18/03/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
O aluno poderá aprender algumas das razões para a preservação das algas.
Fotossíntese, ciclo do oxigênio e relações ecológicas.
O professor pode iniciar esta aula com uma discussão em que os alunos exponham os motivos que possam justificar a importância de uma floresta, peça a eles que pensem em fatores abióticos e bióticos.
http://movimentopropatria.files.wordpress.com/2009/04/floresta3.jpg
Mediante os argumentos apresentados pelos alunos, o professor poderá começar a explorar a idéia de que as florestas não estão presentes apenas em meio terrestre:
Em que tipo de ambiente nós podemos encontrar florestas?
Este será um momento oportuno para o professor apresentar a seus alunos as florestas de Kelp, que são florestas formadas por algas:
(Disponível em: http://bio.research.ucsc.edu/people/carr/pics/kelp_fish.jpg )
Será que as florestas de algas são tão importantes para os seres vivos quanto às florestas terrestres?
(Imagem disponível em: http://www.bluebison.net/backgrounds/2006/0606/undersea_kelp_forest_1280.jpg )
O professor poderá apresentar aos alunos alguns dos benefícios que as algas trazem as nossas vidas e que aparentemente não nos damos conta: produção de combustível, produção de cosméticos, produção de alimentos (a gelatina é um exemplo), mas sem falar na produção de oxigênio.
Com o término, peça aos alunos para fazerem uma pesquisa no laboratório de informática onde deverão relacionar as algas e as florestas terrestres com a frase “o verdadeiro pulmão do mundo”, solicite que eles exponham suas conclusões. Esta exposição de resultados pode ser realizada por meio de uma atividade feita com a colaboração do professor de educação artística, privilegiando, sobretudo, o estudo de formas, cores e texturas das algas. Além disso, são possíveis as colaborações dos professores de História (os alunos podem apresentar, por exemplo, a importância das algas para a cultura oriental), professores de geografia, que trabalhem com eles a relação da distribuição de algas no mundo.
Algumas sugestões para o modo como os alunos poderão apresentar o resultado de suas pesquisas: preparação de slides, desenhos feitos em folhas sulfites com materiais para colorir, massa de modelar, cartazes, redações, letras de música.
O professor poderá encontrar informações sobre as florestas de Kelp nos links abaixo:
http://www.oceanario.pt/cms/1289/
http://www.ccmar.ualg.pt/home/assets/files/Press/Clipping/NGP_Kelp.pdf
Como sugestão de avaliação o professor pode propor aos alunos que eles façam uso do laboratório de informática e pesquisem sobre os animais que podem viver nas florestas de Kelp e o tipo de relações ecológicas que eles estabelecem com ela. As informações trazidas por eles podem ser apresentadas em formas de desenho ou textos e servirão como complemento a aula.
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