05/03/2010
Marylia Albuquerque Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Será demonstrado ao aluno por um método interdisciplinar as diversas etapas do ciclo do nitrogênio, proporcionando-o uma aprendizagem de maneira clara através de uma ferramenta simples que permite a visualização do conteúdo didático utilizando figuras, textos e informações formato próximo à realidade capaz de transmitir o conhecimento necessário, incentivando e motivando a aprendizagem do aluno para o estudo do conteúdo didático escolhido.
A princípio será necessário que o grupo já tenha um certo nível de conhecimento sobre alguns conteúdos introdutórios relacionados a este assunto tais como: ciclos biogeoquímicos e relações ecológicas, para que se torne mais fácil a assimilação do conteúdo e consigam interagir com o recurso escolhido a fim de resolver os possíveis problemas lançados no mesmo. Será comum surgirem dúvidas e perguntas a serem discutidas, como também poderá haver dificuldades em concretizar as etapas do software se não souberem utilizar os comandos da ferramenta. Uma das barreiras na aprendizagem dos alunos será considerada pelo grau de deficiência do grupo nas questões ligadas a este assunto específico colocando em risco o interesse e o desempenho de cada nas atividades sugeridas. Além de comprometer a elaboração das possíveis soluções que fazem parte da didática da aula.
O recurso escolhido é um software que se apresenta disponível no endereço eletrônico: Viajando com o nitrogênio (http://www.bdc.ib.unicamp.br/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=826)
No início da atividade o professor deve dar uma introdução sobre assuntos acerca da biologia que anteriormente já devam ser trabalhados em sala relacionados ao conteúdo didático que irá ser explorado, é necessário que haja clareza e objetividade na maneira como o professor expõe suas explicações diante do grupo para que o mesmo obtenha um bom nível de entendimento. Será interessante envolver exemplos que estão presentes na natureza, para facilitar o raciocínio dos alunos, o estudo e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos pode ajudar a identificar potenciais impactos ambientais, além possibilitar o estudo de uma ampla área de conceitos que podem ser associados a este conteúdo.
Seguido a este primeiro momento o professor irá dar orientações para o uso da ferramenta escolhida para o desenvolvimento da aula, ou seja, o software “Viajando com o nitrogênio- volume único”. Após a apresentação do programa o professor mostrará todos os comandos para a realização das etapas subseqüentes, seguindo todas as instruções de uso. É importante dar sugestões e dicas para a resolução das possíveis questões que possam surgir no decorrer das etapas a fim de viabilizar ao grupo interesse e motivação para encontrar soluções e executar a atividade com sucesso.
Há cada etapa serão lançados problema s a serem solucionados pelo aluno, para execultar cada fase será necessário aplicar todo o conhecimento adquirido com a explanação do professor de todos os conceitos que devem ser feitos no decorrer da aula, estes serão de fundamental importância para a realização de cada etapa. O software oferec e diversas figuras esquemáticas que demonstram os processos biogeoquímicos que ocorrem na natureza utilizando uma forma lúdica tornando a atividade muito interessante e de fácil assimilação.
Atenciosamente o grupo deverá envolvido na aula, ouvindo as explicações e orientações do professor, seguindo passo a passo de cada instrução para a execução das etapas, deverão expor suas dúvidas e dar sugestões para o uso do software tornando a atividade mais dinâmica e interativa.
Finalizando a atividade é importante que o professor faça um breve resumo dos contextos abordados na aula, assim produzindo conhecimento específico para aquelas questões já comentadas e buscando encontrar soluções para as problemáticas discutidas em sala como, por exemplo, “É possível existir vida sem a presença do nitrogênio na natureza?”.
O docente deverá utilizar de ferramentas didáticas como um quadro branco para que sejam formuladas problemáticas e com o auxílio do grupo ele construa um ciclo que esteja inserido no contexto para que os alunos possam ajudá-lo a preencher os espaços que estejam vazios e que estes compreendam as funções e a importância de cada elemento, seja ele biológico, químico ou geográfico.
A realização de todas as etapas do software será uma forma de avaliar satisfatoriamente o desempenho dos alunos, evidenciando em um bom nível de aprendizagem do grupo e a interação dos mesmos à ferramenta e ao conteúdo abordado no software.
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