24/03/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais Tabela 1 necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Atividade 1
Estando os alunos organizados, em grupos de quatro ou cinco integrantes, na sala de aula, o professor deverá entregar o recurso (que se trata de uma experiência) postado a seguir.
Recurso:
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13609/mudancadeestado1.pdf
O recurso acima consiste num experimento (Fig. 1) que aborda as mudanças de estado físico (de sólido para o líquido, de líquido para o sólido e de líquido para o gasoso), de uma determinada matéria, através da utilização da parafina.
Figura 1 – Imagem do experimento.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Item | Observações |
Uma vela | Para aquecer e retirar parafina |
Caixa de palitos de fósforo | Para acender a vela |
Uma colher de sopa | Para colocar a parafina |
Um estilete | Para retirar da vela a parafina a ser derretida |
É importante destacar que essa experiência é de grande valia no ensino de Física, na área da termodinâmica, pois ela propicia a demonstração de que, a uma certa temperatura, os materiais mudam de estado físico.
Para a montagem do experimento o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 2 – Parafina colocada na colher.
Figura 3 – Parafina sendo evaporada.
Favoreça, neste momento, que os alunos concluam que na temperatura ambiente a parafina está no estado sólido, quando aquecida ela vira líquido e se for fornecido mais calor ela evapora. Na hora que a parafina está no estado líquido e é retirada do fogo ela virá sólido, pois perdeu calor para o meio (ar).
Sugestão:
Após a explicação sobre o processo da parafina, sugerimos que o professor relacione as mudanças de estado da parafina com as da água, principalmente na formação das chuvas (Fig. 4). Assim, pergunte aos alunos se eles sabem como a água (em estado líquido) do mar ou do rio virá gás. Pergunte sobre o caso contrário também, quando as nuvens, que são um aglomerado de gases (água, nitrogênio, hidrogênio e outros), torna-se água (em estado líquido), caindo na terra, rios, mares etc. em forma de chuva.
Figura 4 – Chuva em alto mar.
Imagem disponível em: http://segundavida.blogs.sapo.pt/arquivo/chuva.jpg. Acesso em: 04 mar. 2009
Favoreça que os alunos cheguem na conclusão que na temperatura ambiente a água do mar ou do rio está no estado líquido, quando ela é aquecida pelo sol, ela evapora e se transforma em gás (igualmente quando a parafina no estado líquido é aquecida pelo fogo), se acumulando no céu e formando as nuvens. Com o passar do tempo às nuvens concentram uma grande quantidade de água gasosa e com o resfriamento dela nas nuvens esse gás se transforma em líquido e cai em forma de chuva. Essa inversão de mudança de estado (gasoso para o líquido) pode ser relacionada com a inversão da parafina líquida para o estado sólido.
É importante destacar aos alunos que podemos presenciar a mudança de estado dos materiais em várias outras ocasiões, tais como: a água que se transforma em gelo no congelador - líquido para o sólido (Fig. 5); a água para fazer café, que é aquecida até sair bolhas ou gás - líquido para o gás (Fig. 6); a roupa molhada pendurada no varal que fica seca - líquido em gás e diversos outros exemplos.
Figura 5 – Cubo de gelo.
Imagem disponível em: http://www.digitalphoto.pl/foto_galeria/4123_2008-0684_b.jpg. Acesso em: 09 mar. 2009
Figura 6 – Água fervendo.
Imagem disponível em: http://www.thenext.com.br/loja/images/NXTfis083.jpg. Acesso em: 09 mar. 2009
CURIOSIDADES:
O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Vocês põem água para ferver em uma panela (Fig.7). Que alteração a intensidade da chama do fogão causa na temperatura da água antes da fervura e durante ela (com a água já em ebulição)?”.
Figura 7 – Panela sendo aquecida.
Imagem disponível em: http://br.geocities.com/saladefisica8/termologia/latente50.jpg. Acesso em: 04 mar. 2009
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie a mesma, favorecendo a formação da construção do saber de que antes da fervura, quanto mais intensa a chama, mais rapidamente a temperatura da água sobe. Depois que a água entra em ebulição, a intensidade não influi mais na temperatura, mas na quantidade de água que se transforma em vapor em determinado intervalo de tempo. Ou seja, depois que a água entra em ebulição, quanto mais intensa a chama, maior a razão entre a massa de água transformada em vapor e o tempo correspondente (1).
Referências Bibliográficas
(1) – Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. p. 365, 2008.
Nome | Tipo |
---|---|
Mudança de estado - 1 | Experimento prático |
Quatro estrelas 13 classificações
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10/10/2014
Cinco estrelasExcelente! Com materiais simples e de baixo custo podemos ensinar Física de forma lúdica e que passe a ter significado para os estudantes
05/03/2012
Cinco estrelasmuito boa!
23/05/2011
Quatro estrelasGostei, mas acho que poderia ter mais informações.
28/01/2011
Cinco estrelasGostei do planejamento da aula, pois vc procurou relacionar o conteúdo abordado com o cotidiano do aluno.Concerteza foi uma aula muito enrriquecedora para ambos professor e aluno.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito
24/03/2010
Cinco estrelasFicamos felizes em saber que esta aula foi proveitosa para você e seus alunos!
24/03/2010
Quatro estrelasótima sugestão, vou aplicar em minhas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasexelente
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a experiencia da vela vai me ajudar muito no meu trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa sugestoes
24/03/2010
Quatro estrelasBem estruturada, organizada, deixa em evidencia o principal objetivo da aula
24/03/2010
Quatro estrelasA aula e a experiência vão me ajudar e são ótimas os experimentos.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a pratica simples e rica em elementos para discussão