Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


G ou J?

 

18/03/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas algumas regras da Língua Portuguesa, especificamente sobre a grafia de palavras que têm o mesmo som, mas que são escritas com letras diferentes, neste caso G e J. Estas são aulas que podem ser utilizadas com alunos que tenham Dislexia. Ressaltamos que estas aulas utilizam recurso de vídeo que contém imagens, o que pode favorecer a aprendizagem, de forma lúdica, de regras ortográficas, principalmente, para aqueles que têm Dislexia, que costumam ter maiores dificuldades com este tipo de regras. Estas são aulas bem interativas, pois as atividades propostas estão em forma de Gincana, para que haja maiores possibilidades de haver interação e aprendizado significativo para os alunos!
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados, mas é importante que os alunos já estejam alfabetizados para que possam entender a existência de regras ortográficas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, uma vez que o recurso (vídeo) pode ser salvo em DVD.

Motivação:

O professor deverá dizer aos alunos que conhecerão com estas aulas a escrita de algumas palavras da nossa língua, que apesar de terem sons parecidos são escritas com letras diferentes. Sugerimos que o professor mostre as figuras da Girafa e do Jacaré (Figs. 1 e 2) aos alunos e  que peça para que algum voluntário vá até a lousa e escreva o nome dos animais das figuras. Em seguida, o professor poderá mostrar o recurso aos alunos.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1756/imagens/girafa.jpg

Figura 1 - Imagem de uma Girafa

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ZV96Owayu-8/SI5l5ulgyTI/AAAAAAAAAAY/-E0aW5Fy_E8/s320/girafa2.jpg  Acesso em: 04. Mar. 2009.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1756/imagens/jacare.jpg

Figura 2 – Imagem de um Jacaré
Disponível em: http://www.allinone.com.br/wp-content/uploads/2008/12/jacare.jpg  Acesso em: 04. Mar. 2009.
 

 Atividade 1

Estando os alunos na Sala de Vídeo ou no Laboratório de Informática o professor deverá dizer a eles que assistirão a um vídeo bem divertido, mas que precisam prestar bastante atenção nele, pois poderão conhecer palavras novas e também suas escritas! Em seguida poderá fazer a transmissão do recurso.
Observação: Sugerimos que o professor salve o recurso em um DVD para que sua transmissão seja feita na Sala de Vídeo da escola para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Recurso:
 

 Monge


Link do Recurso no Site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1291/monge.wmv  

O recurso é um episódio do Programa Orto e Grafia, intitulado “Monge” (Fig. 3) exibido pela TV Escola, que, por meio do teatro de bonecos, ensina a grafia correta de algumas palavras grafadas com letra "G", auxiliando no processo de escrita.
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1756/imagens/monge_2.jpg

Figura 3 – Imagem de um Monge
Disponível em: http://www.ecclesia.com.br/images/fotos/monaquismo/monge_2.jpg   Acesso em: 18. Fev. 2009.

 

Atividade 2

Sugerimos que o professor faça, neste momento,  uma discussão com os alunos sobre o vídeo que acabaram de assistir, lhes pedindo que digam as palavras que até então não conheciam ou não que não sabem o seu significado; enquanto isso ele (professor) listará tais palavras na lousa.
Em seguida deverá dividir os alunos em trios (Fig. 4) e distribuir para cada trio um dicionário para dar início a Gincana do G!

O professor destacará na lousa a palavra que deverão procurar no Dicionário, o grupo que encontrar a palavra primeiro deverá se manifestar para que um dos membros faça a leitura de seu significado em voz alta para todos, além disso, este ganhará um ponto!
Por exemplo, o professor poderá pedir que os alunos procurem no Dicionário o significado a palavra Monge. Assim, o membro de um dos grupos que levantar sua mão primeiro, deverá ler em voz alta o significado de tal palavra e assim sucessivamente.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1756/imagens/gincana.jpg

Figura 4 – Imagem de alunos divididos em grupos
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_ht07P4b-iko/SJzJ06MknKI/AAAAAAAAAcs/RZ6dOCL8Fl4/S760/gincana.jpg  Acesso em: 04. Mar. 2009.

 

Atividade 3

Ainda em grupos (já divididos na atividade anterior), o professor entregará a cada grupo um livro de Literatura infantil, ou uma história e deverá pedir para que façam sua leitura. Enquanto isso,  o professor, deixará em sua mesa algumas palavras escritas com G referente ao seu texto (entregue ao trio) em cartolinas recortadas em tiras para que, após a leitura do texto, cada grupo possa pegar as palavras referentes ao seu texto e procurar no dicionário seu significado (Fig. 5).

Feito isso, cada grupo deverá ir até a lousa e colocar o nome de seu texto (Fig. 5), bem como o significado da palavra encontrada.
Receberão pontuação todos os grupos que cumprirem a atividade corretamente. 

Exemplo: "O Rei que era dono do mundo", o professor poderá retirar a palavra Governante.

 

 

Texto: O Rei que era dono do mundo

Governante: Que ou quem governa.

 

 

Figura 5 - Exemplo de como ficará a atividade 3 


Observação: Encontram-se abaixo a sugestão de dois sites em que há vários textos que podem ser distribuídos para os grupos para a realização da atividade 3. Sugerimos que o professor imprima os textos para distribuir aos grupos, ou, como apontado acima, leve livros de Literatura Infantil para todos os grupos.

http://sitededicas.uol.com.br/cinf.htm  

http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm  

Ao término da Gincana, se houver recursos para tanto, os membros do grupo que ganhar (tiver a maior pontuação), receberá como prêmio um dicionário ou livro de literatura infantil, por exemplo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Monge Vídeo
Recursos Complementares
Dicionários.
Avaliação
É extremamente importante que o professor avalie seus alunos em todos os momentos das aulas, para que possa sanar as dúvidas que possam ocorrer, para que assim o aprendizado seja mais dinâmico e eficaz.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.