20/03/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Motivação:
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Por que quando mergulhamos parte de um lápis na água (Fig. 1), obliquamente, e olhamos, por cima, ele parece estar quebrado?”.
Figura 1 – Parte de um lápis imerso num copo com água.
Imagem disponível em: http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/geoopt/optpic/brokpen.jpg. Acesso em: 04 mar. 2009
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, quando o raio luminoso passa de um meio para outro, no qual a velocidade de propagação da luz é diferente, ocorre uma mudança na direção de propagação da luz a que chamamos refração. O que vemos na verdade é a imagem formada pelos raios luminosos que chegaram aos nossos olhos após sofrer a refração. Como essa mudança de direção é diferente no caso da luz atravessar o ar ou a água, temos a impressão de que o lápis está quebrado na interseção dos dois meios (1).
Atividade 1
Após as discussões, estando os alunos organizados em grupos de cinco (5) integrantes na sala de aula, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14314/refracao.pdf
Este experimento (Fig. 2) é composto por uma caixa de sapatos com uma lâmpada dentro, que é arranjada de modo que saia dela um feixe fino de luz. O feixe, ao atravessar uma caixa transparente cheia de água é refratado, ficando claro que ele muda sua trajetória. No caso desta experiência, o feixe, ao penetrar na água, se aproxima da normal (linha que passa perpendicularmente na vertical no ponto onde a luz começa a refratar) porque o índice de refração da água é maior que o do ar.
Figura 2 – Imagem do experimento postado na aula.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Materiais | Comentários |
Fio elétrico | |
Bocal de lâmpada | Soquete onde se encaixa as lâmpadas |
Plug elétrico | Plug de equipamentos elétricos |
Lâmpada de 60 Watts do tipo cristal | Para melhores resultados, é recomendado não usar lâmpadas de potência menores e nem maiores. |
Caixa de sapatos | |
Régua Molegata da marca TRIDENT | Usada dada à facilidade que se tem para dobrá-la. |
Cartolina | |
Adesivo plástico para PVC (cola de cano) | Pode ser substituído por qualquer tipo de super-cola (Super-Bonder). |
Caixinha de CD | Capinha transparente de plástico |
Água |
Destacamos que essa experiência é importante no ensino de Física, pois o objetivo desta é construir um sistema onde é possível observar a trajetória de um raio sendo refratado, ou seja, sendo desviado da sua trajetória inicial.
Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 3 – Anel retangular
Figura 4 – Base do experimento
Figura 5 – Marca do corte na caixa de sapato
Figura 6 – Corte na cartolina
Figura 7 – Circuito posicionado dentro da caixa
Ao término desta atividade, pergunte aos alunos sobre um fato curioso do cotidiano deles que é quando eles se sentam na borda de uma piscina e olham para um objeto no fundo da piscina, este parecerá mais perto de vocês, e mais distante da borda da piscina do que realmente está (Fig. 8). Por que isso acontece?. Favoreça que eles cheguem à conclusão de que: o objeto somente aparenta estar em outra posição pelo fato da refração da luz. A luz que é emitida pelo objeto é refratada quando sai da água para o ar. Como na água a luz caminha mais lentamente do que no ar ela é desviada dando a impressão de estar mais próxima da borda e numa profundidade menor.
Figura 8 – Refração numa piscina
Imagem disponível em:
http://www.seed.slb.com/pt/scictr/watch/seismology/images/refract.jpg. Acesso em: 04 mar. 2009
Dentre outros exemplos, o professor poderá citar que quando pegamos uma placa grossa de vidro transparente e passamos por cima de uma página de um livro, embora as letras não se deformem, parecem se movimentar quando você desliza a placa sobre a página e até mesmo quando você muda a direção em que você olha para a placa de vidro. Esse fenômeno ocorre por causa da refração.
Referencias Bibliográficas
(1) – Scribd. Física do Dia-a-Dia. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia >. Acesso em: 04 mar. 2009
Nome | Tipo |
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Refração | Experimento prático |
Cinco estrelas 1 classificações
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26/08/2010
Cinco estrelasÓtima aula, parabéns!