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A lua tem sempre o mesmo tamanho?

 

20/03/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Os alunos poderão compreender que quando a lua está posicionada no horizonte ela aparenta ser maior do que quando está no alto do céu, mas na verdade ela não varia seu tamanho durante a noite.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática.


Motivação

Estando os alunos organizados em duplas ou trios nos computadores, sugerimos que o professor inicie a aula demosntrando as figuras 1 e 2.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1769/imagens/mirag1.jpg

Figura 1 – Imagem de um carro na estrada e a formação de uma miragem (água na pista)

Imagem disponível em: http://www.searadaciencia.ufc.br/tintim/fisica/refracao/mirag1.jpg. Acesso em: 20 mar. 2009

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1769/imagens/miragem.jpg

Figura 2 – Imagem de um navio e a formação de uma miragem (inversão do navio)

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/miragem.jpg. Acesso em: 03 mar. 2009

Pergunte aos alunos o que eles conseguiram perceber de semelhante nas duas imagens. Eles deverão visualizar a formação da miragem, que é um fenômeno óptico que ocorre com muita freqüência em dias ensolarados, principalmente nas estradas ou nas paisagens desérticas, mas também ocorre em alto mar. Elas são causadas pelo desvio de luz refletida pelo objeto, desvio esse denominado de fenômeno da refração, ou seja, a miragem é um fenômeno físico real.

 

Atividade 1

Agora o professor deverá apresentar um recurso (postado a seguir), que se trata de um vídeo, que demonstra um fato muito curioso sobre a Lua - mais uma vez seremos enganados pelos nossos olhos!
 

Recurso:

 

Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/15059/tamanho_lua.flv


O vídeo (Fig. 3) mostra e explica como podemos conferir se a lua muda de tamanho ou se de fato a vemos maior ou menor dependendo da sua posição em relação à Terra. Explica também que a lua é bem maior do que qualquer árvore, embora a olho nu, tenhamos uma idéia contrária.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1769/imagens/lua.JPG

Figura 3 – Imagem do vídeo “Tamanho da Lua”


Se alguns alunos continuarem com dúvida sobre esse curioso fato da natureza, explique que a Lua conserva o mesmo tamanho. Contudo, ao observarmos a Lua quando ela está no horizonte, nós a comparamos com uma montanha, casa ou árvore que estejam na mesma direção, embora muito mais próximos de nós que a Lua. Essas são referências concretas para focalizarmos nosso olho, ao observarmos ambos. Isso nos dá a impressão de que a Lua é maior do que quando está no alto do céu: nessa segunda situação, não temos nada mais próximo para focalizar e assim nosso cristalino, que é praticamente a lente dos nossos olhos, nos ajudando a focalizar as imagens, se adapta, como se estivesse observando um objeto muito distante, e temos a sensação de que seu diâmetro é muito pequeno. A mesma ilusão acontece quando observamos o sol (Fig. 4): no poente, ele parece muito maior que quando visto no alto do céu (1).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1769/imagens/sol.JPG

Figura 4 – Pôr-do-Sol.
Imagem disponível em: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK1252_por-do-sol800.jpg. Acesso em: 03 mar. 2009

 

SUGESTÕES:

O professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos: “Por que quando o astronauta pega um pouco de areia da Lua (Fig. 5) e joga-a para cima esta não forma nuvem de poeira, apesar de a força da gravidade ser pequena?”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1769/imagens/homens_na_lua.jpg

Figura 5 – Lua.
Imagem disponível em: http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/imagem/homens_na_lua.jpg. Acesso em: 03 mar. 2009

É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que, quando um astronauta pega um punhado de areia lunar e joga para cima, ela cairá com uma aceleração de apenas 1,5 m/s2. Mas, ela não flutua como uma nuvem de poeira que vemos na Terra. Na Terra, por causa do vento ou dos choques da poeira com as moléculas do ar, as partículas ficam em suspensão formando a nuvem que dura certo tempo. Como na Lua não há atmosfera, as partículas caem diretamente para o solo.

 

 

Referências Bibliográficas
(1) – Scribd. Física do Dia-a-Dia. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia >. Acesso em: 03 mar. 2009

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mitos Urbanos – Tamanho da Lua Vídeo
Recursos Complementares
Teoria e experimentos: http://www.scribd.com/doc/4077040/Fisica-Curiosidades-Fisica-do-DiaaDia
Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas discussões e peça para que eles busquem na internet ou em livros situações relacionadas com as miragens ou com a ilusão de óptica (caso da lua) e apresentem na próxima aula.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Raul Barbosa, Universidade Federal do Ceará , Ceará - disse:
    raulufc@globo.com

    05/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo seu excelente trabalho, e desde já agradeço pois meu trabalho vai referente ao seu.


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