Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Floresta de Kelp: riquezas escondidas

 

18/03/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Deborah Santos Prado

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender algumas das razões para a preservação das algas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fotossíntese, ciclo do oxigênio e relações ecológicas.

Estratégias e recursos da aula
                   

Aula:


O professor pode iniciar esta aula com uma discussão em que os alunos exponham os motivos que possam justificar a importância de uma floresta, peça a eles que pensem em fatores abióticos e bióticos.

http://movimentopropatria.files.wordpress.com/2009/04/floresta3.jpg

Mediante os argumentos apresentados pelos alunos, o professor poderá começar a explorar a idéia de que as florestas não estão presentes apenas em meio terrestre:

Em que tipo de ambiente nós podemos encontrar florestas?

Este será um momento oportuno para o professor apresentar a seus alunos as florestas de Kelp, que são florestas formadas por algas:

(Disponível em: http://bio.research.ucsc.edu/people/carr/pics/kelp_fish.jpg )

Será que as florestas de algas são tão importantes para os seres vivos quanto às florestas terrestres?

(Imagem disponível em: http://www.bluebison.net/backgrounds/2006/0606/undersea_kelp_forest_1280.jpg )

O professor poderá apresentar aos alunos alguns dos benefícios que as algas trazem as nossas vidas e que aparentemente não nos damos conta: produção de combustível, produção de cosméticos, produção de alimentos (a gelatina é um exemplo), mas sem falar na produção de oxigênio.

Com o término, peça aos alunos para fazerem uma pesquisa no laboratório de informática onde deverão relacionar as algas e as florestas terrestres com a frase “o verdadeiro pulmão do mundo”, solicite que eles exponham suas conclusões. Esta exposição de resultados pode ser realizada por meio de uma atividade feita com a colaboração do professor de educação artística, privilegiando, sobretudo, o estudo de formas, cores e texturas das algas. Além disso, são possíveis as colaborações dos professores de História (os alunos podem apresentar, por exemplo, a importância das algas para a cultura oriental), professores de geografia, que trabalhem com eles a relação da distribuição de algas no mundo.

Algumas sugestões para o modo como os alunos poderão apresentar o resultado de suas pesquisas: preparação de slides, desenhos feitos em folhas sulfites com materiais para colorir, massa de modelar, cartazes, redações, letras de música.

Recursos Complementares

O professor poderá encontrar informações sobre as florestas de Kelp nos links abaixo:


http://www.oceanario.pt/cms/1289/
http://www.ccmar.ualg.pt/home/assets/files/Press/Clipping/NGP_Kelp.pdf

Avaliação

Como sugestão de avaliação o professor pode propor aos alunos que eles façam uso do laboratório de informática e pesquisem sobre os animais que podem viver nas florestas de Kelp e o tipo de relações ecológicas que eles estabelecem com ela. As informações trazidas por eles podem ser apresentadas em formas de desenho ou textos e servirão como complemento a aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.