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É NAS CAMADAS DA TERRA QUE ACONTECE A VIDA

 

02/03/2010

Autor e Coautor(es)
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Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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Heitor Roberto Francischini Filho

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender quais são as camadas que formam o planeta Terra e algumas de suas propriedades que garantem a permanência de vida em nosso planeta.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade.

Estratégias e recursos da aula

A aula poderia iniciar com o professor perguntando aos alunos:
O que encontraríamos se pudéssemos cavar um buraco na terra até o centro do Planeta?

Deixe que os alunos lancem suas respostas, escutando-as e anotando-as na lousa.
Preste atenção na seguinte resposta: “Podemos encontrar terra e rocha”. Se ocorrer alguma resposta com este sentido, o professor deverá fazer a seguinte pergunta:
E como estão organizadas a terra e a rocha que encontraríamos? Seria como as que vemos no solo ou seria diferente?

 

Independentemente das respostas dos alunos, faça um paralelo com os estados físicos da água:

“podemos encontrar água líquida na superfície da Terra, bem como a água sólida (na forma de gelo e neve) e também água no estado gasoso na atmosfera. Com a terra e as rochas ocorre algo parecido. No interior do Planeta Terra esses materiais estão em outro estado físico. Eles estão num estado pastoso, intermediário entre o líquido e o gasoso. Essa massa pastosa de terra e rocha é denominada magma e é o que vemos saindo dos vulcões durante a erupção. O magma está no centro da Terra (Planeta) e é muito quente.”

 

Em seguida, mostre aos alunos a seguinte imagem:

(Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/placas-tectonicas/imagens/camadas-daterra.jpg )

Explique a eles como são constituídas as diferentes camadas da Terra:

Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos, essa camada é onde se desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.
Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio, sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500 graus Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km)
Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), o núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000 graus Celsius.

Ainda dentro das três divisões existem subdivisões:
Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde sedesenvolve a vida.”

(Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/camadas-terra.htm )

Mais informações sobre a constituição do interior do Planeta Terra, visite o site:
http://vsites.unb.br/ig/sis/interra.htm

Para que desenvolvam os conhecimentos apreendidos, solicite aos alunos que façam uma atividade. Para tal atividade será necessário dividir a sala em grupos e os seguintes materiais para cada grupo:

  • Meia bola de isopor (de tamanho grande);
  • 4 palitos de sorvete;
  • Um pouco de argila;
  • Massinha de modelar, nas cores marrom ou vermelho;
  • Gel para cabelo e
  • Tinta guache.

Peça que os alunos de cada grupo utilizem esses materiais para representar a seção do Planeta Terra e suas camadas interiores. Para tal eles deverão eleger quais são os materiais que melhor representariam cada camada. Os palitos de sorvete deverão ser utilizados para identificar as camadas Litosfera, Crosta, Manto e Núcleo. Os alunos poderão colorir o gel para cabelo se acharem melhor, bem como pintar a face externa da bola de isopor para representar a litosfera.
Após a realização da atividade, peça aos alunos que apresentem seus trabalhos à frente da sala.

Recursos Complementares

O professor poderá solicitar aos alunos que visitem o site abaixo para aprofundar seus conhecimentos:
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/vocesabia/01.htm

Avaliação

O professor poderá utilizar-se como ferramenta avaliativa a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades em sala, bem como nas discussões e perguntas.

Se preferir, o professor poderá solicitar que os alunos escrevam uma narração de como foi feita a atividade, ressaltando qual dos materiais que utilizaram simboliza cada camada da Terra, descrevendo as propriedades que lhes fizeram fazer tal escolha.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • ROSELIA, sesi , São Paulo - disse:
    roseliampvluz@yahoo.com.br

    24/04/2011

    Quatro estrelas

    essa aula me ajudou muito. Gostei. um abraço!


  • Consuelo professora, Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima , Paraná - disse:
    mctc81@hotmail.com

    11/04/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa, bem explanada. Obrigada por dividir seu conhecimento.


  • Maria de Fátima, E.E.E.Fund. Dr. Camilo de Freitas Mércio , Rio Grande do Sul - disse:
    fafabicca@yahoo.com.br

    23/04/2010

    Quatro estrelas

    Classifiquei como ótima esta sugestão de aula sobre as Camadas da Terra.


Sem classificação.
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