Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sangue

 

05/03/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Deborah Santos Prado

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender o que é o sangue, qual sua função e importância. Outro objetivo será aproveitar a temática e trabalhar a doação de sangue.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade.
Estratégias e recursos da aula

Professor, o objetivo da primeira aula será abordar a temática sangue: o que é sangue, sua função e conseqüentemente sua importância.

Primeiro: O que é sangue? O professor deve iniciar a aula buscando os conhecimentos prévios dos seus alunos.
“- O sangue é um liquido vermelho que corre no nosso corpo” “- Quando nos ferimos sai sangue e não podemos perder muito dele”.Além dessas, outras podem ser as falas dos alunos, quando questionados sobre o sangue. Mas será que eles realmente sabem o que é o sangue e sua real função?

O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Nos humanos ele tem a coloração avermelhada, graças às células com pigmento avermelhado que tem dentro dele. Além disso quando em contato com oxigênio que respiramos esse pigmento fica mais avermelhado e mais brilhante!

Mas para que temos sangue?

Para nós e muitos outros animais, o sangue é a grande ferramenta de transporte e circulação... de nutrientes, açucar, gorduras, vitaminas e sais minerais, além de toxinas e anticorpos, sem contar da importante função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e retirar o gás carbônico dos tecidos levando-o para ser eliminado pelos pulmões – no processo conhecido como inspiração e expiração.


*Professor, busque sistematizar as funções do sangue, coloque na lousa e durante a explicação pode usar a imagem abaixo como apoio. Não se esqueça de enfatizar a enorme importância do sangue para todos os seres humanos, esse é o objetivo da aula

http://www.vitaform.pt/imagens/csanguinia.jpg

Depois disso, algumas questões podem ser trabalhadas, como o bombeamento de sangue pelo coração e a constituição do sangue.
Para isso, utilize o vídeo que se encontra no link abaixo. A informação visual provoca maior interesse e nesse caso acrescenta novos contéudos ao assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=vs9oT55_ptw

Professor, como consequência da primeira aula, comece fazendo uma avaliação, pedindo para que os alunos escrevam pelo menos um páragrafo do que se lembram da aula anterior, respondendo a seguinte pergunta: Por que o sangue é importante e não podemos perdê-lo?
Após escreverem, recolha os papéis. Eles servirão para avaliação.

A partir daí, como gancho para a atividade estimule os alunos a responderem em quais momentos as pessoas podem perder sangue. Isso inclui acidentes, cirurgias e etc.
Considerando a importância do sangue para todas as funções discutidas sensibilize seus alunos sobre a importância da doação de sangue.

http://www.youtube.com/watch?v=SXeOMIVC08k


No final, divida os alunos em grupos de 4. Eles deverão elaborar uma propaganda sobre a doação de sangue. Incentive a criatividade. Os alunos poderão simular uma propaganda de rádio produzir uma cartilha, etc.

Recursos Complementares

Recursos complementares:
Informações sobre o que é o sangue e suas funções, elementos figurados do sangue podem ser encontradas, respectivamente, nos links abaixo:

http://www.hemocentro.rs.gov.br/hmc3.php?id=sangue

http://www.oportalsaude.com/onossocorpo/o_nosso_corpo_1108.pdf

Avaliação

A avaliação será feita a partir do texto escrito em aula bem como pela participação dos alunos durante a atividade sobre doação de sangue: interação com os colegas e com o professor poderá servir como forma de avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.