o som na água:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11632/propagacao%20som.pdf?sequence=1

Na terceira parte da aula o professor poderá pedir aos alunos que discutam o que observaram e propor uma atividade que explique a eles o que acontece com o som: um aluno A, que representa o som deve ficar distante de um aluno B, que representa o ouvido, os demais alunos ficarão espalhados pela sala, representando as moléculas de ar, de modo a dificultar o encontro de A e B, de modo que A tenha que chegar até B.

Explicação: quando o som sai das cordas vocais ele empurra as moléculas de ar até que cheguem a nossos ouvidos. Assim que chegam aos nossos ouvidos as ondas sonoras são convertidas em ondas elétricas, atingindo o cérebro.

(Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_lw_oLSUzljI/R63XMYnTVDI/AAAAAAAAAQM/TZOSy564sIY/s400/som%2Be%2Bt%C3%ADmpano.jpg )

Mas e o ECO, como o som pode ser emitido repetidas vezes?

(Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fisica/imagens/ressonancia-36.jpg )

Para introduzir a questão do eco, sugerimos que o professor peça aos alunos que pensem em situações nas quais já observaram o fenômeno físico do eco. A partir destas lembranças o professor poderá explicar-lhes como o eco é formado. O professor poderá chamar a atenção dos alunos dizendo-lhes que alguns animais como o morcego e o golfinho fazem uso deste fenômeno para se comunicar.

Informações sobre como o eco é formado podem ser encontradas no link abaixo:
http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/pef/materiais/fisicaemusica/unid4pg9.htm

Recursos Complementares

Caso o professor deseje poderá complementar sua aula com algumas informações sobre o ouvido humano e até mesmo um experimento, que podem ser encontrados, respectivamente nos links abaixo:

Avaliação

O professor pode propor como atividade a seus alunos que façam um pequeno texto em que tenham que explicar o caminho que o som precisa percorrer até chegar aos nossos ouvidos, para isso, peça que eles levem em consideração:

  • o que é o som
  • como o som se comporta em diferentes meios
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