18/03/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, uma vez que o recurso (vídeo) pode ser salvo em DVD.
Motivação:
O professor deverá dizer aos alunos que conhecerão com estas aulas a escrita de algumas palavras da nossa língua, que apesar de terem sons parecidos são escritas com letras diferentes. Sugerimos que o professor mostre as figuras da Girafa e do Jacaré (Figs. 1 e 2) aos alunos e que peça para que algum voluntário vá até a lousa e escreva o nome dos animais das figuras. Em seguida, o professor poderá mostrar o recurso aos alunos.
Figura 1 - Imagem de uma Girafa
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ZV96Owayu-8/SI5l5ulgyTI/AAAAAAAAAAY/-E0aW5Fy_E8/s320/girafa2.jpg Acesso em: 04. Mar. 2009.
Figura 2 – Imagem de um Jacaré
Disponível em: http://www.allinone.com.br/wp-content/uploads/2008/12/jacare.jpg Acesso em: 04. Mar. 2009.
Atividade 1
Estando os alunos na Sala de Vídeo ou no Laboratório de Informática o professor deverá dizer a eles que assistirão a um vídeo bem divertido, mas que precisam prestar bastante atenção nele, pois poderão conhecer palavras novas e também suas escritas! Em seguida poderá fazer a transmissão do recurso.
Observação: Sugerimos que o professor salve o recurso em um DVD para que sua transmissão seja feita na Sala de Vídeo da escola para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Recurso:
Link do Recurso no Site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1291/monge.wmv
O recurso é um episódio do Programa Orto e Grafia, intitulado “Monge” (Fig. 3) exibido pela TV Escola, que, por meio do teatro de bonecos, ensina a grafia correta de algumas palavras grafadas com letra "G", auxiliando no processo de escrita.
Figura 3 – Imagem de um Monge
Disponível em: http://www.ecclesia.com.br/images/fotos/monaquismo/monge_2.jpg Acesso em: 18. Fev. 2009.
Atividade 2
Sugerimos que o professor faça, neste momento, uma discussão com os alunos sobre o vídeo que acabaram de assistir, lhes pedindo que digam as palavras que até então não conheciam ou não que não sabem o seu significado; enquanto isso ele (professor) listará tais palavras na lousa.
Em seguida deverá dividir os alunos em trios (Fig. 4) e distribuir para cada trio um dicionário para dar início a Gincana do G!
O professor destacará na lousa a palavra que deverão procurar no Dicionário, o grupo que encontrar a palavra primeiro deverá se manifestar para que um dos membros faça a leitura de seu significado em voz alta para todos, além disso, este ganhará um ponto!
Por exemplo, o professor poderá pedir que os alunos procurem no Dicionário o significado a palavra Monge. Assim, o membro de um dos grupos que levantar sua mão primeiro, deverá ler em voz alta o significado de tal palavra e assim sucessivamente.
Figura 4 – Imagem de alunos divididos em grupos
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_ht07P4b-iko/SJzJ06MknKI/AAAAAAAAAcs/RZ6dOCL8Fl4/S760/gincana.jpg Acesso em: 04. Mar. 2009.
Atividade 3
Ainda em grupos (já divididos na atividade anterior), o professor entregará a cada grupo um livro de Literatura infantil, ou uma história e deverá pedir para que façam sua leitura. Enquanto isso, o professor, deixará em sua mesa algumas palavras escritas com G referente ao seu texto (entregue ao trio) em cartolinas recortadas em tiras para que, após a leitura do texto, cada grupo possa pegar as palavras referentes ao seu texto e procurar no dicionário seu significado (Fig. 5).
Feito isso, cada grupo deverá ir até a lousa e colocar o nome de seu texto (Fig. 5), bem como o significado da palavra encontrada.
Receberão pontuação todos os grupos que cumprirem a atividade corretamente.
Exemplo: "O Rei que era dono do mundo", o professor poderá retirar a palavra Governante.
Texto: O Rei que era dono do mundo Governante: Que ou quem governa.
|
Figura 5 - Exemplo de como ficará a atividade 3
Observação: Encontram-se abaixo a sugestão de dois sites em que há vários textos que podem ser distribuídos para os grupos para a realização da atividade 3. Sugerimos que o professor imprima os textos para distribuir aos grupos, ou, como apontado acima, leve livros de Literatura Infantil para todos os grupos.
http://sitededicas.uol.com.br/cinf.htm
http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
Ao término da Gincana, se houver recursos para tanto, os membros do grupo que ganhar (tiver a maior pontuação), receberá como prêmio um dicionário ou livro de literatura infantil, por exemplo.
Nome | Tipo |
---|---|
Monge | Vídeo |
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula .vou usá-la com minha turma.
24/03/2010
Quatro estrelassUA AULAÉ MUITO CRIATIVA E TENHO CERTEZA QUE ATINGIU OS SEU OBJETIVO!